Ação de reintegração de posse retira invasores de área na região do Gama

Cidades

Ação de reintegração de posse retira invasores de área na região do Gama

em

Desde as 10 horas desta quarta-feira (6), cerca de 200 servidores de órgãos de governo, além de oficiais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), participam de uma ação conjunta de reintegração de posse, em um sítio às margens da DF-290, na região do Gama. A retirada é coordenada pela Subchefia de Ordem Pública e Social da Casa Militar e deve desobstruir 19 glebas rurais, ocupadas irregularmente desde 1981.

A área de propriedade particular, conhecida como Sítio Olhos D’Água, tem 183 hectares. Desde a década de 1980 o terreno é alvo de disputas judiciais entre a família proprietária e pessoas que moram irregularmente no local.

Cerca de 60 edificações devem ser desocupadas até sexta-feira (8), quando está previsto o término da reintegração de posse. A estimativa é que as construções — casas de alvenaria e de madeira e áreas cercadas para animais — sejam derrubadas posteriormente pelos proprietários do terreno, que contrataram 16 caminhões de mudança para ajudar a desocupação.

Servidores da Companhia Energética de Brasilia (CEB) e da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) auxiliam na remoção de pontos de captação de água e energia. Militares do Corpo de Bombeiros e de batalhões especializados da Polícia Militar, como o de Choque, o de Aviação Operacional, o de Policiamento com Cães e o de Polícia Ambiental, além do Regimento de Polícia Montada, também integram a ação.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile