Brasil

Aprenda a identificar sinais de felicidade demonstrados pelo seu gato

em

Pexels

Diferentemente do cachorro, que normalmente é bastante simpático e espontâneo, o gato pode ser considerado um animal misterioso, difícil de ler e especialista em esconder o que está sentindo. Muitos não esboçam felicidade nem mesmo quando você coloca aquela saborosa ração para gatos na vasilha para eles comerem.

Em razão disso, algumas pessoas acreditam que os gatos não são capazes de criar vínculos afetivos com os seres humanos e preferem ficar sozinhos, chegando, inclusive, a se sentirem infelizes morando em uma casa.

No entanto, alguns estudos recentes já desmentiram esse pensamento e afirmam que os gatos podem sim, ser animais carinhosos, felizes e que, assim como nós, demonstram esses sentimentos de diversas maneiras.

Portanto, se você quer saber se o seu gato é um pet feliz, mas não sabe como identificar isso, listamos 5 sinais expressados pelos felinos que são sinônimos de felicidade. Confira!

1. Linguagem corporal

A linguagem corporal é, sem dúvidas, uma das principais maneiras de decifrar se o seu gato é um pet feliz ou não. Afinal de contas, os felinos podem transmitir seus sentimentos com sinais corporais que vão desde as orelhas até o rabo.

Quando ele está com o rabo levantado, por exemplo, com os pêlos normais e as pontinhas meio enroladas, em forma de gancho, significa que ele está calmo, relaxado e feliz.

Outro sinal que pode ser facilmente identificado é quando eles colocam suas orelhas para a frente, ao invés de estarem planas, de lado ou para trás. Quando o animal faz isso, significa que ele está feliz e atento a tudo que acontece ao seu redor.

Por fim, se o pet tem o costume de deitar com a barriga para cima próximo a você, dando abertura para ser acariciado, ele está demonstrando que confia em você, gosta da sua companhia e também que está muito feliz.

2. Miados e ruídos

Quando o gato está feliz ele costuma externar esse sentimento “conversando” consigo mesmo através de longos miados.

No entanto, é preciso se atentar à gravidade dos sons emitidos pelo pet. Os tons mais agudos são um bom sinal, pois que expressam alegria, felicidade e contentamento. Por outro lado, os tons mais graves normalmente indicam que o animal está descontente e desconfortável.

Ademais, por serem animais bastante vocais, os gatos não se comunicam apenas com miados, mas também com ruídos naturais da sua espécie, como é o caso do ronronar, por exemplo. Sendo assim, se o seu gato costuma ronronar quando você faz carinho nele, também significa que ele está feliz.

Contudo, é importante ressaltar que o ronronar nem sempre é sinônimo de felicidade, pois os gatos também ronronam para tentar se acalmar quando estão ansiosos. Por isso, é importante conhecer bem o seu pet.

3. Amassos

Gatos felizes costumam amassar ou massagear superfícies macias como um travesseiro, edredom e até mesmo o seu próprio corpo.

Este comportamento é natural da espécie e vem desde os seus primeiros dias de vida, pois, quando filhotes, eles massageiam a barriga da mãe para ajudar o fluxo de leite. Ou seja, se o seu gato faz isso significa que ele está satisfeito e contente.

4. Brincadeiras

Brincar é sinônimo de felicidade tanto para os seres humanos quanto para os animais. Afinal de contas, o objetivo de qualquer brincadeira é gerar diversão e entretenimento.

Portanto, se o seu pet costuma brincar com certa frequência, seja com corridas pela casa ou dando tapinhas com as patas em pequenos objetos, ele certamente está feliz.

5. Higiene e limpeza

Qualquer dono de gato sabe que eles são animais bastante preocupados com a higiene. E é este instinto de limpeza que faz com que eles passem grande parte do dia se lambendo.

No entanto, mesmo este sendo um comportamento comum da espécie, ele só ocorre quando o gato está feliz, confortável e satisfeito com a vida que tem.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile