Gratuito
Batalhão da PM adestrará 20 cães até 30 de junho, data da formatura dos animais
Há sete meses, desde o nascimento de Bob, a vendedora Sarah Camargo diz que a casa em Vicente Pires ficou mais bagunçada. “Ele é bem indisciplinado”, conta a dona do pastor-alemão. O animal é um dos 200 que, até sexta-feira (5), participam de uma avaliação do Batalhão de Policiamento com Cães da Polícia Militar do Distrito Federal (BPCães) com o objetivo de ingressar em uma das 20 vagas do Curso de Cinotecnia — ciência que estuda o comportamento, a fisiologia e a psicologia dos cães. “Estou esperando desde o ano passado por esse momento”, torce Sarah.
O batalhão agenda cerca de 20 avaliações diárias, e a seleção é feita com a presença de um médico veterinário e quatro instrutores. “Avaliamos principalmente o temperamento, a sociabilidade, a andadura e se o cão gosta de brincar”, explica o coordenador do curso, tenente André Hideki Nogueira. Os donos dos animais escolhidos receberão o resultado por telefone de 15 a 20 de fevereiro.
Em 7 de março, os cachorros considerados aptos a participar do treinamento gratuito devem ser deixados pelos donos no canil da PM, onde ficarão hospedados até 30 de junho — data em que ocorre a formatura dos animais adestrados. Durante o primeiro mês de curso, os bichos não podem receber a visita dos donos. Depois desse período, são permitidas visitas agendadas.
Podem participar do curso animais de 6 meses a 2 anos de idade das raças pastor-alemão, pastor-belga malinois, rottweiler e doberman. Os bichos devem estar com a carteira de vacinação em dia e assinada por um médico veterinário.
O programa anual é realizado desde 1971 pelo BPCães e tem como objetivo capacitar os policiais militares que estão em fase de treinamento como adestradores. Participam do curso 20 alunos e 15 instrutores. Enquanto os militares devem mostrar técnica veterinária e capacidade para inserir os bichos na atividade policial, os animais saem com adestramento básico e com características de guarda.
As inscrições para avaliações estão esgotadas e só ocorrerão no caso de desistências. Proprietários que queiram mais informações sobre o processo devem entram em contato com o BPCães pelo número (61) 9969-3802.
Gabriela Moll, Agência Brasília
Se liga, consumidor!
Procon-DF dá dicas para evitar transtornos e golpes na Black Friday
Aguardada por milhões de consumidores em todo o mundo, a Black Friday é um dos eventos de vendas mais esperados por quem está em busca de descontos e promoções. A data oficial será no dia 29. Entretanto, desde o começo do mês, diversas lojas e sites de vendas já estão em clima de promoção. Com isso, os consumidores devem ficar atentos à veracidade dos descontos e, em caso de irregularidades, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) deve ser acionado.
Além de orientar para os riscos das compras virtuais, o órgão também dá dicas para não cair em golpes. O diretor do Procon-DF, Marcelo Nascimento, chama atenção para que os consumidores façam um planejamento antes de adquirir os produtos desejados, a fim de não realizar a compra no impulso. A sugestão é fazer uma lista daquilo que pretende comprar, com mais de 30 dias de antecedência, além de monitorar a evolução dos preços, checar se o desconto é real, se vale a pena e, principalmente, se cabe no bolso.
“O Procon-DF vem para proteger e defender o consumidor nas relações de consumo, orientando sobre os direitos do consumidor e as obrigações dos comerciantes. É importante que a população possa contar com esse órgão que atua nas frentes de fiscalização”, destaca o diretor.
Dicas
Para evitar transtornos na hora das compras eletrônicas, por exemplo, é importante certificar-se de que está navegando no site original da marca, tendo cautela com anúncios que trazem preços muito abaixo do normal. Vale observar, também, se a loja possui endereço físico ou CNPJ, além de se atentar para as formas de pagamento. “Normalmente, os golpistas dão preferência a pix e boleto em vez de cartão de crédito”, explica Marcelo.
Outro cuidado é conferir a reputação da empresa em sites especializados, redes sociais ou até com familiares e amigos. No ato do pagamento, é necessário checar os requisitos de segurança, como um cadeado que fica localizado no canto superior da tela. Já nas lojas físicas, é essencial estar atento aos requisitos de troca do produto no período promocional.
Na proteção da lei
O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente depois das festas de fim de ano; então, é prudente tomar cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O desconto da Black Friday não é único, e é possível que mais promoções sejam anunciadas novamente em outros períodos.
Também é comum que empresas subam o valor de produtos na véspera da Black Friday para depois baixar o preço, simulando descontos. Isso é publicidade enganosa, o que é proibido por lei, e a loja pode ser penalizada. Por isso a importância de ter a pesquisa e o histórico de preços nas lojas físicas e virtuais dos produtos que pretende comprar. Guarde o folheto ou a imagem da tela do computador com a demonstração do produto, o valor, o link, o nome da loja, a data e a hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, é possível verificar se a oferta realmente foi cumprida.
Entre os problemas mais comuns relatados na Black Friday estão situações em que o consumidor finaliza uma compra pela internet e depois o pedido é cancelado. Também pode acontecer de o lojista anunciar um produto com preço menor e, depois que o consumidor coloca o produto no carrinho de compras, o valor sobe. A dica é a mesma: guardar anúncios, e-mails, salvar as telas com as ofertas e confirmações das transações. A estratégia de lojas físicas que fecham vendas pelo telefone celular, por meio de aplicativos de bate-papo, é configurada como compra fora do estabelecimento comercial; portanto, valem as regras de comércio a distância.
A lei também prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra a distância. O tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço. Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete. O prazo de entrega é de total responsabilidade da loja e deve ser cumprido.
Itens comprados em liquidações e peças de mostruário têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Há casos em que os produtos estão em promoção justamente por apresentarem defeitos. As avarias devem ser apresentadas ao consumidor e justificadas como motivos para a aplicação do desconto.
Denúncias
As denúncias em qualquer um dos casos apontados podem ser feitas de forma eletrônica pelo Sistema de Peticionamento Eletrônico, pelo telefone 151 ou presencialmente, por ordem de chegada.
O relato deve conter a identificação pontual do problema: o que o consumidor quer que seja fiscalizado, o nome da loja e o endereço completo do estabelecimento a ser vistoriado.
Loja 91, térreo
BRB inaugura segunda agência no Lago Norte, no Shopping Iguatemi
Com foco na modernização da sua rede de atendimento e no oferecimento de uma experiência exclusiva e personalizada aos clientes, o BRB inaugurou uma unidade no Shopping Iguatemi. Esta é a segunda agência do BRB no Lago Norte, e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.
Com layout estruturado no novo modelo de atendimento de varejo do banco, a abertura da nova agência no Lago Norte, reforça a estratégia do BRB de se consolidar como referência em soluções financeiras personalizadas, modernas e inovadoras para o público.
“Estamos felizes em inaugurar uma agência no Iguatemi, importante ponto da capital do País. Nosso foco é oferecer o melhor banco para os nossos clientes e garantir não apenas os melhores produtos e serviços, mas também um atendimento exclusivo”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Localizada no térreo do shopping, loja 91, a unidade é uma das 55 já disponibilizadas com o novo modelo de design do Banco, cujos pilares são os eixos de ambiência, melhoria de processos, reposicionamento da Rede de atendimento e nova segmentação. Somente em 2024, foram entregues 27 unidades, entre agências novas, transferidas e reformadas.
O novo escritório de negócios BRB, na Agência Iguatemi, possui ambiente confortável e sofisticado, com design preparado para combinar um atendimento phygital diferenciado, com privacidade e conveniência. Com premiações internacionais, o layout inclui, ainda, espaço para café.
Entre as soluções do portfólio completo do banco para esse público, está o cartão BRB DUX VISA, produto que oferece benefícios exclusivos e especializados, como serviços de concierge, consultoria e uso de salas VIP nos aeroportos de todo o mundo. Outro diferencial do Dux, que inclui o VISA Eurobike, o BRB Adega e o CASACOR BRB DUX, é o programa de relacionamento, com acúmulo de até 7 pontos por dólar gasto.
Clientes da unidade Iguatemi também terão acesso às melhores soluções negociais, adequadas a cada perfil de correntista, além de uma robusta plataforma de investimentos com mais de 600 produtos e home broker.
Com 58 anos de história, o Banco BRB possui uma rede de 201 agências, distribuídas pelo Distrito Federal e nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba e Tocantins. São mais de 8 milhões de clientes distribuídos por 39 países, todos os continentes e 95% de todo o território nacional.
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