Cidades
Bancos de leite entram em “nível de alerta” por queda nos estoques
Os bancos de leite do Distrito Federal entraram em “nível de alerta” em razão da baixa quantidade de doações no mês de janeiro, segundo a Secretaria de Saúde. Entre as unidades da rede pública, os estoques mais baixos estão nos hospitais de Santa Maria, Ceilândia, Taguatinga e Brazlândia.
“Historicamente, no mês de férias, temos baixa nos nossos estoques. Aliado a isso, no ano passado tivemos uma queda na arrecadação, o que não nos permitiu fazer um estoque de crise”, disse a coordenadora dos bancos de leite da pasta, Miriam Santos, em material divulgado pelo governo.
Segundo a secretaria, o volume total de leite materno doado caiu 3,5% entre 2015 e 2016, passando de 16,4 mil litros para 15,8 mil. Ao mesmo tempo, a quantidade de receptores do alimento aumentou – eram 9.138 em 2015, e 9.593 no ano seguinte.
Diariamente, na rede pública, aproximadamente 150 crianças internadas em UTIs neonatais recebem o leite. Em geral, os recém-nascidos são prematuros e de baixo peso. O DF conta com dez bancos de leite próprios, além de outros três em hospitais privados e dois na rede federal do SUS.
Toda mulher que estiver amamentando seu bebê e que decida ser voluntária pode fazer doações aos bancos de leite. De acordo com o governo, 300 ml são suficientes para alimentar até dez bebês em um único dia. As mães interessadas em ajudar podem obter mais informações pelo telefone 160 (opção 4) ou pelo site da secretaria.
Cuidados com a coleta
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, alguns cuidados precisam ser tomados no momento da coleta:
- Para armazenar o leite, utilizar um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de café solúvel ou de maionese).
- Colocar vidros e tampas (sem rótulo e o papel branco de dentro da tampa) numa panela e cobri-los com água.
- Ferver tudo por 15 minutos.
- Deixar vidros e tampas escorrerem sobre um pano limpo até secar. Fechar os vidros sem tocar na parte interna das tampas.
- Colocar uma touca ou lenço para cobrir os cabelos.
- Colocar uma fralda ou máscara sobre o nariz e a boca.
- Lavar as mãos e braços até o cotovelo com sabão e água em abundância.
- Antes de iniciar a coleta, lavar as mamas apenas com água.
- Secar as mãos e as mamas com uma toalha limpa.
- Procurar um lugar limpo e tranquilo para retirar o leite, evitando banheiro e cozinha.
- Evitar conversar durante a retirada do leite.
- Retirar o leite quando as mamas estiverem muito cheias, antes ou depois das mamadas.