Curta nossa página

Agilidade e eficiência

Na Hora registrou mais de 2,6 milhões de atendimentos à população em 2024

Publicado

Na Hora
Foto/Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília


Mais agilidade e eficiência na prestação de atendimentos públicos à população do Distrito Federal. Esta é a marca celebrada em 2024 pelo Na Hora, órgão gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), que realizou 2.628.293 atendimentos de janeiro a dezembro – sendo, em média, 7.200 por dia.

O número representa um acréscimo de 250 mil atendimentos em relação ao mesmo período de 2023 (+10,5%). A maioria dos serviços foram disponibilizados presencialmente nas oito unidades do órgão, com o tempo médio de espera de 8 minutos e 59 segundos – ante 9 minutos e 05 segundos do ano passado. Além disso, o índice de satisfação identificado nos terminais de avaliação manteve-se acima de 99%.

As unidades do Na Hora estão localizadas em Ceilândia, na Rodoviária do Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama, no Riacho Fundo, em Sobradinho, em Brazlândia e no Setor Comercial Sul (unidade de perícias). Juntos, os espaços (unidades do NH) contabilizam 2.591.881 atendimentos – 98% do total ocorrido de janeiro a dezembro deste ano.

Outros 36.412 atendimentos foram realizados pela carreta Na Hora Mais Perto do Cidadão, serviço itinerante do órgão que percorreu esse ano mais de 30 regiões administrativas. Também disponível à população para orientações e agendamentos, a Central 156, opção 8, foi responsável em 2024 por 43.660 consultas.

O aposentado Ronildo Leonel, 70 anos, foi um dos usuários do Na Hora este ano que ficou surpreso com a praticidade e agilidade do atendimento. Ele aproveitou que a carreta do órgão estacionou dois dias próximo a sua casa, em Santa Maria, para resolver todas as suas pendências com o Detran. “Puxei todos os documentos e resolvi todas os meus problemas de maneira rápida, acessível e com um ótimo atendimento. Este serviço facilitou muito a minha vida”, comemorou.

Criada em 2021, a unidade móvel do Na Hora conta com 14 guichês de atendimento, um ponto de autoatendimento, porta com elevador de acessibilidade, banheiro e copa para uso dos servidores, uma sala de TI, gerador com autonomia de 6h, ar-condicionado em toda a unidade, além de mobiliários e equipamentos modernos, para atender à população com qualidade e eficiência.

As unidades e carreta do Na Hora reúnem representantes de diversos órgãos públicos, como Caesb, Polícia Civil, Detran, INSS, Neoenergia e Tribunal Regional Eleitoral. Desde a sua criação, inicialmente intitulado como Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, mais de 44 milhões de atendimentos foram realizados.

Atendimento de qualidade e sem fila

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os números de atendimentos do Na Hora em 2024 mostram o empenho e compromisso da pasta com os cidadãos do DF. “Nosso maior desafio não é fazer entregas de políticas públicas, mas sim fazer com que essas políticas cheguem à população. E esses mais de 2,6 milhões de atendimentos confirmam que este trabalho está sendo bem-sucedido”, destacou.

O tempo de espera foi o que mais surpreendeu o estudante Isaías Gomes, 23 anos, que junto a sua avó, Jacira Gomes, 64 anos, procuraram a unidade da rodoviária para tirar a segunda via da sua carteira de identidade e negociar dívidas de contas em atraso com a Neoenergia. “Nos preparamos para passar uma tarde, mas resolvemos todas nossas solicitações em pouco mais de meia hora. Nem fila enfrentamos e ainda saímos satisfeitos por sermos devidamente atendidos. O Na Hora, realmente, facilitou a nossa vida”, exaltou.

Unidades fixas de atendimento do Na Hora

  • Rodoviária do Plano Piloto
    Plataforma inferior, próximo ao Metrô-DF
  • Taguatinga
    Avenida Comercial, QS 3, Lote 11, lojas 4 a 8 – Pistão Sul/Águas Claras
  • Ceilândia
    Piso superior do Shopping Popular de Ceilândia – QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul
  • Sobradinho
    Quadra 6, Área Especial 8
  • Gama
    Gama Shopping: AE 1, EQ 55/56, Setor Central
  • Riacho Fundo
    Shopping Riacho Mall – QN 7, AE 1
  • Brazlândia
    Área 4, Lote 3, Setor Tradicional
  • Perícia Médica Federal
    Setor Comercial Sul, Quadra 4, Ed. Luiz Carlos Botelho – Asa Sul

Economia

Nota Legal 2024: premiados têm até 14/02 para indicar conta bancária

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O prazo para o contribuinte premiado no segundo lote do 2º sorteio do programa Nota Legal de 2024 indicar os dados bancários para recebimento dos valores ganhos acaba no próximo dia 14 de fevereiro. O valor será pago em até 60 dias após o fechamento do lote. Para consulta, visite o portal do Nota Legal.

A Secretaria de Economia (Seec-DF) lembra que os consumidores que tiveram bilhetes premiados nos lotes anteriores dos dois sorteios de 2024 já estão com o dinheiro em conta bancária. Os depósitos ocorreram nos dias 10 e 11 de janeiro de 2025 para o primeiro lote do sorteio 2/2024, com o total de 5.811 indicações, e valor pago de R$ 2,2 milhões (e cujas indicações foram realizadas até o dia 6 de dezembro do ano passado).

Nos dias 29 e 30 de janeiro, foram pagos os valores das indicações do último lote do sorteio 1/2024, com um resíduo de 1.079 indicações e valor pago de R$ 134.800.

Prêmio dobrado

Vale lembrar que, a partir de 2025, o valor do prêmio principal dobrou, passando a ser de R$ 1 milhão. Há, também, dois outros de R$ 200 mil. São, no total, 12,6 mil prêmios em dinheiro. A Seec-DF realiza dois sorteios anuais, sendo um em cada semestre. O total de prêmios ofertados chega a R$ 3 milhões por evento.

Nos dois eventos de 2023, por exemplo, o GDF pagou efetivamente aproximadamente R$ 4,9 milhões em prêmios em dinheiro. Ganhadores de outros R$ 1,1 milhão não fizeram indicações de contas correntes ou poupança e, portanto, não resgataram o montante – isso corresponde a 8.414 bilhetes premiados não resgatados.

Em relação ao sorteio realizado no 1º semestre de 2024, a Seec/DF registrou um aumento no número de participantes de 4,25%, o que representou 41.675 pessoas a mais concorrendo. Vale ressaltar que, para participar, o consumidor não pode ter débitos junto à Receita do DF.

Recorde

No ano passado, R$ 85,2 milhões foram indicados para descontos no IPVA e no IPTU. O total de 149.663 consumidores optaram por receber também os créditos acumulados por depósito bancário. O valor total indicado, neste caso, chegou a R$ 35,5 milhões.

Já em 2025, o valor acumulado das indicações de crédito para desconto no IPTU e no IPVA chegou a R$ 93,3 milhões – um recorde. Do total do ano de 2025, 67,91% foram destinados ao imposto sobre propriedade de veículos; os 32,09% restantes, para o tributo cobrado sobre os imóveis.

CONTINUAR LENDO

Fiscalização

CLDF lança novo sistema de acompanhamento do processo legislativo

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
CLDF
Foto/Imagem: Divulgação/CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) segue com o compromisso de ampliar a transparência e a eficiência do processo legislativo. Nesse sentido, a Casa lançou, nesta segunda-feira (3), uma nova interface em seu portal eletrônico, para facilitar a busca de proposições, o acompanhamento da tramitação das propostas e o controle social.

A página substitui o antigo sistema de pesquisa do Processo Legislativo Eletrônico (PLe), ficando mantida a forma de acesso, na página inicial do site. A nova estrutura inclui uma série de funcionalidades, como filtros de busca, quantitativo de proposições em cada um dos filtros e situação dos textos (apresentação; comissões; inclusão na ordem do dia; plenário; redação final; sanção, veto ou promulgação).

Além disso, unifica as bases de dados da CLDF (pré e pós-informatização do processo legislativo, em 2021), permitindo pesquisar qualquer projeto protocolado desde a primeira legislatura, em 1991.

Outra melhoria diz respeito à forma de apresentação e visualização das informações. À esquerda da página do PLe, o usuário poderá “filtrar”, facilmente, as mais de 147 mil proposições do banco de dados de acordo com o tipo (projeto de lei, proposta de Emenda à Lei Orgânica etc.); ano; situação (aprovação/rejeição, arquivar etc.); autoria e tema (assistência social, educação, entre outros).

A pesquisa poderá ser feita, também, a partir da combinação de vários filtros. Por exemplo: em 2024 (ano), foram apresentados 66 projetos de lei (tipo de proposição) sobre saúde (tema). Todos os PLs desse recorte aparecerão, então, listados à direita.

Inovações

“O novo sistema aprimora a usabilidade, a integração com conteúdos do portal e facilita o compartilhamento e a busca de proposições, além de permitir maior participação popular e indexação de conteúdos pelos buscadores”, explica o consultor técnico-legislativo Luís Felipe Rabello Taveira, chefe do Setor de Administração de Sistemas (Seasi), da Diretoria de Modernização e Inovação Digital (DMI), uma das áreas da Casa envolvidas na elaboração e implementação da nova interface.

Taveira ressalta que o novo PLe permitirá compartilhar os projetos nas redes sociais de forma mais intuitiva, já com “layout” adaptado para cada uma delas.

Além disso, o servidor adianta que a estrutura permitirá a implementação, no futuro, de outras funcionalidades de participação popular no portal da CLDF, como a integração com o gov.br. “Isso permitirá que a população submeta ideias legislativas, participe mais do processo legislativo dando suas opiniões, dentre várias outras melhorias”, completa.

Transparência e participação

O terceiro secretário da CLDF, deputado Martins Machado (Republicanos), responsável pela administração do processo legislativo na Casa, elogia as melhorias no sistema de pesquisa de proposições legislativas: “Isso reafirma o compromisso da Câmara Legislativa com a transparência e a ampliação do acesso da população ao trabalho realizado na Casa do Povo”.

O distrital ainda observa: “Essa iniciativa fortalece a participação popular, garantindo que a sociedade esteja cada vez mais envolvida nas decisões que impactam diretamente suas vidas, contribuindo para a construção de uma democracia mais sólida e representativa”.

Responsável pela Diretoria de Modernização e Inovação Digital (DMI), o primeiro vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT), avalia que o novo sistema facilita e agiliza a busca de projetos, “o que amplia a transparência das atividades dos distritais”.

“Em breve, até mesmo a população vai ter uma participação mais direta pelo sistema, enviando sugestões de leis, projetos e ações. É um trabalho que está alinhado desde o início da nossa gestão na vice-presidência”, conclui o parlamentar.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense