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The Everly Growth Agency

Esqueça as datas sazonais se quiser fazer sua empresa vender mais

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Wemerson - The Everly Growth Agency
Foto/Imagem: Divulgação


Vem aí o Dia dos Namorados e eis que o mar de ofertas do varejo brotam aqui e ali. Mas, usando dois exemplos pontuais, o último Dia das Mães, com queda de 4,1% graças aos juros altos, e o último Natal, abaixo do esperado pelo 3° ano consecutivo, fica evidente que não vale apostar (apenas) em datas excepcionais para fazer grandes movimentos de vendas. “Saí na frente o empresário que tem um calendário anual próprio de vendas, estabelecido em growth e independente de datas comemorativas”, diz Wemerson Santi, CEO da The Everly Growth Agency.

Isso quer dizer que você não deve mais investir em estratégias digitais para essas datas? Segundo o publicitário, não significa. “Esse movimento do mercado diante de datas comemorativas, ondas em que o varejo aposta pesado, nos mostra que o empresário que depender dessas datas para vender está condenado ao fracasso”, diz.

Por isso, se você busca uma forma de crescer de forma sustentável, é indispensável entender que isso não vai ser feito com descontos em um dia ou mês específico. Growth precisa ser trabalhado todo dia como cultura da empresa, pensando principalmente em estratégias de marketing digital que buscam as vendas, acima de tudo e qualquer coisa.

Assim, hoje eu vou te falar um pouco sobre o cenário de business das datas sazonais, mas também em como desenhar uma estratégia baseada em cultura e métodos para vender mais.

Datas comemorativas

Datas comemorativas, como Dias dos Namorados, Black Friday, Natal, Dia das Mães e etc, são momentos conhecidos por oferecerem descontos em diversos produtos, principalmente em e-commerces e marketplaces. Ou seja, uma ótimas datas para o consumidor, mas e para a empresa?

Bom, ao se tratar do mercado brasileiro, a Black Friday, por exemplo, nunca foi um grande sucesso de fato. E para rechear o bolo, no ano passado a data amargou uma queda de 28% no faturamento da data em relação ao ano passado. Resultado: milhares de empreendedores investiram na data e se frustraram com seus ROI’s.

Mas isso não é nenhuma novidade para quem respira resultados de negócios. E frustração generalizada parte muito do princípio de que por aqui entende-se as datas comemorativas do jeito errado. Esses são os momentos perfeitos para se livrar de estoques que estão parados, mas não para fazer mais estoque, por exemplo.

Afinal de contas, onde está o valor? Vender mais produtos por um valor mais baixo ou manter um ritmo mensal de vendas com um ticket médio mais alto? A resposta é bem óbvia, porque se você está dependendo de descontos para conseguir vender mais, sua empresa não parece ter um futuro muito promissor.

O jeito certo

Isso não quer dizer que você deva deixar sua empresa de fora dos períodos comemorativos. Você deve, na verdade, fazer deste o momento de complementar seu plano estratégico de vendas do ano todo, garantindo um faturamento extra, independente do provisionado.

O negócio é fazer sua empresa vender mais o ano inteiro

Agora que ficou evidente o quanto depender de datas específicas para vender mais pode ser um problema para o crescimento do seu negócio, é preciso abrir os olhos para o que pode impulsionar as vendas a longo prazo na sua empresa, projeto ou content.

Desenvolva metas mais audaciosas e comece a definir o caminho para alcançá-la. Dessa forma, você conseguirá enxergar caminhos mais assertivamente e desenhar estratégias mais mensuráveis.

Também é super válido encontrar parceiros e empresas que podem ajudá-lo nessa missão, como uma assessoria de marketing, por exemplo. Possibilitando que seu plano de ação sempre esteja alinhado com a estratégia correta para o seu negócio, e assim, garantindo a falta de dependência em períodos específicos do ano.

Para finalizar, vale lembrar que de tudo o que foi dito aqui, o resumo não significa que você não deva investir em datas sazonais. Mas se você quer crescer de forma sustentável, sua estratégia não pode depender disso. Grandes empresas quebraram por não perceber isso em épocas como a da pandemia, e muitas ainda vão quebrar.

Sobre Wemerson Santi

CEO e fundador da The Everly Growth Agency, proeminente assessoria de marketing digital brasiliense. Wemerson Santi figura entre os principais empreendedores da comunicação da capital do país, segundo o jornal Correio Braziliense, com diversos prêmios publicitários nacionais e internacionais. Já passaram pelo seu portfólio empresas como Rolex, Montblanc, Mitsubishi, Banco do Brasil, Gatorade, Nextel, Peugeot, entre outras. Recentemente a The Everly Growth Agency anunciou produtos de nicho voltados ao segmento Health e Law – com estratégias de Marketing Digital e Growth para advogados e empreendedores da saúde e estética.

Atualizado em 10/06/2023 – 10:49.

Será enviado à CLDF

Governador Ibaneis Rocha anuncia projeto de lei para reduzir o ITBI no DF

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Ao Vivo de Brasília
Ibaneis anuncia PL para redução ITBI no DF
Foto/Imagem: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta sexta-feira (22), um projeto de lei para alterar a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), sendo de 1% na primeira transmissão de imóvel novo edificado e de 2% nos demais casos.

A fala ocorreu durante as comemorações dos 60 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Distrito Federal (Sinduscon-DF), onde o chefe do Executivo foi homenageado pelo trabalho em prol do setor.

O projeto de lei será enviado em breve à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para votação e, se aprovado, terá validade a partir de 1º de janeiro de 2025.

No discurso, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a redução do tributo não vai afetar os investimentos no DF, que terá de R$ 8 bilhões a R$ 10 bilhões de investimentos para o próximo ano. “O compromisso no momento que a gente tivesse com as contas ajustadas era fazer essa redução. Ela tem um impacto muito grande, principalmente na vida das pessoas que compram seus imóveis, seja o primeiro imóvel, seja o primeiro imóvel novo. Porque quando você fala de redução de 3% para 2% você está falando de uma redução de quase 50% desse valor do ITBI. Isso faz uma diferença muito grande na vida das pessoas, porque os imóveis no Brasil são muito caros. E a gente, por outro lado, com essa redução para 1% do imóvel novo, aquele primeiro imóvel, aquela primeira escritura, a gente incentiva também a construção civil, porque os empresários vão investir mais. Então nós vamos ter um retorno disso aí na parte do ICMS, porque nós vamos vender mais ferro, cimento, tijolo, e vamos gerar mais emprego nas cidades, porque a cidade precisa de geração de emprego. A construção civil é muito importante para o Distrito Federal”, disse Ibaneis Rocha.

A redução na alíquota do ITBI faz parte do trabalho do GDF para fortalecer setores importantes da economia e colaborar com a geração de emprego e renda.

“Nós vamos ter uma redução na arrecadação em torno de R$ 500 milhões, mas que está perfeitamente acomodada dentro do nosso orçamento. Isso mostra que nós estamos trabalhando no caminho certo, com organização, sem deixar de fazer os investimentos necessários, mas também pensando no lado da geração de emprego na nossa cidade”, acrescentou Ibaneis Rocha.

Em 2015, o ITBI subiu de 2% para 3%. Em 2022, o Governo do Distrito Federal (GDF) reduziu temporariamente para 1% pelo período de três meses como parte do programa Pró-Economia II, criado para recuperar e fortalecer a economia da capital, afetada pela pandemia de covid-19. Agora, a redução virá por meio de lei, conforme explica o secretário de Economia, Ney Ferraz.

“A determinação do governador Ibaneis Rocha é trabalharmos sempre na construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. E a redução do ITBI converge nesse sentido, pois estimula as transações imobiliárias, novas construções, gera emprego e renda. Além disso, estamos estimulando também a arrecadação do ICMS, com a venda de material de construção, por exemplo. Ou seja, a redução é na verdade um estímulo para o crescimento da nossa economia. O melhor é que não se trata de uma medida temporária. A proposta do governo é manter as alíquotas de 2% para transações de imóveis usados e 1%, no caso de novos imóveis”, detalhou Ney Ferraz.

A medida foi bem recebida por diferentes setores. Para o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, a medida mostra uma visão inteligente do governo.

“Cabe a gente ser bastante grato e reconhecer esse esforço que o governador fez. São basicamente três motivos importantes pelo qual isso nos orgulha e nos agrada muito. Primeiro, é uma demonstração de sensibilidade com os pleitos do setor. Segundo, é a correção de um erro histórico, que como eu falei, aconteceu há cerca de 10 anos, quando numa sanha arrecadatória, o governo anterior aumentou o ITBI, prejudicando não só o setor produtivo, mas também boa parte da população. E terceiro, demonstra uma ideologia pouco presente hoje entre os políticos, mas que deveria estar mais presente e que é muito importante, que é compreender que carregar, que colocar peso sobre o empresário, sobre a população, isso só atrasa a vida de todo mundo”, avalia.

Em visão semelhante, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire, comemorou o anúncio. “Há tempos destacamos a necessidade de reduzir a carga tributária como uma medida essencial para impulsionar o investimento, a expansão e a inovação nos negócios. Essa iniciativa do GDF promove benefícios amplos, como a facilitação da regularização de imóveis, a redução de custos operacionais e o estímulo à formalização”, avalia.

Atualizado em 22/11/2024 – 23:37.

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Mudança de vida

Ex-moradores de rua do DF ganham oportunidades de emprego na Sejus

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Pedreiro Francisco Tavares - Emprego Sejus-DF
Foto/Imagem: Divulgação/Sejus-DF

O pedreiro Francisco Tavares, 40 anos, pai de três filhos, viveu quase três anos nas ruas, desde que perdeu o seu último emprego. No entanto, há três meses sua vida se transformou. Ele recebeu a abordagem do governo e dias depois foi nomeado para uma oportunidade de trabalho na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). “Já tinha perdido as esperanças e, de repente, as portas do mercado de trabalho voltaram a se abrir para mim. Estou trabalhando com pintura, reforma, o que eu já sei fazer, mas me aprimorando. Essa oportunidade me trouxe condições de sustentar minha família e de sonhar com um futuro melhor”, celebrou.

Francisco é mais um dos beneficiados pelas políticas públicas do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas para à inclusão social de pessoas em situação de rua. Por meio do Decreto 46.250/2024, o Executivo oficializou a criação de 15 cargos dentro da estrutura do GDF destinados exclusivamente para atendimento deste público. A medida estabelece que os postos de trabalho sejam oferecidos nas estruturas administrativas da Sejus e das outras pastas que trabalham com temas relacionados a direitos humanos, qualificação profissional e assistência social.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, define a iniciativa como uma política de inclusão social inovadora. “A contratação de pessoas que já estiveram em situação de rua é uma forma de dignidade, ao oferecer trabalho e possibilidades reais de reintegração à sociedade. Este projeto piloto quebra barreiras e cria pontes para quem mais precisa, pois pessoas em situação de vulnerabilidade terão a chance de recomeçar e contribuir ativamente para o desenvolvimento do Distrito Federal”, afirma.

Mudança de vida

Gilvandro Soares, de 55 anos, foi mais um dos selecionados para fazer parte dessa iniciativa na Sejus. Ele relatou as dificuldades que passou neste período em que viveu nas ruas e como esta oportunidade deve mudar sua vida. “Foi um período difícil e sem privacidade. Esse emprego tem um impacto muito grande na minha vida. Agora tenho renda para adquirir o que eu quero e, mais importante, tenho muitos planos. A gente sonha quando não pode, tendo um salário fixo é outra coisa”.

Os selecionados para trabalhar na Sejus estão lotados no departamento de manutenção e participam das obras de revitalização de equipamentos públicos entregues pela pasta. Tanto Francisco quanto Gilvandro participaram da recente revitalização da sede da Associação Nova Cidadania, uma entidade sem fins lucrativos, que oferece atividades culturais e desportivas para pessoas idosas de Santa Maria.

A reserva de vagas de emprego para pessoas em situação de rua se soma às demais propostas do governo previstas no Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua. Criado em 25 de maio, o documento está dividido em sete eixos, entre os quais está o Eixo de Trabalho e Renda. Nele, o GDF reconhece a importância do trabalho e da geração de renda como meio de inclusão social e dignidade, e oferece estratégias para a consolidação desse objetivo.

Gilvandro Soares - Emprego Sejus-DF

Gilvandro Soares/Divulgação/Sejus-DF

Atualizado em 22/11/2024 – 23:45.

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