Curta nossa página

Visão para Todos

Projeto vai oferecer exame de vista e óculos a alunos da rede pública do DF

Publicado

Visão para Todos DF
Foto/Imagem: Matheus H. Souza/Agência Brasília


A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), por meio do Instituto de Cidadania e Desenvolvimento Social (Incide), vai levar às crianças matriculadas da rede de ensino pública do ensino fundamental do Distrito Federal (DF) o projeto Visão para Todos, que disponibilizará exames de vista e consultas médicas gratuitos, diagnosticando doenças refrativas como miopia, astigmatismo, hipermetropia.

A iniciativa também incluirá a doação de óculos com lentes corretivas àqueles que necessitarem, além de executar atividades culturais aos beneficiados nas respectivas escolas. O extrato do termo de fomento que formaliza a ação foi publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

No total, serão oferecidos 2.100 atendimentos gratuitos para os alunos matriculados no fundamental I, que abrange a faixa etária entre 5 a 14 anos, em escolas de São Sebastião, Riacho Fundo, Itapoã, Ceilândia e Taguatinga. Ainda, está prevista a doação de pelo menos 1.550 óculos com lente de grau para alunos necessitados.

Idealizado pelo empresário e ex-deputado Carlos Tabanez, o Visão para Todos terá um investimento total de R$ 700 mil, recursos viabilizados por emendas parlamentares dos deputados distritais Robério Negreiros e Martins Machado. O projeto entrou em vigor no dia 18 deste mês, data em que o termo foi assinado, e seguirá até 27 de junho de 2025.

O projeto também fomenta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao promover a saúde, garantir o direito à educação de qualidade e contribuir para a igualdade de oportunidades e proteção das crianças e adolescentes participantes do projeto.

De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa alinha-se diretamente com a missão da Sejus, que visa à promoção integral dos direitos das crianças e adolescentes. “Ao garantir acesso à saúde ocular e contribuir para a igualdade de oportunidades, o projeto fortalece o compromisso da pasta, através da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (Subpca) com a inclusão social e educacional, garantindo que cada aluno tenha condições adequadas para aproveitar plenamente o ambiente escolar”, disse.

Os atendimentos iniciarão com o ano letivo escolar de 2025 nas seguintes escolas:

  • Escola Classe Kanegae
    Colônia Agrícola Riacho Fundo I, 01 Fazenda Sucupira – Riacho Fundo
  • Escola Classe Agrovila São Sebastião
    Q100 Conjunto Q AE 01 – Bairro Vila Nova
  • Escola Classe 02 de Itapoã
    Qd 378 – Conjunto L – Ae 03 – Itapoã
  • Escola Classe 52 de Taguatinga
    Qnm 38 Ae 01, Taguatinga Norte
  • Escola Classe 16 de Ceilândia
    EQNO 04/06, Área Especial, Ceilândia

O alerta

PMDF dá dicas de segurança durante festas e viagens de fim de ano

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Segurança Pública DF
Foto/Imagem: André Feitosa/Ascom SSP-DF

Fim de ano é época de descanso e diversão. Muitas pessoas aproveitam o período para ir a festas ou para viajar. Mas é importante ficar alerta para garantir que tudo possa correr em segurança. Por isso, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dá algumas dicas para que a curtição não vire dor de cabeça.

Em eventos, a primeira dica já é um clássico: se beber, não dirija. “Se tiver um ‘amigo da vez’ [aquele que vai ficar sem beber para dirigir], excelente. Se não tiver, a PM sugere o uso de veículos de aplicativo, que aí a pessoa pode se divertir em segurança”, aponta o porta-voz da PMDF, capitão Otávio Munhoz.

Outras orientações dizem respeito ao patrimônio. “Se for frequentar algum bar, algum show, não precisa levar todos os cartões ou dinheiro em espécie. Só com o celular, a pessoa consegue usar o cartão virtual, que é fácil de usar e de bloquear, além de ter uma senha para acessar esse cartão”, sugere Munhoz.

Bolsas e mochilas devem estar sempre na parte da frente, ao alcance da vista. Também é recomendado evitar usar cordões ou outras joias que chamem muito a atenção de possíveis criminosos. Do lado de fora, se estiver de carro, a orientação é não deixar objetos à mostra no interior do veículo. “Tudo isso pode chamar a atenção para o crime de ocasião, que é o furto”, pontua o capitão.

Residência

Para quem vai viajar, há a preocupação com a residência que ficará vazia. O primeiro cuidado deve ser com as fechaduras. Se possível, somada à tradicional, a PMDF recomenda o uso das eletrônicas. “Elas têm uma senha, que é muito difícil de conseguir acertar, e ainda têm uma espessura maior. Então, podem ser um reforço”, explica o porta-voz da corporação. Ele ainda acrescenta que não se deve “jamais colocar chaves em lugares secretos”, a fim de que outras pessoas possam pegar.

Uma outra orientação é tentar manter uma impressão de movimento na casa. Isso pode ser feito com a utilização de lâmpadas com fotocélulas, que acedem diante da ausência de luz e se apagam ao nascer do dia. Também é importante cancelar assinaturas de jornais e revistas, caso as tenha, para que os materiais não se acumulem em frente ao imóvel. Vale ainda pedir a um familiar ou amigo de confiança para fazer visitas periódicas à residência, para conferir se tudo está em ordem.

Por fim, a PMDF também sugere discrição na hora de sair com as malas — para que potenciais criminosos não vejam — e, se possível, a aquisição de alarmes e câmeras de vigilância. “E se a pessoa tiver um pouco mais de condições, vale a pena contratar um seguro contra furto, roubo, dano elétrico, alagamento. Vale a pena investir”, arremata o capitão Munhoz.

CONTINUAR LENDO

1º semestre de 2025

Inscrições para os centros interescolares de línguas começam dia 04/01

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Centros Interescolares de Línguas
Foto/Imagem: Fotomontagem/AVB

Os Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal terão inscrições para o 1º semestre de 2025 no período de 4 a 10 de janeiro, exclusivamente pelo site oficial da Secretaria de Educação do DF. As vagas são destinadas a estudantes da rede pública de ensino do DF, alunos de colégios militares e à comunidade em geral, a partir do 6º ano do ensino fundamental. E, em 2025, haverá um período único de inscrições para todos esses públicos.

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Francis Ferreira, chama a atenção para o período único de inscrições para todos os grupos que podem pleitear uma vaga. “É importante ficar atento, pois no ano que vem, haverá um período único de inscrições para estudantes da rede pública de ensino do DF, Colégio Militar de Brasília, Colégio Dom Pedro II e comunidade em geral”.

Apesar do período único de inscrições, o sorteio das vagas será feito em etapas de acordo com o grupo ao qual o indivíduo inscrito está inserido. Primeiro serão sorteadas as vagas para os estudantes da rede pública. Depois disso será a vez do sorteio para estudantes dos Colégios Militares de Brasília e Dom Pedro II. Só no final, serão ofertadas as vagas remanescentes para a comunidade.

As vagas estarão disponíveis em todos os 17 CILs espalhados pelo Distrito Federal. Serão ofertados cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Japonês. O número total de vagas será divulgado até 2 de janeiro, quando cada CIL informará a disponibilidade.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense