Retrospectiva 2019
Banco de Brasília se reinventa e alcança o maior lucro da história
O desafio do ano foi consolidar os fundamentos de um novo Banco de Brasília (BRB), moderno, ágil, eficiente e orientado a gerar resultados que signifiquem atendimento de excelência aos clientes, execução de políticas públicas que promovam o bem-estar social e retornos sustentáveis aos acionistas que, em última análise, são o povo de Brasília.
O ano também marca o crescimento do Banco para além de Distrito Federal. O BRB deu um passo importante, ao firmar parcerias significativas com estados e representantes do setor produtivo para sua expansão em pelo menos seis estados brasileiros, além do DF: Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Maranhão.
Principais realizações do BRB
Lucro recorde: O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido recorrente de R$ 282,8 milhões nos primeiros nove meses de 2019 (janeiro a setembro), evolução de 50% quando comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento no lucro líquido recorrente foi gerado pelo aumento da margem financeira, avanço das receitas com tarifas e prestação de serviços, redução das despesas com devedores duvidosos e controle de gastos das despesas com pessoal e administrativas.
Pagamento de dividendos: O BRB distribuiu em dividendos R$ 100 milhões para seus acionistas. O principal deles, o GDF, recebeu cerca de R$ 84 milhões. Os recursos são destinados a financiamento de obras estruturais para a população de Brasília e entorno.
Sistema de Bilhetagem Automática (SBA): No último dia 4 de novembro, o BRB assumiu o processamento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal. Com a migração da solução de bilhetagem, o usuário passou a ter à disposição uma rede ampliada de recarga, com 73 postos de atendimento, um novo aplicativo Mobile (APP) – BRB Mobilidade, além de uma central exclusiva de atendimento telefônico (61 – 3120-9500) para dúvidas, sugestões e reclamações.
Governo do Piauí: Em linha com o seu processo de expansão, o BRB assinou acordo de cooperação com o governo do Piauí. O objetivo é a realização de ações conjuntas de fomento ao desenvolvimento regional, agropecuário, industrial, do comércio, empreendedorismo e a inovação tecnológica no Estado. A iniciativa faz parte do projeto de expansão da Instituição. Em parceria com a Agência de Fomento do Estado, o BRB vai trabalhar para estabelecer programas de financiamento à atividade produtiva, além de dar apoio à estruturação de programas de habitação popular e demais parcerias público-privadas.
Acordo CNC: Ainda em novembro, o BRB firmou acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e passa a oferecer acesso ao crédito, em condições diferenciadas, às entidades sindicais ligadas à CNC no Centro-Oeste, incluindo empresas e pessoas ligadas ao Sesc (Serviço Social do Comércio) e ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Pecúnias: Desde novembro, o BRB tem disponíveis R$ 704 milhões para antecipar aos servidores do Distrito Federal valores referentes às pecúnias. O Banco criou uma linha de crédito especial com taxa de juros diferenciada.
Crédito imobiliário: Em outubro, o BRB anunciou a menor taxa de juros do mercado e da história, 6,75% a.a., para o financiamento de crédito imobiliário. A nova taxa de juros do BRB é válida tanto para imóveis enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH – imóveis até R$ 1,5 milhão) quanto no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI – imóveis com valor superior a R$ 1,5 milhão).
Torre de TV: Ao longo de 20 anos, o BRB vai investir R$ 40 milhões na gestão da Torre de TV. O objetivo é recuperar o espaço, com ações de incentivo ao turismo, cultura e empreendedorismo. O projeto é amplo e prevê a construção do corredor cultural Banco de Brasília, que vai ligar a rodoviária até a Torre; o Jardim Burle Marx; reforma e reativação da fonte luminosa; recuperação da tradicional Feira da Torre e a criação de um museu digital. A torre é um espaço estratégico para a exposição e fortalecimento da marca do BRB e permitirá a geração de emprego, novos turistas e empreendedores.
Sala Vip: Em outubro, o BRB anunciou aos seus clientes do BRB uma novidade: acesso a uma Sala VIP exclusiva no Aeroporto de Brasília. Será a única a oferecer raio-x próprio, onde os usuários poderão embarcar diretamente por ela, facilitando o acesso às salas de embarque. O espaço, de 720m2, terá coworking, sala de reunião, salas privativas de TV, open food, bar e área de descanso. Outro diferencial é em relação ao acesso, que também poderá ser feito pela parte externa, o que possibilitará aos clientes BRBCard o uso do local, ainda que não tenham viagem marcada. Os usuários também terão à disposição caixas eletrônicos com saque de moeda estrangeira. A inauguração está prevista para fevereiro de 2020.
Fibra: O Banco e a Fibra (Federação das Indústrias do Distrito Federal) firmaram parceria que vai permitir acesso ao crédito e condições diferenciadas a todas as empresas que compõem a base da entidade. As boas condições também estão disponíveis aos trabalhadores industriais filiados aos sindicatos da Fibra. Com mais esse acordo, o BRB se mostra disposto a ouvir e entender a realidade dos sindicatos e auxiliar nas soluções negociais.
Consórcio Brasil Central: Mais um importante acordo é firmado com o objetivo de fortalecer a instituição como banco de desenvolvimento. O BRB assinou no dia 18 de setembro um protocolo de intenções com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BRC). Por meio da entidade, o BRB disponibilizará investimento em agronegócio e indústria nos seis estados, além do DF, que integram o BRC, sendo eles Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. A missão do BRC é promover o desenvolvimento regional sustentável e integrado dos entes consorciados, além de formular políticas públicas regionais e viabilizar projetos e parcerias com o objetivo de melhorar a competitividade da região.
Feira Legal: Os feirantes de Brasília contam, agora, com benefícios exclusivos por meio do projeto Feira Legal. O anúncio foi feito em uma cerimônia, no Palácio do Buriti, no dia 3 de setembro. O projeto visa promover melhorias no ambiente físico, contribuindo com a sustentabilidade financeira e com o fomento da atividade. O Feira Legal prevê um pacote de benefício a cada um dos feirantes, viabilizar negócios entre os feirantes e o BRB e promover o engajamento das associações na gestão e no dia a dia das feiras.
Programa de inovação/Biotic: Também em setembro, o BRB lançou seu Programa de Inovação, que terá como objetivo estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação na busca por novas tecnologias no DF. A expectativa é que o Banco invista cerca de R$ 15 milhões na primeira etapa do projeto. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Inovação BRB LAB, com sede no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).
BRBCARD é eleita uma das melhores 50 empresas para trabalhar: Pela segunda vez, a BRBCard recebeu o prêmio GPTW (Grate Place To Work) e ficou entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste. Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito há tempos, tanto pela equipe de gestores, quanto pela equipe de colaboradores. Prêmios assim reforçam o esforço de Política de Gestão de Pessoas do Banco e fortalece o clima organizacional.
Agência digital: No dia primeiro de julho, o BRB lançou a sua primeira Agência Digital. Seu objetivo é melhorar a experiência do cliente com o Banco, agregar valor ao atendimento e, consequentemente, potencializar os resultados. O lançamento faz parte de uma série de iniciativas de inovação e transformação digital planejadas para o BRB. Hoje a agência já atende há mais de 3.600 clientes, em horário diferenciado, com total segurança no atendimento via chat, disponibilizado no BRB Mobile.
Programa de Consultoria Financeira: Lançado em março, o programa tem como objetivo ajudar a reestruturar a vida financeira dos clientes (pessoas físicas) com comprometimento de renda mensal, igual ou superior a 50%. O projeto já teve mais de 8.000 contratos efetivados e adesão superior a 65%.
Prêmio Efinance: A equipe de tecnologia (Ditec) do BRB ganhou seis cases de projetos na 19ª edição do Prêmio Efinance. A indicação a esses cases sinaliza a busca pela melhora das ações de tecnologia do Banco com projetos que possibilitam um aumento da disponibilidade das soluções, maior segurança dos serviços, além de preparar a arquitetura tecnológica para os processos de transformação digital.
Parceria com a Fecomércio: O BRB participou de reunião com representantes da Fecomércio-DF, na qual apresentou condições diferenciadas de crédito aos sindicatos e às empresas associadas. Além disso, no dia 31 de junho, inaugurou a sua 1ª Plataforma Empresarial de Atendimento, com horário de funcionamento das 9h às 17h, e equipe BRB à disposição para atendimento exclusivo aos representantes dos sindicatos e empresários. O objetivo é estar mais próximo do empresariado, oferecer uma consultoria financeira e auxiliar os executivos a estruturar melhor suas operações. A iniciativa é mais uma no rol de ações que buscam transformar o BRB em protagonista no desenvolvimento econômico do Distrito Federal.
Concurso público: Depois de seis anos, o BRB realizou três concursos públicos para os cargos de escriturário, advogado, médico, engenheiro do trabalho e analista de TI. Ao todo, foram 92 mil inscritos. A previsão para 2020 é a convocação dos primeiros 100 aprovados.
Cartão Material Escolar: No dia 30 de abril, o BRB participou do lançamento do programa Cartão Material Escolar, no Centro de Ensino Fundamental 213, de Santa Maria. Suspenso há três anos, o programa visa a beneficiar cerca de 65 mil famílias, cadastradas no Bolsa Família e cujos filhos estejam matriculados no ensino médio ou fundamental. O projeto também movimenta a economia local. Ao BRB, além da emissão dos cartões, coube a disponibilização das maquinetas específicas às papelarias credenciadas ao programa.
Revitalização dos Cats: O BRB, juntamente com a Secretaria de Turismo do DF (Setur), assinou um convênio para a revitalização de três Centros de Atendimento ao Turista (CAT). O convênio prevê equipamentos para as unidades localizadas nos setores hoteleiros Sul e Norte e Praça dos Três Poderes. A parceria visa a aproximar o Banco das pessoas e melhorar a imagem da cidade.
Financiamento de lotes: Lançado em fevereiro, o atendimento da modalidade de financiamento de lotes urbanos é um produto destinado a quem pretende comprar ou regularizar o seu lote no DF e na Ride. Destaca-se pela disposição do Banco em contribuir com o desenvolvimento econômico da região e por entender a necessidade local da região.
Palavra do presidente
“O ano de 2019 representa o nascimento de um novo BRB. Mais forte, ágil, moderno, competitivo e protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do Distrito Federal. Além de resultados expressivos, como o mais recente lucro recorrente histórico de R$ 282,8 milhões nos primeiros nove meses do ano (janeiro a setembro), o BRB fez entregas importantes. Para seus clientes, novos produtos, serviços e condições especiais. Para a população em geral, assumiu programas e projetos relevantes, como o Sistema de Bilhetagem Automática, o Cartão Material Escolar, a adoção da Torre de TV, um dos principais cartões-postais da cidade, entre outros”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Neoenergia Brasília
Bônus Itaipu: conta de energia no DF terá desconto de até R$ 46; entenda
A conta de energia de aproximadamente 980 mil moradores do Distrito Federal pode chegar com desconto de até R$ 46 a partir de janeiro. O bônus é válido para os clientes residenciais e rurais que tiveram consumo inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) mensal durante o ano de 2023, conforme a Resolução Homologatória Aneel n°3.420/24.
O cálculo do desconto foi feito individualmente, de acordo com o consumo de cada cliente, e está sendo aplicado nas faturas pela Neoenergia. O valor total a ser concedido em forma de bônus nas contas de energia dos clientes elegíveis do Distrito Federal passa dos R$ 18 milhões. O bônus Itaipu se refere à distribuição do resultado positivo da comercialização da energia da hidrelétrica.
Outra medida positiva é a aplicação da bandeira verde para este mês, confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em vigência, não há cobranças adicionais na conta de luz, o que contribui ainda mais para a redução das despesas com energia elétrica.
A aplicação da bandeira verde foi possível devido às boas condições de geração de energia, permitindo um equilíbrio entre oferta e demanda, afastando a necessidade de aplicar bandeiras tarifárias mais onerosas, como a amarela ou a vermelha.
Mesmo com a manutenção da bandeira verde, a Neoenergia Brasília chama atenção para a necessidade de adoção de consumo consciente de energia elétrica. A distribuidora lembra que é possível reduzir ainda mais o valor da conta de luz. Além disso, o cliente contribui com o meio ambiente, evitando desperdícios com a adoção de pequenas mudanças de hábitos.
Confira dicas para economizar na conta.
Ar-condicionado
O recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC, e programar o desligamento automático durante a madrugada. Outro detalhe importante é conferir se a manutenção do aparelho está em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas.
Chuveiro elétrico
Deve ser mantido desligado ou na opção verão, que consome até 30% menos energia. Além disso, deve-se tomar banhos rápidos, e desligar a água quando estiver se ensaboando.
Iluminação natural e uso de LED
É importante manter janelas e cortinas abertas para utilizar a iluminação natural. Quando precisar usar lâmpadas, escolher as de LED, que são cerca de 40% mais econômicas.
Em 2024
DF registra mais de 4 mil denúncias de violência contra crianças
O menino Luciano (nome fictício) se incomodava com as brincadeiras que a sua babá fazia quando ele tinha apenas seis anos de idade. Somente quando se tornou adulto, ele entendeu o porquê do desconforto e que o nome do que acontecia era abuso sexual. O caso foi uma das violências relatadas no ano passado ao Disque 125, a central de comunicação da Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), serviço oferecido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF).
O Cisdeca registrou em 2024, ao todo, 4.030 ocorrências de violência contra crianças e adolescentes. Além das 746 ligações diretas, o canal ainda recebeu 2.275 denúncias encaminhadas pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; 462 pedidos de informação; e 547 solicitações de apoio.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2024, meninos e meninas de até 13 anos são as principais vítimas de estupro, o que corresponde a 61,4% das denúncias. Além disso, quanto ao ofensor sexual, 86% dos crimes contra crianças foram cometidos por conhecidos e familiares. No DF o quadro não é diferente: do total de denúncias recebidas, 69% das vítimas tinham menos de 12 anos e 66% eram do sexo feminino.
Parcerias garantem os atendimentos
A Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (Subpca), da Sejus, é a área responsável pela proteção de direitos e garantia de condições para o crescimento e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes do Distrito Federal. Segue todas as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais legislações sobre o tema. Desenvolve trabalho em conjunto com os demais órgãos do DF, entidades não governamentais e organizações da sociedade civil.
As violações contra crianças e adolescentes podem ser feitas em qualquer dia e horário, inclusive nos fins de semana e feriados. Ao ser acionado, o Cisdeca entra em contato imediatamente com o conselheiro tutelar de plantão da região, que vai tomar as devidas providências.
Protetores dos Direitos das crianças e adolescentes
Vinculados administrativamente à Sejus, os 44 conselhos tutelares, com 220 titulares presentes em 35 regiões administrativas, amparam a população infanto-juvenil do DF em situação de violência sexual. O intuito é promover a garantia de direitos e receber denúncias, além de acionar os órgãos pertinentes. Ao longo de 2024, eles foram responsáveis por mais de 60 mil atendimentos, o que corresponde a uma média de mais de duzentos por dia.
Para Ângela Aguiar Santana, diretora da Escola Classe 04 do Núcleo Bandeirante, a atuação do conselho tutelar é imprescindível para a proteção das crianças. “A escola é um espaço privilegiado de denúncia. A equipe gestora precisa estar atenta aos sinais que os estudantes emitem e encaminhar as suspeitas ou denúncias ao conselho tutelar. Como as unidades estão espalhadas pelo DF, é possível que a população tenha acesso como um todo e conte com essa parceria essencial em favor da infância”, ressalta.
Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio
O acolhimento humanizado é essencial no amparo de crianças e adolescentes que passaram por abuso sexual. É na escuta especializada, feita em ambiente aconchegante, que eles encontram meios de relatar a violência sofrida sem correr o risco de reviver os momentos de medo e tensão. Em Brasília, a referência na assistência a essas vítimas é o Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, vinculado à Sejus.
Localizado na Superquadra Sul 307, a instituição pública carrega no nome o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. E faz jus ao marco criando uma rede de proteção integral às vítimas desse tipo de violência. O espaço reúne assistentes sociais, pedagogos e psicólogos capacitados no acolhimento especializado, de modo a evitar revitimização.
De janeiro a setembro do ano passado, o espaço realizou 249 atendimentos, resultando em aproximadamente 1.200 encaminhamentos e 600 procedimentos. O centro também lidera capacitações sobre o tema, incluindo um curso de formação para orientadores educacionais da rede pública do Distrito Federal, com 8 encontros que beneficiaram 100 pedagogos, e outras formações em diferentes órgãos e instituições, alcançando 435 pessoas.
“Os canais de denúncia da Sejus contra violações de crianças e adolescentes ajudam na prevenção, pois permitem identificar situações de risco, intervir precocemente e mobilizar a rede de proteção desse público”, afirma a titular da Sejus-DF, Marcela Passamani.
Onde denunciar
Atualmente, existem três opções de denúncias de violações aos direitos da criança e do adolescente: Cisdeca, Conselhos Tutelares e Disque 100.
Cisdeca
O telefone 125 funciona gratuitamente de segunda à sexta, das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia. Em casos considerados urgentes, o canal recebe as denúncias e aciona os Conselhos Tutelares.
Conselhos Tutelares
As 40 unidades dos Conselhos Tutelares do DF recebem denúncias pelo telefone de segunda à sexta, das 8h às 18h, além de possuírem um celular institucional de plantão. Todos os números estão disponíveis aqui.
Disque 100
A terceira alternativa é administrada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH). O Disque 100 recebe denúncias pelo telefone por meio de ligações gratuitas e que podem ser feitas de qualquer terminal telefônico. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e também em feriados.
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