Até 13 de janeiro
#BoraVencer Profissionalizante abre inscrições para novos cursos
O programa #BoraVencer está com inscrições abertas, até 13 de janeiro, para cursos da modalidade profissionalizante. São mil vagas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno em três polos: Ceilândia, Estrutural e Setor Comercial Sul. Podem participar jovens de 15 a 29 anos de todo o DF.
Na Estrutural, são 200 vagas para os cursos de assistente administrativo; artesanato de acessórios; maquiagem e designer de sobrancelhas; mecânica; robótica; e técnico e manutenção de equipamentos de informática. As aulas ocorrerão no Centro de Juventude (Área Especial nº 8, Praça Central).
Em Ceilândia, os estudantes poderão se inscrever para 400 oportunidades nos cursos de atendente de consultório médico e dentário; assistente administrativo; maquiagem e designer de sobrancelhas; programador de aplicativos Android; mecânico de automóveis; robótica; e webdesigner. O centro de juventude da localidade fica na QNN 13, Área Especial, Módulo B.
No Plano Piloto, são 400 vagas para todos os cursos oferecidos nas outras duas regiões administrativas. Segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, será possível se inscrever para duas opções de curso. “Se não tiver vaga suficiente na primeira, o aluno fica, automaticamente, com a segunda”, explica.
No caso de grande demanda, os critérios preferenciais são menor renda per capita familiar, estar desempregado, ser egresso ou estar em atendimento no sistema socioeducativo e ordem de inscrição.
As aulas começam em 30 de janeiro e vão até 1º de abril, com quatro horas diárias. Os estudantes recebem uniforme, apostilas, cadernos e canetas.
O programa #BoraVencer
Atendendo a uma demanda da Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Políticas para as Crianças, Adolescentes e Juventude promove o #BoraVencer desde o primeiro semestre de 2016. Ao longo do ano, 16 mil jovens foram atendidos.
As oito aulas seguiram os eixos temáticos do Enem: ciências humanas; matemática; ciências naturais; linguagens e códigos e redação. Em 30 de outubro, uma semana antes do exame, a secretaria promoveu o #BoraVencer Dicas, uma tarde para descontrair os alunos, com palestras motivacionais, música e dicas finais.
No segundo semestre, além do #BoraVencer Enem, foi lançado o #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública — regular ou educação de jovens e adultos (EJA) — e bolsistas integrais da rede privada, inscritos no Enem 2016. As aulas foram ministradas de segunda a sábado, entre 5 de setembro e 4 de novembro.
Em dezembro, foi lançado o #BoraVencer Profissionalizante, que vai formar 600 jovens em um curso de auxiliar administrativo. Além de preparar para o mercado de trabalho, as aulas auxiliam os candidatos ao concurso da Secretaria da Educação. Em 18 de junho, a primeira edição do #BoraVencer Concursos também teve foco na prova da Educação.
Inscrições para o #BoraVencer Profissionalizante
Até as 23h59 de 13 de janeiro, pelo site da Secretaria de Políticas para as Crianças, Adolescentes e Juventude. Aulas de 30 de janeiro a 1º de abril.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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