Cidades
Bombeiros dão dicas para evitar incêndios em residências
Para incentivar a consciência da população sobre os riscos de incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) faz orientações quanto aos cuidados necessários para evitá-los. Instalações elétricas mal feitas e descuidos especialmente com aparelhos eletrodomésticos ao sair de casa são os principais causadores de acidentes.
“Na maioria dos casos, o curto-circuito foi um dos principais causadores dos incêndios. Mas os acidentes poderiam ser evitados se medidas, como verificar se as chamas do fogão foram apagadas após o uso e verificar se não deixou velas acesas antes de sair de casa. Também orientamos que pais e responsáveis redobrem os cuidados com as crianças e mantenha fora do alcance delas fósforos, líquidos inflamáveis e isqueiros”, explicou oficial de Informação Pública do CBMDF, major Gildomar Alves.
Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registrados 133 incêndios em todo o Distrito Federal. Os ocorridos em edificações, como apartamentos, casas e comércios, foi a maioria – 122. No mesmo período do ano passado, o número foi maior: foram registrados 256 incêndios. Em todo o ano de 2017, foram registrados 746 ocorrências – 447 delas em edificações.
Para Gildomar, o melhor combate é a prevenção. O militar faz algumas orientações do CBMDF à população:
- Verifique as instalações elétricas de sua residência;
- Acione empresas especializadas, caso necessite de reparos;
- Evite utilizar réguas multiplicadoras de tomada e extensões;
- Não se distancie do fogão, enquanto estiver cozinhando;
- Desligue todas as chamas do fogão após utilizá-las;
- Cigarros devem ser descartados corretamente.