Cidades

Águas Claras ganha primeiro posto de vacinação, na Praça Rouxinol

em

Guilherme Pera

Foi inaugurado nesta segunda-feira (14) o primeiro posto de vacinação de Águas Claras. A unidade fica na Praça Rouxinol e tem capacidade para receber diariamente de 90 a 100 pessoas.

O atendimento já está disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. A unidade funciona no antigo posto policial da praça e foi adaptada graças a parcerias do governo com empresários locais.

“É um posto singelo, mas que trará um enorme resultado na saúde pública”, disse Rollemberg. “A vacinação é um dos grandes serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde e pode evitar muitas doenças. Ter um posto de vacinação próximo facilita muito a imunização.”

A Administração Regional de Águas Claras ficou responsável pela pintura, pelos reparos nas redes elétrica e hidráulica e pelo piso emborrachado na área de aplicação de vacinas, além do local para descarte de lixo infectante, conforme exigência da Vigilância Sanitária.

“Há um ano, o governador Rollemberg determinou que os postos policiais tivessem alguma destinação nova. A Polícia Militar passou essa unidade para a Secretaria das Cidades, que, por sua vez, a entregou para a Administração Regional de Águas Claras”, disse o administrador regional de Águas Claras, Manoel Valdeci Machado.

A Secretaria de Saúde contribuiu com a cessão de dois computadores e dois modems 4G. “Este posto de vacinação é uma grande vitória. É o primeiro passo para que possamos garantir a atenção primária para a população de Águas Claras”, disse o secretário da pasta, Humberto Fonseca.

A unidade funcionará com uma equipe de três enfermeiros e três técnicos de enfermagem da Região de Saúde Sudoeste, que engloba Águas Claras, Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires e Recanto das Emas.

A estudante Ana Beatriz Gomes Cortês, de 13 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada no posto. “É sempre melhor prevenir do que remediar”, disse a garota, que foi imunizada contra o HPV pelo próprio secretário de Saúde. Ela estava acompanhada pela orientadora educacional da escola em que estuda na região administrativa, Ariela Farias, de 36 anos.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile