Preservação ambiental
Bombeiros economizaram até R$ 200 mil com práticas sustentáveis nos quartéis
A realidade sustentável do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é antiga, mas vem sendo incrementada desde 2015 com práticas que envolvem os 28 quartéis operacionais da corporação. Há 13 unidades construídas de acordo com princípios de preservação ambiental. Quatro delas foram inauguradas em 2015 — Brazlândia, Lago Norte, Paranoá e Taguatinga Sul. A próxima região a receber as instalações será Águas Claras, ainda neste ano.
Os quartéis têm construção de baixo impacto ambiental, com espaços para coleta seletiva, infraestrutura de aquecimento solar, além da possiblidade de utilizar iluminação e ventilação naturais e água da chuva nos vasos sanitários e nos jardins. Ainda não há comparação de quanto as novas estruturas são mais econômicas do que as outras, mas o fato é evidente, segundo o presidente da Comissão de Sustentabilidade Agenda Ambiental na Administração Pública do Corpo de Bombeiros, coronel Rogério de Assunção Cruvinel.
Um sistema para monitoramento dos gastos com energia e água, por exemplo, começou a ser instalado nos quartéis nesta segunda-feira (6) — todas as unidades serão contempladas. “Cada uma ficará responsável por preencher as informações de consumo diariamente.” A expectativa é que, com a inauguração de novos quartéis, outras práticas sejam implementadas. Em Águas Claras, por exemplo, estão sendo construídas superfícies na garagem para absorver o óleo que cair das viaturas. Ainda há reformas previstas para sete quartéis pioneiros, que preservarão apenas as fachadas.
Outros projetos
No fim de 2015, o Corpo de Bombeiros Militar aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa, que surgiu em 1999 e ganhou força em 2007 com a reestruturação da pasta federal, motiva a implementação de ações que promovam a responsabilidade social. “Criamos um plano de trabalho de cinco anos, que, entre outras coisas, prevê controle dos recursos naturais e dos resíduos sólidos”, resume o coronel Rogério de Assunção Cruvinel. A corporação do DF é o único Corpo de Bombeiros inscrito.
O ministério lançou em junho de 2015 a sexta edição do Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública. A corporação brasiliense está entre os três finalistas da categoria Uso Sustentável dos Recursos Naturais e concorre com a Casa da Moeda do Brasil e com na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP).
Foram 90 projetos inscritos de 68 instituições de todo o Brasil. Os bombeiros do DF registraram o uso de espuma no combate a incêndio urbano. O método usa seis vezes menos água e abafa a fumaça, que é poluente. “É uma técnica ainda nova, mas bem eficaz”, informa o coronel Cruvinel. Atualmente, todos os quartéis de Brasília trabalham com a estratégia no meio urbano.
A Comissão de Sustentabilidade Agenda Ambiental na Administração Pública do Corpo de Bombeiros foi criada em 2015. Desde então, o grupo pratica ações de sustentabilidade na corporação. No início de junho, teve início a terceira edição do Programa de Eficiência de Recursos — uma espécie de competição entre os quartéis para definir quem mais economizou no semestre.
O 1° Grupamento de Bombeiro Militar foi o primeiro a receber o prêmio, em 2015. O local economizou 12,98% em água, luz e papel no segundo semestre do ano passado. Quatorze unidades participaram e conseguiram gastar cerca de R$ 200 mil a menos. O resultado da segunda edição será divulgado durante programação do Mês do Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros, em 24 de junho.
A economia de papel foi graças ao implemento do Sistema Eletrônico de Informação, que ainda diminuiu gastos com manutenção da impressora e gasolina, por exemplo. Segundo o presidente da comissão, um motoboy passava duas vezes por semana para levar documentos de uma unidade para outra. “O procedimento ficou também muito mais rápido e transparente. Um mesmo papel tinha que passar por vários departamentos, e agora pode ser acompanhado pelo computador por qualquer um.”
O uso da água da chuva para abastecer as viaturas e a instalação de placas fotovoltaicas — que transformam energia solar em elétrica — estão em estudo para serem implementados como práticas sustentáveis nos grupamentos.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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