1º trimestre de 2020
Banco de Brasília (BRB) registra lucro líquido de R$ 107,6 milhões
O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido de R$ 107,6 milhões no primeiro trimestre de 2020. O número representa crescimento de 64% em relação ao mesmo período de 2019.
O retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio foi de 28,9%.
O crescimento no lucro líquido do BRB foi gerado pelo aumento da margem financeira, avanço das receitas com tarifas e prestação de serviços, redução das despesas com devedores duvidosos e controle de gastos das despesas com pessoal e administrativas.
Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, “os resultados alcançados no primeiro trimestre evidenciam as ações adotadas pelo Banco frente ao cenário desafiador para o período e para os próximos meses, sobretudo por conta da pandemia da Covid-19”.
A carteira de crédito ampla chegou a R$ 12,1 bilhões, com crescimento de 31,2% em 12 meses e de 9,8% no trimestre. Os principais destaques foram o crédito consignado, cujo saldo alcançou R$ 6,7 bilhões com evolução de 35,7% em 12 meses e de 10,2% no trimestre, e o crédito imobiliário, com saldo de R$ 1,1 bilhão e crescimento de 38,8% no ano e 21,6% em três meses.
As despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa foram de R$ 39 milhões no primeiro trimestre de 2020, uma redução de 29% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A redução na despesa decorreu da queda da inadimplência e das características da carteira, marcada pela concentração de 80,6% do saldo em operações de baixo risco, como crédito consignado, imobiliário e crédito parcelado para o servidor público.
Inadimplência
A inadimplência encerrou o primeiro trimestre de 2020 em 1,6%, redução de 1,0 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2019, permanecendo abaixo da média de mercado, de 3,2%. Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 94,9% de participação na carteira em março de 2020, crescimento de 2,2% na comparação com o primeiro de 2019.
Receitas
As receitas com prestação de serviços e tarifas alcançaram um total de R$ 132 milhões no trimestre, crescimento de 47,1% em 12 meses.
Controle de despesas
O controle das despesas contribuiu para a evolução do lucro líquido do BRB. Os gastos com pessoal e despesas administrativas têm apresentado uma tendência de desaceleração no ano. As despesas de pessoal tiveram aumento de 0,7% no trimestre quanto comparadas ao trimestre anterior. Já as despesas administrativas apresentaram redução de 7,9% em 2020, frente ao final do ano anterior.
Basileia
O BRB encerrou o primeiro trimestre com índice de Basileia de 15,3%, dos quais 13,8% no capital nível I, acima do marco regulatório de 10,5%, e 1,5% no capital nível II.
Covid-19
Em face ao cenário da pandemia da Covid-19, as ações de isolamento e o impacto na economia do DF, o BRB promoveu uma série de medidas de estimulo à economia. Elas integraram o Supera-DF, programa lançado em março para minimizar os impactos financeiros para pessoas físicas e jurídicas.
Supera-DF
Por meio do programa de redução dos impactos financeiros, o BRB aprovou cerca de R$ 2 bilhões, o dobro do volume previsto inicialmente. A aprovação dos recursos está relacionada à novas operações e à repactuação, ou seja, suspensão de parcelas de diferentes linhas de crédito por até 90 dias.
O BRB também tem atuado junto ao GDF, seu principal acionista, na operacionalização de importantes políticas públicas. No período, atuou em cinco programas sociais: bolsas alimentação (escolar e creche), pequenos reparos, farmácia de alto custo, renda emergencial e prato cheio.
Clientes e Canais
Em março, o BRB possuía um total de 667 mil clientes ativos, crescimento de 4,4% em relação ao trimestre anterior.
Os clientes pessoa física (PF) representam um total 638 mil, crescimento de 4,4% no trimestre. Já os clientes pessoa jurídica (PJ) somam 27 mil, incremento de 11,5% na comparação com o quarto trimestre de 2019.
O BRB conta com 134 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, além de presença nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins.
Ao número de agências, somam-se 134 correspondentes bancários (BRB Conveniência) e 590 ATM próprios, complementados por mais de 40 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.
Essas e outras informações você também encontra em ri.brb.com.br.
Atualizado em 11/07/2020 – 15:17.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50