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Crescimento de 20,3%

BRB registra lucro líquido de R$ 70 milhões no 1º trimestre de 2023

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Paulo-Henrique-Costa-Presidente-BRB
Foto/Imagem: Divulgação


O Banco BRB alcançou lucro líquido de R$ 70 milhões no primeiro trimestre de 2023, crescimento de 20,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. O retorno sobre o patrimônio líquido médio registrado no período foi de 13,1%. O Banco atingiu a marca de R$ 32,2 bilhões de carteira de crédito ampla, aumento de 38,8%.

O desempenho da carteira de crédito do BRB, nos primeiros três meses do ano, apresentou crescimento em diferentes linhas de negócio. No crédito imobiliário, onde o BRB é líder do mercado no DF há 3 anos e já ocupa a 6ª posição no ranking nacional, o Banco alcançou saldo de R$ 7,23 bilhões, aumento de 48,5% em 12 meses. Principal produto da carteira PF (pessoa física), o crédito consignado atingiu, também no 1T23, saldo de 14,82 bilhões, crescimento de 38% na comparação com 1T22. No crédito rural, o saldo foi de R$ 797 milhões, o que garantiu a liderança ao BRB, por dois anos consecutivos, nas linhas Pronaf e Pronamp. A carteira de crédito PJ atingiu crescimento de 78,6% nos últimos 12 meses, alcançando 3,88 bilhões.

Mesmo em um ambiente de juros altos, a concessão de crédito do BRB no trimestre apresentou uma taxa de expansão de 35,3%, na comparação com o 1T22. Destaque para os créditos imobiliário, com aumento de 47%; rural, crescimento de 41%; e à Pessoa Física, que ampliou em 35%.

As receitas de intermediação financeira advindas das operações de crédito no 1T23 totalizaram R$ 1,29 bilhão, o que corresponde a crescimento, em um ano, de 45,6%.

As captações totais chegaram a R$ 36,8 bilhões no 1T23 com crescimento de 13,3% no ano. Destaque para os depósitos a prazo, que totalizaram R$ 22,8 bilhões e Judiciais, R$ 10,17 bilhões.

No mesmo período do ano, o BRB registrou aumento de 49,5% da base de clientes. O Banco fechou os primeiros três meses do ano com 7 milhões de clientes e presença em mais de 5.200 municípios brasileiros, 93% do território nacional, 39 países e todos os continentes. O número considera os clientes também do banco digital Nação BRB FLA, em parceria inovadora e estratégica com o Flamengo.

“O BRB seguiu sua estratégia de modernização, expansão e diversificação dos seus negócios, mantendo a qualidade dos seus ativos de crédito e focado na melhoria do atendimento aos seus clientes. Aumentamos as nossas principais receitas, mantivemos a qualidade dos ativos de crédito, com uma significativa redução na inadimplência, e seguimos nossa estratégia de busca do aumento da eficiência e da rentabilidade. Na comparação com o último trimestre do ano passado, apresentamos um controle significativo das despesas. Isso deve seguir ao longo do ano, principalmente com a melhoria no ambiente de negócios e a redução dos juros no segundo semestre”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Reconhecimento

Pelo terceiro ano consecutivo, o BRB foi vencedor do prêmio Internacional Banking Awards na categoria “Melhor inovação em Banco de Varejo”, concedido pela renomada publicação International Banker. O BRB VISA DUX, cartão de crédito voltado ao segmento de alta renda, também foi eleito, pelo terceiro ano seguido e desde o seu lançamento, o melhor do mercado, segundo os sites especializados Melhores Destinos e Passageiro de Primeira.

+ Digital

Dando prosseguimento à estratégia digital iniciada ainda em 2020, o BRB seguiu avançando e investimento na consolidação de projetos de implementação do open banking, análise e processamento de dados (analytics e big data), segurança cibernética e governança de dados. Essas ações têm permitido o aumento de relacionamento com os clientes e a oferta customizada de produtos serviços financeiros, a partir de uma plataforma digital completa. Atualmente, as transações realizadas nos canais digitais representam 94% das transações totais.

Em seu escritório no Vale do Silício, o BRB trabalha no desenvolvimento SuperApp BRB na busca por melhorar, ainda mais, a experiência do cliente.

ESG

O Banco seguiu com sua agenda ESG, operacionalizando os programas sociais do Governo do Distrito Federal. Desde 2019, foram pagos R$ 1,2 bilhão em benefícios e alcançadas mais de 290 mil pessoas. No primeiro trimestre deste ano, foram atendidos mais de 177,4 mil beneficiários e movimentados mais de R$ 151,2 milhões para os mais necessitados. Entre os programas sociais do GDF operacionalizados pelo BRB estão Auxílio Creche, Cartão Gás, Renova DF, Prato Cheio, Cartão Material Escolar e DF Social. No total, são 14 programas.

O Banco também foi o responsável por tirar do papel o plano de saúde dos servidores do GDF, onde já foram assistidas mais de 76 mil vidas, realizados 3,7 milhões de exames, 24 mil internações, 108 mil tratamentos e 620 mil consultas.

Defensor do poder transformador do esporte, o Banco segue patrocinando diversas modalidades esportivas, times locais e nacionais de basquete, futebol, vôlei, automobilismo e no tênis.

Na cidade onde nasceu, o BRB também assumiu a gestão de importantes equipamentos públicos como a Torre de TV, cartão postal de Brasília, e o Autódromo Internacional. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai atuar na reforma do Teatro Nacional, símbolo da cultura da capital do País.

O BRB também assumiu a reforma das unidades de atendimento do Na Hora, que concentram a prestação de serviços de diferentes órgãos. Das 7 unidades, 6 já foram entregues reformuladas à população, garantindo melhoria da experiência dos usuários.

Para atuar como banco público patrimônio de Brasília, o Banco investiu em pessoas e realizou concursos públicos, chamando, desde 2019, mais de 1.000 novos empregados para reforço do quadro e expansão nacional.

Projetos estratégicos e parceriras

O 1T23 também foi marcado pelo desenvolvimento de parcerias e a finalização do processo de escolha de parceiro estratégico para a exploração das Loterias no Distrito Federal. O movimento é importante na contribuição para o desenvolvimento da região de origem do BRB e vai contribuir com o financiamento de custeio e investimento de atividades consideradas socialmente relevantes, como a cultura e o esporte.

Meios de pagamento

A base de cartões (crédito + pré-pago) atingiu 1,3 milhão de cartão no 1T23. O faturamento (crédito + pré-pago) chegou a R$ 1, 861 milhão, o que representa aumento de 27%.

A venda de cartões de crédito realizada por meio digital no 1T23 foi de 74.136, representando 59% do total de 125.439 comercializações, e atingindo um crescimento de 215% em relação ao ano anterior.

Patrocínios estratégicos firmados para garantir experiência diferenciada aos clientes, como compra antecipada de grandes shows e espetáculos e condições especiais contribuíram significativamente com o resultado do 1T23 em meios de pagamento.

Seguridade

Em seguros, o BRB seguiu avançando. Destaque para o aumento de 86% em seguro residencial e 28% em seguro automóvel na comparação do 1T23 ante a 1T22.

Inadimplência

A inadimplência encerrou o primeiro trimestre de 2023 em queda, saindo de 3,12% para 2%, declínio de 1.12 p.p e abaixo da média de mercado.

Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 96,7% de participação na carteira em março de 2023.

Basileia

O BRB encerrou o primeiro trimestre com índice de Basileia de 14,91%, acima do marco regulatório de 10,5% dos quais R$ 2,29 bilhões no capital nível I e R$ 1,44 no capital nível II. O patrimônio de referência atingiu R$ 3,73 bilhões, crescimento de 36,9% em 12 meses.

Rede de atendimento

O BRB conta com 188 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, além de presença nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Alagoas e Paraíba.

Ao número de agências, somam-se 894 correspondentes bancários e 615 ATM próprios, complementados por mais de 24 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.

Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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