Após reforma, terminal de ônibus do Paranoá beneficiará cerca de 25 mil pessoas

Cidades

Após reforma, terminal de ônibus do Paranoá beneficiará cerca de 25 mil pessoas

em

Com oito plataformas, novas instalações elétricas, uma lanchonete, um paraciclo e banheiros adaptados, foi reinaugurado nesta terça-feira (19) o terminal de ônibus do Paranoá, que fica na Avenida Paranoá, Quadra 33, Lote 1. “O objetivo é dar tranquilidade, segurança, comodidade às pessoas que usam o transporte coletivo no DF”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, durante a entrega.

Trinta linhas, entre urbanas e rurais, operam no terminal, por onde passam cerca de 25 mil pessoas diariamente. Entre os destinos estão a Rodoviária do Plano Piloto, as vias W3 Sul e Norte, o Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

A obra, iniciada em setembro de 2015, é totalmente de acordo com as normas de acessibilidade e também engloba 11 salas administrativas, um cômodo de descanso para os funcionários e um estacionamento de ônibus com 28 pontos de estocagem.

“A viagem começa no terminal e termina, muitas vezes, no terminal. Deve ser dada a qualidade necessária para que a população possa ir e vir com conforto”, destacou o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas. Para a reforma, foram investidos R$ 664.126,81, recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Uma das ações do Circula Brasília
A reinauguração faz parte do programa de mobilidade do governo, o Circula Brasília. Até o fim de 2016, outros 11 terminais têm previsão de entrega: quatro novos (dois em Samambaia e dois no Recanto das Emas) e sete reformados (Cruzeiro, Guará I, M Norte, Núcleo Bandeirante, P Sul, Planaltina e Taguatinga Sul).

O terminal do Guará II foi reinaugurado em junho deste ano, e o de Planaltina teve a reforma iniciada neste mês. Em 2015, quatro terminais ficaram disponíveis para a população: Ceilândia (QNR), Gama, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

Durante o evento nesta terça (19), Rollemberg destacou ações importantes na área da mobilidade, como as obras na saída norte de Brasília, a inversão das Avenidas Samdu e Comercial, em Taguatinga, o Corredor Eixo Oeste e o recadastramento para o Passe Livre Estudantil.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile