Crescimento de 58,1%
BRB tem lucro líquido recorrente de R$ 180 milhões em 9 meses

O Banco BRB atingiu lucro líquido recorrente de R$ 180 milhões nos primeiros nove meses do ano, crescimento de 58,1% sobre o mesmo período do ano passado, refletindo o fortalecimento da estrutura de capital e uma estratégia focada em diversificação, modernização e inovação dos negócios.
Os ativos totais cresceram 17,3% nos últimos 12 meses e alcançaram R$ 55,4 bilhões. A carteira de crédito cresceu 8,5%, no período. Entre os destaques estão o aumento de mais de 30% no crédito imobiliário, que chegou a R$ 11,15 bilhões, e o avanço de 71,8% no crédito rural em 12 meses.
A inadimplência encerrou setembro de 2024 em 1,67%, abaixo dos 3,23% observados no Sistema Financeiro Nacional, e 0,34 p.p. em relação à inadimplência observada há 12 meses.
A base de clientes atingiu 8,1 milhões, um crescimento de 7,1% em 12 meses, abrangendo clientes em 95% dos municípios brasileiros.
Nos nove meses de 2024, a margem financeira foi de R$ 2,3 bilhões, aumento de 18,9% em relação ao mesmo período de 2023. No período, o crescimento das despesas foi de 6,6%, considerando administrativas e de pessoal. O resultado das subsidiárias do BRB também cresceu nos primeiros 9 meses do ano, atingindo R$ 139 milhões, aumento de 27,3%.
Já o resultado operacional do banco cresceu cinco vezes na comparação anual dos nove primeiros meses. A marca atingida foi de R$ 290 milhões.
Em relação ao 3º trimestre de 2024, o lucro líquido recorrente foi de R$ 88 milhões, aumento de 14,5% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
“Os números obtidos nesses nove primeiros meses refletem o avanço da estratégia de reprecificação e renovação da carteira de crédito, de redução da inadimplência, de ampliação do relacionamento com os clientes, além da busca contínua por aumento de eficiência. A cada dia o processo de modernização, fortalecimento e diversificação dos negócios se consolida, tendo a busca da principalidade e da proximidade com o cliente como um elemento central”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Fruto de parcerias estratégicas e M&A’s realizados ao longo dos últimos anos, a BRB Seguros apresentou lucro líquido de R$ 91,8 milhões, crescimento de 44,6%, na comparação com os 9 meses de 2023. No período, foram apurados R$ 780 milhões em prêmios arrecadados. O mesmo movimento foi observado na linha de investimentos. Foram alcançados R$ 4,4 bilhões em ativos administrados e R$ 2,2 bilhões em ativos sob custódia, crescimento de 32% e 145%, respectivamente.
Ao longo de 2024, o Banco BRB também reafirmou seu compromisso com a experiência do cliente. Seu Super App, desenvolvido no Vale do Silício, registrou 240 milhões de transações no ano, representando 96,7% das operações realizadas no período. O Super App tem ainda nota 4,8 – de uma escala até 5 – tanto na loja da Play Store quanto na Apple Store.
Além disso, iniciativas como a Tag BRB by Veloe destacam o banco como protagonista em inovação. A tag é válida para pagamentos automáticos de pedágios em 100% das rodovias do Brasil e dos principais estacionamentos de rua, shoppings, valets, aeroportos, centros comerciais e inúmeras outras aplicações e serviços veiculares.
Em mobilidade, onde o BRB é operador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal há 5 anos, o banco seguiu avançando com a modernização dos meios de pagamento 100% digitais. O BRB Mobilidade é responsável por mais de oito milhões de atendimentos e, desde então, já foram movimentados R$ 2,4 bilhões.
Com foco em expansão, a instituição anunciou uma nova operação de aumento de capital, prevendo captar até R$ 750 milhões, fortalecendo sua estrutura de capital para seguir crescendo e se posicionar em todo o país.
Como banco público, protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano, o BRB segue como o agente de fomento do Distrito Federal, onde nasceu e mantém firme suas raízes. Desde 2019, o banco distribuiu R$ 2,1 bilhões em benefícios por meio da operacionalização de 27 programas sociais do GDF. Mais de 398 mil famílias em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas.
Por acreditar no poder transformador do esporte e da cultura, o BRB seguiu investindo em apoio à diversas modalidades esportivas. Atualmente, o banco patrocina esportes como o automobilismo, futebol e tênis. As ações permitem, ainda, garantir experiências exclusivas aos clientes e reconhecimento da marca em todo território nacional.
Atualmente, o Banco BRB tem pontos de atendimento em 18 estados, além do Distrito Federal, com um total de 1.082 unidades de atendimento, sendo 215 agências e 867 correspondentes. Destaque também para o fato de que 40% das agências do banco já contam com um novo modelo de atendimento, cujo conceito ganhou o prêmio internacional Muse Awards ao implementar uma ambiência inovadora nas agências, mais sustentável e eficiente. O projeto faz parte do novo modelo de varejo do Banco, e tem como objetivo valorizar a experiência dos clientes em todos os canais.

Saúde pública
UPA de Ceilândia conquista certificação inédita de qualidade

Nesta terça-feira, 8 de abril, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia celebra seu 11º aniversário, marcando mais de uma década de serviços prestados à comunidade local. Este ano, a comemoração será ainda mais especial, pois a unidade alcançou um feito histórico: tornou-se a primeira e única UPA do Centro-Oeste a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), um reconhecimento nacional de qualidade com validade internacional.
A ONA é responsável por certificar a capacidade dos serviços de saúde em todo o país, avaliando critérios rigorosos de segurança e excelência no atendimento. Atualmente, das 705 UPAs existentes no Brasil, apenas 17 possuem essa acreditação. A conquista pela UPA de Ceilândia reflete o compromisso contínuo com a melhoria dos serviços prestados à população.
O superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), Clayton Sousa, destaca “Esse processo de auditoria representa um amadurecimento dos processos internos do IGESDF, uma melhoria contínua e uma busca permanente pela excelência no atendimento aos pacientes.”
Clayton também enfatiza o impacto dessa conquista para o fortalecimento da rede de saúde “A certificação da ONA é mais do que um selo de qualidade; ela significa que conseguimos implementar processos mais seguros, eficientes e organizados, garantindo um atendimento cada vez melhor para a população. Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo, reforçando a confiança dos pacientes e dos profissionais de saúde que atuam na unidade.”
Além disso, ele destaca a importância do trabalho em equipe: “Esse resultado só foi possível graças ao empenho de toda a equipe da UPA de Ceilândia, que se dedicou intensamente para alcançar esse padrão de qualidade. Essa certificação não é um ponto final, mas um incentivo para continuarmos avançando, sempre em busca da excelência.”
O presidente do IGESDF, Dr. Cleber Monteiro, complementa: “A certificação da ONA é um marco para o Distrito Federal, evidenciando nosso compromisso em oferecer uma saúde de qualidade, pautada na segurança e na eficiência dos processos. A UPA de Ceilândia e o IGESDF são 100% SUS, garantindo atendimento gratuito para toda a população.”
É importante ressaltar que a certificação não indica a perfeição absoluta dos serviços, mas sim a implementação de processos seguros e estruturados que visam a melhoria contínua. A UPA de Ceilândia continua empenhada em aprimorar seus atendimentos, reconhecendo que ainda há desafios a serem superados para alcançar a excelência desejada.
A obtenção do selo bronze da ONA atesta que a unidade está no caminho certo, implementando práticas que garantem maior qualidade no atendimento, processos mais seguros e uma gestão mais madura, sempre visando o bem-estar dos pacientes.
A celebração do aniversário da UPA de Ceilândia, aliada à conquista da certificação, reforça o compromisso do IGESDF com a saúde pública de qualidade, beneficiando diretamente a comunidade local e servindo de modelo para outras unidades na região.
Segunda, 07 de abril
Semana começa com 342 oportunidades de emprego no Distrito Federal

As agências do trabalhador do DF estão com 342 oportunidades de emprego abertas nesta segunda-feira (7). Os salários variam entre R$ 1.518 e R$ 2,6 mil, com vagas que exigem diferentes níveis de escolaridade e experiência, além de posições exclusivas para pessoas com deficiência (PcD).
Entre as opções com maior salário está a função de operador de guindaste móvel. São duas vagas para a Ponte Alta Norte, no Gama. A remuneração é de R$ 2,6 mil. Para se candidatar, os interessados devem ter experiência e o ensino fundamental completo. Já o cargo com maior número de chances é de consultor de vendas, um total de 70, em Vicente Pires. O salário oferecido é de R$ 1.518. A vaga exige o ensino médio completo.
Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou solicitar atendimento pelo e-mail [email protected]. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).
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