Saúde
Aos primeiros sintomas de dengue, porcure uma UBS, alerta secretária
O atendimento precoce aos pacientes com sintomas de dengue evita agravamentos e internações nos hospitais. Por isso, a Secretaria de Saúde ampliou os horários e a capacidade de atendimento de sua rede de 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de atuar nas nove tendas montadas ao lado de administrações regionais. “Aos primeiros sintomas da dengue, procure uma UBS para receber a assistência adequada”, alertou a gestora da pasta, Lucilene Florêncio, em entrevista à TV Brasília.
Lucilene Florêncio reforçou a importância de a população se engajar na luta contra o Aedes aegypti. De acordo com a secretária, mesmo pequenos depósitos, como tampas de garrafas ou sacolas, são suficientes para se tornar criadouros. “Muitas vezes para o morador é algo inocente, mas ali já tem uma larva”, alertou.
Durante a entrevista, a secretária de saúde também detalhou os esforços do Governo do Distrito Federal (GDF) para combater a doença, além do reforço de outras instituições, como o Ministério da Saúde e o Exército Brasileiro.
Investimentos
O combate à dengue tem reunido esforços de todo o Governo do Distrito Federal (GDF) e parceiros. Uma dessas iniciativas é a compra de medicamentos para tratamento de pacientes com a doença, operação no valor de R$ 8,3 milhões que envolve a Secretaria de Saúde e o Consórcio Brasil Central (BrC).