Cidades
#BoraVencer Profissionalizante divulga resultado da 1ª chamada
A lista dos aprovados em primeira chamada para os cursos do #BoraVencer Profissionalizante está publicada no site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
Os selecionados devem se matricular na segunda (8) e na terça-feira (9), diretamente na unidade onde vão estudar. O atendimento é das 9 às 20 horas, e o aluno precisa levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
São 900 novas vagas para seis cursos. As aulas começam em 15 de maio e terminam em 25 de julho, com quatro horas por dia, nos turnos matutino, vespertino e noturno, em Ceilândia e no Plano Piloto. Os estudantes recebem uniforme, apostilas, cadernos e canetas.
Em Ceilândia, há turmas de maquiagem e design de sobrancelhas, assistente administrativo e auxiliar de contabilidade, nos turnos matutino e vespertino. As aulas serão no Centro de Juventude (QNN 13).
Para o Plano Piloto estão disponíveis as opções de organizador de eventos, maquiagem e design de sobrancelhas, programador de aplicativos Android e robótica, nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas ocorrerão na W3 Sul, Quadra 514, Conjunto B, Sobreloja 59.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3346-7760, 98121-6364 e 98274-2202.
A primeira turma do #BoraVencer Profissionalizante, lançada em dezembro, formou 600 jovens em um curso de auxiliar administrativo. Além de capacitá-los para o mercado de trabalho, as aulas ajudaram os candidatos a se preparar para o concurso da Secretaria de Educação.
Em janeiro de 2017, foram preenchidas mais 2 mil vagas, em dez modalidades.
#BoraVencer atende demanda dos jovens do DF
Projeto gratuito da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, o #BoraVencer é uma resposta a pedidos dos participantes da 3ª Conferência Distrital de Juventude, em 2015. Eles reivindicaram oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Desde o primeiro semestre de 2016, quando foi criado, atendeu 16 mil jovens com o desejo de ingressar na universidade.
Para esse público, foram oferecidos oito aulões com os eixos temáticos do Enem, um módulo intensivão — exclusivo para alunos da rede pública, regular ou educação de jovens e adultos (EJA), e bolsistas integrais da rede privada inscritos no Enem 2016 — e um de dicas (uma tarde de revisão de conteúdo para as provas).
Mais de 500 alunos aprovados em universidades públicas em cursos como direito, medicina e engenharias participaram do #BoraVencer no ano passado.
Em junho, a secretaria lançou a primeira edição do #BoraVencer Concursos, com foco na preparação para o certame da Secretaria de Educação.