Crescimento de 24,4%
Banco BRB fecha 2023 com lucro líquido recorrente de R$ 200 milhões
O BRB fechou o ano de 2023 com lucro líquido recorrente de R$ 200 milhões. Na comparação com o ano imediatamente anterior, o crescimento foi de 24,4%.
O crescimento obtido reflete o amadurecimento e a consolidação da estratégia de expansão, iniciada em 2019. O resultado de 2023 tem como base o aumento da margem financeira, o crescimento do desempenho de todas as subsidiárias e a evolução da receita com prestação de serviços.
No período, a carteira de crédito cresceu 17,7%, e atingiu o montante de R$ 35,8 bilhões, com uma inadimplência de 2,2% abaixo da média de 3,3% observada em 2023. Neste contexto, as receitas de crédito tiveram expansão de 39,6% e totalizaram R$ 5,5 bilhões arrecadados, permitindo que a margem financeira superasse a marca de R$ 2,7 bilhões, com crescimento de 28,8% nos últimos 12 meses.
A estratégia de parcerias, diversificação dos negócios e fortalecimento da marca do BRB tem contribuído para ampliar a base de clientes. O BRB fechou 2023 com 7,6 milhões de clientes, o que representa um aumento de 13,3% na comparação com 2022. Desde 2019, quando o BRB deu início ao seu processo de expansão nacional, o Banco já acumulou R$ 2 bilhões em lucro líquido, com a distribuição de R$ 947 milhões em dividendos e JCP aos acionistas.
Carteira de crédito
O ano de 2023 teve como um dos destaques as operações de crédito imobiliário, que apresentaram crescimento de 36,7% em 12 meses, com saldo de R$ 9,2 bilhões, fazendo com que o BRB ocupasse a 6ª posição no ranking nacional. No Distrito Federal, o BRB é líder absoluto em financiamento de imóveis desde 2020.
Outro destaque foi a atuação do BRB no financiamento ao setor produtivo com o crédito às pessoas jurídicas, apresentando crescimento de 36,5%, com saldo de R$ 4,9 bilhões. Já o saldo de financiamento rural, principalmente às pequenas propriedades, cresceu 81,6% e atingiu R$ 1,3 bilhão.
Por sua vez, o crédito à pessoa física apresentou estabilidade em sua expansão, com saldo de R$ 17,9 bilhões. Ressalta-se, ainda, a ampliação de 42,7% nas operações com cartão de crédito, que ao fim do período, apresentou um saldo de R$ 2,3 bilhões. Ao longo do ano de 2023, a concessão de novos créditos foi de 14,1 bilhões, um crescimento de 9,7% em relação ao 2022.
Qualidade da carteira
A inadimplência de 2,2% fechou 2023 praticamente em linha com a observada em 2022, que foi de 2,1%. Esses patamares estão abaixo da média de mercado que, em 2023, foi de 3,3% e, 2022, de 3,0%. As operações com garantia representam parte significativa na composição da carteira de crédito, fazendo com que os ratings de menor risco, que vão de AA a C chegassem a 96% de participação do saldo de crédito ao final do presente exercício, patamar equivalente ao observado em 2022, quando atingiu 96,5%.
Captação
Em 2023 as captações do BRB totalizaram cerca de R$ 43,4 bilhões, com crescimento em 12 meses de 22,8%, sendo que as captações junto aos clientes representam 94,3% desse montante. Destaque para os depósitos a prazo, que totalizaram R$ 27,2 bilhões, evolução de 20,9%. Os depósitos judiciais representam um saldo de R$ 13,4 bilhões e cresceram 40,9% no período. As captações em LCI e LCA, conjuntamente, atingiram R$ 7,7 bilhões de saldo, uma evolução de 45,1% no período.
Por fim, os depósitos à vista cresceram 32,7% e alcançaram em dezembro de 2023 um saldo de R$ 1,6 bilhão. Ao longo dos últimos anos, o BRB tem diversificado as fontes de captação de recurso, visando reduzir o custo de captação e subsidiar o crescimento de sua carteira de crédito. Neste contexto, vale mencionar que a relação de empréstimo por depósito (loan to deposit) de 82,5%.
Margem financeira
O resultado recorrente do BRB, proveniente das atividades operacionais principais e regulares do Banco, foi de R$ 200 milhões e teve como destaque as receitas de R$ 6,9 bilhões oriundas da concessão de crédito e operações de tesouraria, um crescimento de 28,6% no período. Por sua vez, as despesas de captação e intermediação financeira totalizaram R$ 4,2 bilhões, uma evolução de 28,5%. A melhora na dinâmica entre as receitas e despesas financeiras, e o crescimento da carteira de crédito tem possibilitado ao BRB uma trajetória de recomposição de sua margem financeira, que atingiu 2,7 bilhões, uma expansão de 28,8% em 12 meses.
Resultado operacional
O resultado operacional do BRB foi de R$ 154 milhões, um crescimento de 11,54% quando comparado ao ano anterior. Ressalta-se a contribuição das empresas do Conglomerado BRB apresentadas para o exercício. No ano, o resultado das empresas coligadas e participadas totalizaram R$ 122 milhões, um crescimento de 215% em 12 meses, reflexo da estratégia de parcerias e novos negócios que visa diversificar as fontes de resultado da instituição. Destaca-se o resultado de R$ 78 milhões da Financeira BRB.
As Receitas de Prestação de Serviços atingiram o montante de R$ 287,8 milhões, um crescimento de 4,9%, principalmente em decorrência dos Repasses de Depósitos Judiciais, que expandiram 217%, chegando a R$ 32,3 milhões ao final de 2023.
Basileia
O BRB encerrou 2023 com índice de Basileia de 14,68%, uma redução de 0,11 p.p em relação a 2022, acima do marco regulatório. Desse total, o capital nível I do Banco representa 9,48% e o nível II 5,2%.
Clientes e canais
Em 2023 o BRB atingiu a marca de 7,6 milhões de clientes ativos, o que significa um crescimento de 13,3% em 12 meses. Os digitais somaram 3,3 milhões de clientes, com expansão de 5,7%. Por sua vez, os demais clientes apresentaram um acréscimo de 20,5% e totalizaram 4,3 milhões de clientes.
No período, foram realizadas aproximadamente 345 milhões de transações, sendo que 95,4% foram realizadas nos canais digitais, um incremento de 1,8 p.p. em 12 meses. Em contrapartida, as transações nos canais físicos, agências e correspondentes bancários representaram 3,6% das transações em 2023.
Novo app BRB
O ano de 2023 foi marcado ainda pelo lançamento de novo aplicativo do BRB, com o objetivo de promover uma nova experiência digital para os seus clientes, nas versões para Android e IOS. O novo App BRB foi criado a partir do programa de inovação do BRB no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e apresenta uma interface totalmente renovada e amigável, trazendo uma experiência personalizada, em que os usuários poderão escolher as cores interna da ferramenta, e, ainda, montar um menu específico com as funcionalidades mais utilizadas. O novo aplicativo vem embarcado com os mais avançados protocolos de segurança e está previsto para os próximos meses o incremento de novas funcionalidades.
Expansão e rede de atendimento
Com foco em garantir a experiência de relacionamento nos canais físicos e digitais, o BRB possui uma base de clientes que se encontra atualmente distribuída por mais de 5.178 municípios brasileiros. Atualmente, o Banco BRB está presente fisicamente em 12 Estados, além do Distrito Federal, com um total de 1083 pontos de atendimento. O Banco tem reformulado toda sua rede de atendimento, com a revitalização de suas unidades físicas em um novo formato, já internacionalmente premiado pelo Muse Design Awards.
Também no ano passado, o BRB deu início às suas atividades na capital da Paraíba. Em João Pessoa, o BRB operacionaliza a folha de pagamento do município, que conta com 33 mil servidores.
Seguridade
Em 2023, os negócios de seguridade do BRB alcançaram o patamar de R$ 1 bilhão de prêmios vendidos, um recorde histórico com crescimento de 34% em relação ao ano anterior. Merece ressaltar que o BRB se tornou o primeiro e único banco a oferecer o seguro prestamista para atender clientes com idades entre 71 e 85 anos, uma carência do mercado.
Por sua vez, dando continuidade à sua estratégia de diversificação de negócios, o BRB firmou uma parceria comercial com a seguradora Mapfre para a oferta de seguros residenciais e habitacional. Desta forma, o arranjo de negócios em seguridade já conta com a parceria com a Cardif, para a oferta dos seguros de vida e prestamistas, além da parceria com a Wiz para distribuição dos produtos de seguridade.
Investimento
A nova plataforma de investimento do BRB, lançada no fim de 2021, alcançou em 2023 um importante marco ao superar o montante de R$ 1 bilhão de investimentos custodiados, crescimento de 122% em 12 meses. Foi iniciada a primeira versão do novo Modelo de Atendimento, com uma equipe de especialistas alocados para dar atendimento aos clientes investidores do segmento de alta renda, private, institucional, atacado e governo. Com o lançamento do novo APP BRB, novas funcionalidades de investimento passaram a ser ofertadas pelo mobile, permitindo a melhora na experiência dos clientes.
Meios de pagamento
Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo o BRB DUX foi eleito o melhor cartão de crédito do Brasil. Neste período, a base de cartões ativos atingiu 1,4 milhão, crescimento de 14%. O faturamento com cartão de crédito foi de R$ 8,1 bilhão, aumento de 34% em 12 meses. Já as maquinetas do BRBPAY atingiram um faturamento de R$ 347 milhões, crescimento de 285%.
ESG
O Banco fechou o ano como novo membro do Pacto Global, reforçando seu compromisso em seguir alinhando suas operações e estratégia aos dez princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
Como banco público, e com foco no desenvolvimento econômico, social e humano do Distrito Federal, o Banco seguiu com sua agenda de principal agente de fomento do DF. Em 2023, o BRB operacionalizou 15 programas do GDF, alcançando 340 mil famílias por meio do pagamento de R$ 1,6 bilhão em benefícios. O serviço do Na Hora – que oferece atendimento a vários órgãos públicos do DF, também operacionalizado pelo BRB, registrou média de 7.500 atendimentos por dia ao longo do ano passado.
Como parceiro estratégico na execução de políticas públicas do Distrito Federal, o BRB é operador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), onde instalou novas modalidades de pagamento via Pix, expansão de pagamento de cartões com aproximação na frota de ônibus do DF e a disponibilização da função débito como opção de pagamento para compra de créditos nos postos de recarga.
O BRB entregou, ainda no ano passado, um dos principais cartões postais da capital do País, o Jardim Burle Marx, incluído no complexo da Torre de TV de Brasília, também gerida pelo Banco BRB. A obra era aguardada pela população havia 48 anos.
Como agente de desenvolvimento do Distrito Federal, na geração de emprego, merecem destaque o lançamento do programa de crédito Empreender, que concedeu mais de R$ 1,6 bilhão de crédito às empresas locais, e o programa Na Medida, que ofereceu soluções financeiras aos clientes superendividados.
Atualizado em 11/04/2024 – 17:49.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
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