Auxiliar administrativo
#BoraVencer abre 600 vagas para curso profissionalizante
O projeto #BoraVencer abrirá, nesta segunda-feira (12), 600 vagas para curso preparatório. Esta edição é da modalidade profissionalizante e focará no cargo de auxiliar administrativo. As inscrições começam às 14 horas de hoje e terminam na quinta-feira (15). Os interessados devem se cadastrar pelo site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
O conteúdo do curso ainda vai abranger o cobrado em concurso aberto da Secretaria de Educação. As aulas começarão em 19 de dezembro e seguirão até 28 de janeiro, véspera do certame para parte dos cargos. “Foi uma demanda que surgiu durante as edições deste ano, em que os jovens cobraram profissionalização e preparação para os certames públicos”, destaca o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo.
O curso será direcionado para pessoas de 15 a 29 anos e ministrado em três polos de ensino: em Ceilândia (Quadra QNM 17, Conjunto A, lote 19, Sobreloja), no Plano Piloto (Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, Edifício Paulo Sarasate, 4º andar) e em Planaltina (Praça Coronel Salviano Monteiro, Quadra 43, Lote 5, Setor Tradicional).
Com aulas inclusive aos sábados e domingos, as únicas folgas previstas são nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. No total, as atividades somarão 200 horas/aula, e quem concluir o curso receberá certificado.
Caso o número de inscritos pelo site supere a quantidade de vagas disponíveis, a pasta terá de fazer uma seleção. Os critérios serão nessa ordem: menor renda per capita familiar, estar desempregado e ser egresso ou estar em atendimento no sistema socioeducativo.
O cronograma de estudos engloba conhecimentos básicos de língua portuguesa, redação oficial, a Lei Orgânica do Distrito Federal, noções de Direito Administrativo, bases legais e temas da educação nacional e distrital e atualidades. Também serão lecionadas noções de administração e informática.
Para o curso, cada aluno ganhará uniforme, apostilas, cadernos e canetas. Segundo o secretário, em 2017, a modalidade profissionalizante contará, por exemplo, com capacitações nas áreas de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos eletrônicos portáteis, de organização de eventos e de criação em design.
O investimento para a contratação da empresa responsável por ministrar essas oficinas é de R$ 1,5 milhão. Esse valor também cobre gastos com material didático e uniforme. Parte do valor é proveniente de recurso da pasta, enquanto a outra vem de emenda parlamentar do deputado Professor Israel (PV).
Projeto #BoraVencer atendeu 16 mil jovens em 2016
Segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, o #BoraVencer partiu de demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015. Ao longo de 2016, o projeto ajudou na preparação de cerca de 16 mil estudantes para o vestibular, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para seleções públicas.
Durante o ano, foram oferecidas oito aulas nos eixos temáticos do Enem. Em junho, foi a vez do #BoraVencer Concursos, e em outubro, uma semana antes do Enem, a pasta organizou o #BoraVencer Dicas, com palestras motivacionais, música e dicas finais que fazem diferença na hora da prova.
No segundo semestre, também teve a edição #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública e bolsistas integrais da rede privada, inscritos no Enem 2016.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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