Curta nossa página

Entrada franca

Brasília Moto Festival movimenta a Granja do Torto de 20 a 24 de abril

Publicado

Cloning Stones
Foto/Imagem: Cloning Stones/Divulgação


A primeira edição do Brasília Moto Festival (BMF 2022) acontece de 20 a 24 de abril no Parque de Exposições da Granja do Torto com entrada franca e doação voluntária de 1kg de alimento que será encaminhado ao Instituto Reciclando o Futuro, que desenvolve relevante trabalho social no Distrito Federal.

O BMF 2022 vai reunir motociclistas, triciclistas, jipeiros e motoclubes de todo o país em torno da paixão pelo universo das rodas, Rock ́n Roll, luta livre com a Trupe do Trovão, Cigano Globo da Morte, Praça de Alimentação com gastronomia, cervejas artesanais e multimarcas, Parque Infantil Diversom do Circo Teatro Udigrudi, exposição de carros antigos, acessórios, tatuadores, espaço dos motoclubes com tendas e suas estruturas, área de camping para triciclistas e motor homes, além de estacionamento gratuito para motos, carros antigos, jipes e carros de passeio.

A maratona ainda vai contar com Feira de Adoção de cães e gatos e uma grande Feira de Artesanato com nomes do DF e Entorno. O BMF 2022 é Pet Friendly e segue o lema “Traga seu amigo pet para curtir com você!”.

A programação musical vai de quarta a sábado (20 a 23 de abril) e conta com 24 bandas que se revezam entre o palco principal e “Celeiro Bar” em uma maratona de cinco dias. No dia 20 de abril (quarta) se apresentam no palco as bandas Cloning Stones, Simple Man e a Banda Magoo com a Orquestra Filarmônica de Brasília. Já no “Celeiro” rolam os shows de Bartô, Geriatric Band e Ligação Direta.

Na quinta (21 de abril) é a vez de Sol Leles e Banda, Mr. Hyde e Old is Cool no Palco. O “Celeiro” recebe Cerrado Kentucky, Moraes Brothers e Rota Capital. No dia 22 (sexta) tem Haroldinho Mattos e Baú Revirado e Brazilian Blues Band no palco e Solange, Bazar Band e Caça Níqueis no “Celeiro Bar”.

No sábado (23) o palco traz Quinta Essência, Estágio Probatório e Caça Níqueis. Já o “Celeiro” apresenta Procurados Blues Band e Jack Walker e Ray Titto e os Fabulosos Calabares.

A programação ainda conta com performances de Luta Livre com a Trupe do Trovão nos dias 22 e 23 de abril, às 21 horas.

“O BMF surgiu depois de dois anos de afastamento das pessoas por conta da pandemia, e chega com a intenção de que triciclistas e motociclistas pudessem se encontrar novamente em um ambiente aconchegante, de amizade e com a cara daqueles encontros lá do início do movimento”, conta Marco Portinho, organizador do Brasília Moto Festival.

“Os primeiros encontros de moto em Brasília começaram em meados de 2000 e aconteciam na orla do Lago Sul, perto da Concha Acústica. Eram eventos simples, mas sempre muito gostosos, com esse clima de fraternidade. Depois de alguns anos desse movimento, o número de motos e triciclos na cidade aumentou e os eventos seguiram esse mesmo caminho”, conta Portinho, que foi organizador do Brasília Moto Capital e agora está em carreira solo, em busca de resgatar o estilo, dessa pegada mais roots, mais raiz do motociclismo. Por isso o slogan do evento é “De volta às origens” e se reafirma como uma ode ao espírito motociclista que une simplicidade e experiência de muitas milhas rodadas.

O Brasília Moto Festival também valoriza a arquitetura e urbanismo de Brasília, com suas vias amplas e paisagens estonteantes que têm o céu do Planalto como cenário. “Brasília é perfeita para o motociclismo, não é à toa que a Secretaria de Turismo do DF lançou recentemente a ‘Rota Brasília Sobre Rodas’, que apresenta locais especiais para se visitar de moto”, celebra Marco Portinho.

Durante a realização do BMF 2022 no Parque de Exposições da Granja do Torto, outro evento acontece em paralelo, o Brasília Bike Camp, que vai contar com circuitos de Mountain Bike, ou seja, serão dois eventos do mundo das rodas para se curtir no mesmo espaço simultaneamente.

O Brasília Moto Festival tem o apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF) e produção da Espírito Livre Produções Ltda e Arara Azul Gestão e Eventos, com realização da Habra (Associação do Homem de Bem de Amanhã do Brasil).

Atualizado em 12/04/2022 – 20:50.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrada gratuita

Edição no Clube do Choro celebra 10 anos do Festival Divas do Samba

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Divas do Samba

Jovelina, Ivone, Leci, Alcione, Beth: é inquestionável a contribuição fundamental das mulheres na construção do gênero musical que é a cara do Brasil. E o samba do DF também é comandado por mulheres, ou melhor, por divas.

Clécia Queiroz, Karynna Spinelli, Karla Sangaleti, Mirian Marques, Fernanda Jacob e Gija Barbieri são os nomes confirmados para a 4ª edição do Festival Divas do Samba, evento gratuito que celebra o protagonismo feminino no samba e dá visibilidade às mulheres que representam a força do gênero musical.

O encontro, com entrada gratuita, está marcado para os dias 6 e 7 de dezembro, no Clube do Choro de Brasília, no Eixo Monumental, e vem para comemorar o Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, e os 10 anos do Divas do Samba, que teve sua primeira edição em 2014.

“O protagonismo feminino no projeto Divas do Samba reafirma a contribuição e a participação das mulheres na história do samba, que no passado cediam suas casas e terreiros e, muitas vezes, deixavam que seus maridos e companheiros assumissem o protagonismo de suas composições, simplesmente para que o samba pudesse existir e prosperar”, lembra Dhi Ribeiro, cantora que é referência do samba brasiliense, e esteve presente em todas as edições do projeto e nesta temporada assina como madrinha do Divas.

A diretora-geral do projeto, Ellen Oliveira, reforça que a missão do projeto é preservar o samba, que é patrimônio imaterial, e enaltecê-lo por meio das interpretações das mulheres que vão subir ao palco do festival.

Segundo a diretora, o objetivo também é mostrar a importância da mulher no samba, seja no palco ou nos bastidores. “A equipe é majoritariamente feminina. Nós temos mulheres na parte técnica como direção de palco, luz e roadies. O festival é idealizado, produzido e apoiado no crescimento feminino, destacando a mulher na cultura”, detalha Ellen.

Referências do samba

A curadoria para a 4ª edição faz jus à grandeza desse ritmo que é patrimônio imaterial da cultura brasileira, enaltece artistas do nosso quadradinho e traz grandes nomes do samba nacional, como a pernambucana Karynna Spinelli e a baiana Clécia Queiroz.

“Traremos para o Divas o espetáculo Cabeça Feita do meu último álbum, lançado este ano. É o terceiro de minha trajetória e traz canções autorais e arranjos feitos por meus músicos e por mim. Então, vamos levar ao palco do Divas o sotaque do samba de pernambuco”, anuncia Karynna.

Ainda segundo a cantora, 10 anos de Divas reflete uma vitória muito grande para o samba. “Eu me sinto extremamente honrada em fazer parte da história do projeto. Cantei no Divas em 2019, após uma pequena pausa no meu trabalho por questões de saúde, então esse palco foi o ninho que me trouxe de volta. É muito importante termos espaços e festivais, feitos por mulheres que movimentam a cadeia da música. O Divas traz isso”, complementa Spinelli.

Sobre o Festival

O Divas do Samba chega a sua quarta edição, sendo que a estreia do festival foi em 2 de dezembro de 2014, na Torre de TV, comemoração que também contou com o talento de Dhi Ribeiro, um dos grandes nomes do samba do DF. A segunda edição foi em 2019, com um tributo inesquecível à matriarca e rainha do samba, Ivone Lara. A última edição, já no Clube do Choro, foi em homenagem à Beth Carvalho, em 2022.

Atualizado em 20/11/2024 – 09:08.

CONTINUAR LENDO

De 21/11 a 15/12

CCBB traz a Brasília obra de Torquato Neto em peça teatral com Tuca Andrada

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Let's Play That
Foto/Imagem: Ashlley Melo

Neste que marca o retorno do ator ao teatro e à direção, apresenta uma leitura autoral sobre o poeta, escritor e jornalista piauiense Torquato Neto (1944-1972). Um dos mais importantes pensadores, artistas e provocadores da cultura brasileira nos anos 60/70, que se tornou conhecido em todo o país por ter sido uma das principais figuras do Tropicalismo.

Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo cumpre temporada na Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília, de 21 de novembro a 15 de dezembro. Com ingressos a R$ 15 (meia entrada), à venda a partir de 15/11, a peça será apresentada de quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30. A classificação indicativa é não recomendada para menores de 16 anos. Mais informações no site do CCBB Brasília.

Com texto de Tuca Andrada e dirigido pelo mesmo em parceria com sua amiga de adolescência Maria Paula Costa Rêgo, fundadora com Ariano Suassuna do Grupo Grial de Dança, o projeto surgiu a partir da leitura da obra “Torquatália”, uma antologia do Torquato Neto por Paulo Roberto Pires. E se alimentou da leitura de poemas, parcerias musicais, trabalhos jornalísticos, roteiros, correspondências e de um diário escrito de dentro de um hospital psiquiátrico.

Sem quarta parede, cuja encenação se desenvolve numa arena onde o público está dentro da ação, ao longo de 80 minutos o ator costura a dramaturgia fragmentada com canções de autoria de Torquato. Responsável por composições como Louvação e Geleia Geral, com Gilberto Gil; Mamãe Coragem e Nenhuma Dor, com Caetano Veloso; Let’s Play That, com Jards Macalé, e interpretadas em cena pelo ator na companhia dos músicos Caio Cesar Sitônio, que assina a direção musical, e Pierre Leite.

Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo é dividido em duas partes, mas sem intervalo. Na primeira, o ator mostra à assistência sua visão, impressões e marcas que teve ao se envolver com o poeta. Na segunda, o público é convocado a interagir, perguntando, fazendo observações, críticas e tirando dúvidas, o que torna o espetáculo renovado a cada noite.

Atualizado em 13/11/2024 – 10:25.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense