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Superação

Cineasta com deficiência visual escreve terceiro filme

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A perda da visão não fez com que João Antunes, de 49 anos, desistisse do sonho de se tornar um cineasta. Cego desde os 30, o morador de Brazlândia se prepara para gravar o terceiro filme, intitulado “Cavaleiro da Esperança”, uma sátira do cenário político brasileiro. O elenco do curta, que será representado por 25 atores da comunidade, deverá custar cerca de R$ 150 mil.

O cineasta utiliza a bengala de 1,30 metro para medir o “espaço”. São os diretores e auxiliares da equipe que descrevem para Antunes o que vai ser gravado.

“Eu enxergo mais do que as pessoas que têm visão. A bengala é minha parceira, sabe? A uso para ter noção do posicionamento em cena dos atores. Fico sempre atento aos sons também.”

A paixão pelo cinema, segundo Antunes, surgiu após assistir a novela “Irmãos Coragem”, exibida pela TV Globo na década de 70. A experiência com o teatro brasiliense surgiu logo depois.

“Quando pisei pela primeira vez em um palco senti meu coração acelerar, o sangue esquentar. Realmente senti que era aquilo que eu queria”, disse.

Aos 15 anos, o cineasta começou a perder a visão. Ele conta que se machucava quando andava de bicicleta, por exemplo, ou até mesmo nas atividades do cotidiano. “Eu estava tranquilo, quando de repente eu não enxergava mais nada. Parecia que tinha apagado a luz. Depois voltava normalmente. Até quebrei meu braço assim”, conta.

Após diversos acidentes, o cineasta decidiu ir ao médico. Com alguns exames, foi detectada uma retinose pigmentar, doença hereditária. “O doutor disse que só conhecia quatro casos no Brasil. Fui perdendo a visão de pouquinho em pouquinho. Aos 30, fiquei completamente cego.”

O morador de Brazlândia diz que a lua foi a última imagem que viu. Com a cegueira, veio a depressão, que durou quase um ano. Nesse período, ele não tomava banho, não penteava o cabelo e nem se alimentava direito. “Engordei 20 kg, fumava demais. Só saía de casa para comprar cigarro”, lembra.

A aceitação da deficiência veio com um acidente inusitado. Antunes estava caminhando sozinho e sem bengala  quando bateu a cabeça em um poste. “Eu me recusava a usar bengala e não queria ajuda de ninguém. Quando bati no poste, pensei que era até uma pessoa, pedi desculpa. Só depois me deparei com o sangue escorrendo. A partir daquele dia, eu mudei.”

O cineasta aprendeu Braile, entrou na escola de cegos da 612 Sul e começou a usar um computador adaptado, criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A máquina, que “conversa” com o usuário, foi utilizada para desenvolver os média-metragens “Uma vela para Deus e outro para Bento”, em 2010, e “Jogo mundo e preto-branco”, em 2012.

Roteiro
Os roteiros dos filmes duram em torno de uma semana para serem escritos.”Viro a noite escrevendo. Sou muito detalhista, sabe?”, diz. Os atores do atual filme, que tem entre 3 e 63 anos, são moradores de Brazlândia e Ceilândia. Eles participam das gravações gratuitamente, tudo em nome da diversão.

Estudante, Mateus Moura, de 17 anos, é ator e diretor do curta “Cavaleiro da Esperança”. A inspiração do roteiro surgiu após um trabalho escolar. “Precisávamos fazer um filme e pedi ajuda para o João. Após a apresentação, ele foi adequando o curta e ficou perfeito. As histórias que ele cria são geniais. O jeito que ele conversa, age. Até esqueço que ele é cego.”

O atual filme “Cavaleiro da Esperança” é uma sátira que brinca com o cenário político brasileiro. Personagens como Zika do Chef, Chechéu Temer e Meliante Cunha fazem parte da história. O enredo gira em torno do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Juntamos artesãos, donas de casa, comerciantes. Nosso elenco é vasto, gente comum, que não tem muita experiência com teatro. Infelizmente, não temos verba e estamos pedindo ajuda para a comunidade e empresários. São R$ 150 mil necessários para a realização do filme”, diz Nádia Castro, de 54 anos, atriz e esposa de Antunes.

Ainda não há definição sobre data de início das gravações do filme. Porém, o grupo está animado e ensaia as cenas todos os finais de semanas. Rígido, Antunes participa de todos e pede o máximo de esforço dos atores.

“A cegueira me fez enxergar. Hoje, sou uma pessoa melhor, mais paciente, feliz e confiante. O país precisa de mais incentivo na cultura. Mesmo sem apoio, não vou desistir. Já ouvi que cinema é coisa de quem vê. Tudo mentira. Cinema é coisa de gente apaixonada, gente que respira e ama a arte”, diz o cineasta.

G1

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Se liga, consumidor!

Procon-DF dá dicas para evitar transtornos e golpes na Black Friday

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Ao Vivo de Brasília
golpes black friday
Foto/Imagem: Freepik

Aguardada por milhões de consumidores em todo o mundo, a Black Friday é um dos eventos de vendas mais esperados por quem está em busca de descontos e promoções. A data oficial será no dia 29. Entretanto, desde o começo do mês, diversas lojas e sites de vendas já estão em clima de promoção. Com isso, os consumidores devem ficar atentos à veracidade dos descontos e, em caso de irregularidades, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) deve ser acionado.

Além de orientar para os riscos das compras virtuais, o órgão também dá dicas para não cair em golpes. O diretor do Procon-DF, Marcelo Nascimento, chama atenção para que os consumidores façam um planejamento antes de adquirir os produtos desejados, a fim de não realizar a compra no impulso. A sugestão é fazer uma lista daquilo que pretende comprar, com mais de 30 dias de antecedência, além de monitorar a evolução dos preços, checar se o desconto é real, se vale a pena e, principalmente, se cabe no bolso.

“O Procon-DF vem para proteger e defender o consumidor nas relações de consumo, orientando sobre os direitos do consumidor e as obrigações dos comerciantes. É importante que a população possa contar com esse órgão que atua nas frentes de fiscalização”, destaca o diretor.

Dicas

Para evitar transtornos na hora das compras eletrônicas, por exemplo, é importante certificar-se de que está navegando no site original da marca, tendo cautela com anúncios que trazem preços muito abaixo do normal. Vale observar, também, se a loja possui endereço físico ou CNPJ, além de se atentar para as formas de pagamento. “Normalmente, os golpistas dão preferência a pix e boleto em vez de cartão de crédito”, explica Marcelo.

Outro cuidado é conferir a reputação da empresa em sites especializados, redes sociais ou até com familiares e amigos. No ato do pagamento, é necessário checar os requisitos de segurança, como um cadeado que fica localizado no canto superior da tela. Já nas lojas físicas, é essencial estar atento aos requisitos de troca do produto no período promocional.

dicas para não cair em golpes na black friday

Arte: Agência Brasília

Na proteção da lei

O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente depois das festas de fim de ano; então, é prudente tomar cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O desconto da Black Friday não é único, e é possível que mais promoções sejam anunciadas novamente em outros períodos.

Também é comum que empresas subam o valor de produtos na véspera da Black Friday para depois baixar o preço, simulando descontos. Isso é publicidade enganosa, o que é proibido por lei, e a loja pode ser penalizada. Por isso a importância de ter a pesquisa e o histórico de preços nas lojas físicas e virtuais dos produtos que pretende comprar. Guarde o folheto ou a imagem da tela do computador com a demonstração do produto, o valor, o link, o nome da loja, a data e a hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, é possível verificar se a oferta realmente foi cumprida.

Entre os problemas mais comuns relatados na Black Friday estão situações em que o consumidor finaliza uma compra pela internet e depois o pedido é cancelado. Também pode acontecer de o lojista anunciar um produto com preço menor e, depois que o consumidor coloca o produto no carrinho de compras, o valor sobe. A dica é a mesma: guardar anúncios, e-mails, salvar as telas com as ofertas e confirmações das transações. A estratégia de lojas físicas que fecham vendas pelo telefone celular, por meio de aplicativos de bate-papo, é configurada como compra fora do estabelecimento comercial; portanto, valem as regras de comércio a distância.

A lei também prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra a distância. O tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço. Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete. O prazo de entrega é de total responsabilidade da loja e deve ser cumprido.

Itens comprados em liquidações e peças de mostruário têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Há casos em que os produtos estão em promoção justamente por apresentarem defeitos. As avarias devem ser apresentadas ao consumidor e justificadas como motivos para a aplicação do desconto.

Denúncias

As denúncias em qualquer um dos casos apontados podem ser feitas de forma eletrônica pelo Sistema de Peticionamento Eletrônico, pelo telefone 151 ou presencialmente, por ordem de chegada.

O relato deve conter a identificação pontual do problema: o que o consumidor quer que seja fiscalizado, o nome da loja e o endereço completo do estabelecimento a ser vistoriado.

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Loja 91, térreo

BRB inaugura segunda agência no Lago Norte, no Shopping Iguatemi

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Ao Vivo de Brasília
BRB Iguatemi
Foto/Imagem: Divulgação/BRB

Com foco na modernização da sua rede de atendimento e no oferecimento de uma experiência exclusiva e personalizada aos clientes, o BRB inaugurou uma unidade no Shopping Iguatemi. Esta é a segunda agência do BRB no Lago Norte, e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Com layout estruturado no novo modelo de atendimento de varejo do banco, a abertura da nova agência no Lago Norte, reforça a estratégia do BRB de se consolidar como referência em soluções financeiras personalizadas, modernas e inovadoras para o público.

“Estamos felizes em inaugurar uma agência no Iguatemi, importante ponto da capital do País. Nosso foco é oferecer o melhor banco para os nossos clientes e garantir não apenas os melhores produtos e serviços, mas também um atendimento exclusivo”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Localizada no térreo do shopping, loja 91, a unidade é uma das 55 já disponibilizadas com o novo modelo de design do Banco, cujos pilares são os eixos de ambiência, melhoria de processos, reposicionamento da Rede de atendimento e nova segmentação. Somente em 2024, foram entregues 27 unidades, entre agências novas, transferidas e reformadas.

O novo escritório de negócios BRB, na Agência Iguatemi, possui ambiente confortável e sofisticado, com design preparado para combinar um atendimento phygital diferenciado, com privacidade e conveniência. Com premiações internacionais, o layout inclui, ainda, espaço para café.

Entre as soluções do portfólio completo do banco para esse público, está o cartão BRB DUX VISA, produto que oferece benefícios exclusivos e especializados, como serviços de concierge, consultoria e uso de salas VIP nos aeroportos de todo o mundo. Outro diferencial do Dux, que inclui o VISA Eurobike, o BRB Adega e o CASACOR BRB DUX, é o programa de relacionamento, com acúmulo de até 7 pontos por dólar gasto.

Clientes da unidade Iguatemi também terão acesso às melhores soluções negociais, adequadas a cada perfil de correntista, além de uma robusta plataforma de investimentos com mais de 600 produtos e home broker.

Com 58 anos de história, o Banco BRB possui uma rede de 201 agências, distribuídas pelo Distrito Federal e nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba e Tocantins. São mais de 8 milhões de clientes distribuídos por 39 países, todos os continentes e 95% de todo o território nacional.

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