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Carinho, amor e emoção

Diversificar os tipos de flores pode surpreender no Dia das Mães

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Flores Dia das Mães
Foto/Imagem: Divulgação/Ceaflor


O setor da floricultura nacional já está se movimentando para incrementar as vendas de flores e plantas ornamentais para o Dia das Mães. Afinal, as flores são um dos poucos presentes capazes de agregar carinho, amor e, principalmente, emoção. Escolher uma flor que se identifique com cada mãe, seja pela beleza, exotismo, cor, textura ou perfume, pode ser um grande diferencial para homenagear aquela que espera ser lembrada pelos filhos no seu dia.

“O mercado de flores e plantas está cada vez mais diversificado. Os produtores investem muito para trazer novidades em variedades e em produtos cada vez mais bonitos e duráveis. A qualidade das flores brasileiras está cada vez melhor. Para se ter uma ideia, estão disponíveis para a comercialização no Brasil cerca 300 diferentes espécies e mais de 3.500 variedades. Hoje, encontramos flores para todos os gostos, bolsos e ocasiões. Buscar um diferencial neste presente está mais fácil do que nunca”, comenta Kees Schoenmaker, presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).

Para o diretor de Comunicação e Marketing do Instituto, Renato Opitz, o produtor também vem se preocupando com a apresentação dos produtos, investindo não apenas na qualidade das flores e plantas que oferta a todo o país, como, em embalagens cada vez mais decorativas e alusiva às datas comemorativas. “Essa preocupação é um importante detalhe que agrega muito valor ao produto final”, diz.

A campanha idealizada pelo Ibraflor, por exemplo, tem como slogan “Presenteie com flores e plantas para celebrar o amor que cresce e floresce a cada dia” e foi disponibilizada para ser usada nas redes sociais e nos pontos de venda por todos os elos da cadeia da floricultura, do produtor ao lojista. A mesma linha segue a campanha da Cooperativa Veiling Holambra, com cerca de 400 produtores associados, que procura o fortalecimento entre mãe e filho por meio do cuidado com as plantas: “O cuidado presente em todos os momentos”.

A campanha da CVH faz a conexão entre o eterno cuidado maternal e o cuidado com as plantas para retratar o fortalecimento dessa relação, do teste de gravidez até a adolescência. Para a demonstração de amor e afeto ao presentear com flores, vídeos, disponíveis em 30 e em e 60 segundos, também representam esse cuidado e a presença alegre das flores e plantas em diversas fases da maternidade. Para impulsionar o comércio, foram produzidos também banners e cartazes para os pontos de venda com produtos das três categorias: flores de corte e em vaso e plantas ornamentais.

Também a Cooperflora, que agrega cerca de 100 produtores, foca a sua campanha na emoção. “O mundo é melhor pelos olhos dela. Cultive o amor daquela que sempre nos compreende com apenas um olhar. Dê flores nesta data tão especial. Feliz Dia das Mães. Para a data, a Cooperativa trabalhará, em especial, a divulgação de tulipas e azaléas em vaso, rosas coloridas, girassol, cravo e cravo-spray.

Mercado de flores, plantas ornamentais e acessórios para floricultura e decoração do Circuito das Flores, na região de Holambra, o Ceaflor está bastante confiante neste que será o seu primeiro Dia das Mães totalmente livre dos efeitos da era covid. O complexo comercial que abriu as portas em setembro de 2019, e atualmente reúne 947 boxes de produtos diversos, ampliará o período de funcionamento do mercado, entre 27 de abril e 13 de maio, com os portões sendo abertos aos clientes – atacadistas e varejistas – a partir das 4 horas da manhã, duas horas antes do horário habitual.

“Nossos produtores e comerciantes estão otimistas com o Dia das Mães, a data que, por ser sempre muito aquecida, representa o “Natal” do setor de flores e plantas ornamentais. Eles estão todos prontos para ofertar ao mercado brasileiro a enorme variedade de produtos em flores de corte e em vaso e plantas ornamentais em diferentes cores, tamanhos, texturas e preços, a fim de que todas as mães sejam homenageadas com flores por seus filhos e netos”, comenta o presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues.

Ações

A região Nordeste inova ao colocar cactos e suculentas junto a outros produtos, em arranjos, como orquídeas, por exemplo. A Ceasa Campinas e a Aproccamp promoverão um evento voltado ao consumidor final, com o intuito de atrair público para o sábado que antecede a data, dia 13 de maio, das 8h às 14h, com algumas atrações, como música ao vivo, brinquedos infláveis para as crianças, sorteios, brindes e distribuição de pipocas.

O entreposto está otimista, mas aguarda os resultados, já que as vendas comecem cerca de 15 dias ates da data. “Seguindo o histórico dos últimos anos, as flores mais comercializadas para a data são as rosas, violetas, kalanchoe, calandiva, begônias e orquídeas. No último ano tivemos também um crescimento discreto nas vendas de lírios e azaleias”, informa Tiago de Azevedo Alves, gerente administrativo da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp).

Atualizado em 04/05/2023 – 06:21.

Novembro Dourado

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado (23)

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Ao Vivo de Brasília
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
Foto/Imagem: Freepik

O Brasil poderá completar o triênio de 2023 a 2025 com o registro de 7.930 casos por ano de câncer em crianças e adolescentes de até 19 anos de idade. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Conforme o Ministério da Saúde, o valor corresponde a um risco estimado de 134,81 por milhão de crianças e adolescentes.

Segundo a estimativa, 4.230 casos novos devem ser no sexo masculino e de 3,7 mil no sexo feminino. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam ainda que o câncer pediátrico representa cerca de 3% do total de casos de câncer, considerando adultos e crianças.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado (23). A data foi criada em 4 de abril de 2008 para estimular ações educativas e preventivas relacionadas à doença e promover debates sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer e apoiar os pacientes e seus familiares.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) referentes ao câncer infantil vem crescendo ao longo dos anos. Em 2021, foram 10.108 cirurgias, em 2022, 10.115 e em 2023, 10.526. Já os tratamentos por quimioterapia variaram. Em 2021 foram 16.059, em 2022 atingiram 15.798 e em 2023 alcançaram 17.025.

Para a médica Arissa Ikeda Suzuki, do setor de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o crescimento na incidência do câncer infantojuvenil pode ser decorrente de maior número de diagnósticos aliado à melhoria da tecnologia, que devem estar influenciando na capacidade dos profissionais de suspeitarem e darem este tipo de diagnóstico. Isso vem possibilitando também um avanço nas curas.

“A gente vem observando que tem aumentado [o número de casos], mas graças a Deus também tem uma evolução da melhoria da curabilidade delas. Apesar de a gente não conseguir curar totalmente 100% dos casos, temos tido uma evolução da questão da sobrevida ao longo desses anos, uma melhoria, com maior suporte e diagnóstico mais exato, com estudos moleculares que permitem outros tipos de tratamento, além da químio, da radioterapia e da cirurgia. Todos esses avanços estão sendo observados ao longo dessas décadas”, analisou a médica.

Segundo ela, por ano, o INCA faz o tratamento de 250 a 300 pacientes desta faixa de idade, entre eles, cerca de 16 a 20 crianças ou adolescentes ficam internados na unidade da Praça da Cruz Vermelha, no centro do Rio.

“A gente interna os pacientes que estão mais graves, muitas das vezes aqueles que necessitam de diagnóstico mais rápido possível. Não são todos que a gente abre matrícula por mês que ficam internadas. Elas são acompanhadas ambulatorialmente e a gente segue a investigação e segue o tratamento, na maior parte das vezes, ambulatorial”, contou.

O tempo de internação varia conforme o tipo de necessidade de tratamento ou de avaliação médica sobre a presença dos tumores. “Nem todos internados são para avaliação diagnóstica, alguns são por intercorrência ao tratamento, outros para receberem quimioterapia e infusão contínua são vários níveis, tem paciente pós-operatório. São várias crianças internadas na linha de tratamento do câncer”, explicou.

No período de internação, o INCA desenvolve uma rede de apoio à família dos pacientes com a presença de assistente social. “Sempre um responsável fica internado com o paciente e a assistência social daqui dá todo o apoio para poder criar uma rede que se mantenha durante o tratamento e essa criança receba melhor tratamento possível não só pelo hospital, mas tendo essa rede de apoio porque é um tratamento a longo prazo e necessita desse suporte familiar também”, informou.

Incidência

De acordo com o INCA, os tumores mais frequentes em crianças são as leucemias e de sistema nervoso central, além dos linfomas. Ocorrem ainda os sarcomas (tumores de partes moles), Nefroblastoma (tumores renais), neuroblastoma (tumores de gânglios simpáticos), retinoblastoma (tumor da retina do olho), entre outros.

Já entre os adolescentes, os tumores mais comuns são neoplasias hematológicas (principalmente linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin), carcinomas (principalmente mama, tireoide, melanoma e ginecológico) e tumores de células germinativas.

O câncer infantojuvenil tem particularidades que o diferenciam do câncer do adulto. Em geral, apresentam menor período de latência. Segundo o INCA, costuma crescer rapidamente e torna-se bastante invasivo, porém responde melhor à quimioterapia. Muitos tumores pediátricos são considerados tumores embrionários, pois mantêm características de células presentes nos tecidos fetais.

Sintomas

Os sintomas iniciais do câncer na faixa etária de crianças e adolescentes são inespecíficos, o que torna mais difícil o diagnóstico precoce. No entanto, a médica do INCA avalia que sempre existe a capacidade de suspeita por parte dos profissionais de saúde como no caso das leucemias, quando pode apresentar algum quadro de anemia, prostração da criança que fica mais pálida e com alguns sinais de sangramento e hematomas pelo corpo. Já nos linfomas, às vezes são diagnosticados com o surgimento de nódulos, principalmente, na região cervical, ou de gânglios na região inguinal e super clavicular.

“Quando os gânglios começam a crescer de uma forma mais rápida ou mais lenta, mas com aumento em torno ou acima de 3 cm, é indicado, os pais procurarem o atendimento para uma avaliação mais minuciosa”, recomendou, acrescentando que no caso de tumores no sistema nervoso central, que também é um dos tipos mais frequentes, muitas das vezes estão relacionados a crianças que reclamam de cefaleia associada a vômitos, alterações motoras e neurológicas.

Ainda, conforme o INCA, o câncer pediátrico representa a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos. No entanto, com o avanço no tratamento, este tipo de câncer é considerado, atualmente, uma doença potencialmente curável. Nos países desenvolvidos, a chance de cura está em torno de 85%. No Brasil o percentual é de 80%. De acordo com a médica, a tecnologia tem sido uma das armas para melhorar a sobrevida dos pacientes. “Em países em desenvolvimento e pobres, têm uma diferença na taxa de sobrevida, por conta do diagnóstico precoce e do suporte das tecnologias”, relatou.

Embora muitas crianças cheguem com a doença em estágio muito avançado aos centros de tratamento brasileiros, tem evoluído o conhecimento dos profissionais de saúde com relação à doença, o que favorece o diagnóstico precoce.

“Na rede pública, cada vez mais a gente tem observado que os profissionais que fazem atendimento nas emergências e clínicas da família têm se atentado com maior frequência na suspeita desse diagnóstico. Isso significa que, com as medidas de campanhas e de sistema educacional para esses profissionais que fazem atendimento direto à clínicas de famílias e comunidades, eles estão sendo treinados e conseguem fazer uma suspeita diagnóstica favorecendo o encaminhamento desses pacientes para os centros de tratamento”, pontuou a médica.

Atualizado em 23/11/2024 – 09:42.

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Lista de credores

123Milhas em recuperação judicial: como solicitar reembolso

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123Milhas
Foto/Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Consumidores lesados pela 123Milhas têm até a próxima terça-feira (26) para solicitar a inclusão na lista de quem tem valores a receber ou corrigir o valor a ser devolvido. Para isso, devem acessar o site da Administradora Judicial e verificar se seus dados foram devidamente incluídos na Lista de Credores e se os valores dos créditos estão corretos.

O edital publicado pela Justiça de Minas Gerais, responsável pelo processo, informa que todos os pedidos de ressarcimento devem, obrigatoriamente, ser feitos no site indicado pela Justiça.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) explica que, a partir da consulta, podem surgir três casos diferentes, com procedimentos exclusivos para cada um. A explicação sobre como proceder em cada caso, pode ser vista na cartilha elaborada pela DPMG.

A cartilha também mostra o caminho para os consumidores, que ainda não foram inseridos na lista, realizem pedidos para que seus nomes e seus respectivos valores sejam incluídos na recuperação judicial e no plano de pagamento. Todos esses procedimentos podem ser realizados pelos próprios consumidores pela internet.

A orientação da DPMG é a de que o consumidor não deixe a habilitação de créditos ou a apresentação de divergências quanto aos seus dados pessoais e valores a receber, ou mesmo a leitura da cartilha, para a última hora, já que existem prazos previstos em lei para que os documentos ser reunidos e apresentados.

Procon-SP

A assessora técnica do Procon-SP, Patrícia Dias, disse que a expectativa do órgão é a de que todos os prejudicados que fizerem a habilitação como credores no processo de recuperação judicial da empresa sejam ressarcidos. “É fato que a empresa tem patrimônio que a própria Justiça já separou. Este momento da recuperação é a identificação de todos os credores para depois fazer o balanço para saber qual o patrimônio e o montante da dívida”, explicou.

Ela alerta os consumidores que, mesmo que tenham procurado os órgãos de defesa do consumidor municipais ou estaduais, é fundamental também registrar seus dados e enviar a documentação pertinente no site mencionado, para que conste expressamente na Recuperação Judicial, e seja considerado credor da 123Milhas.

Crise

A crise na companhia começou em 18 de agosto de 2023, quando a 123milhas suspendeu a emissão de passagens e pacotes da linha Promo, mais barata por não ter datas definidas de ida e volta, e propôs ressarcir seus clientes por meio de vouchers (comprovantes de pagamento antecipado de serviços).

A empresa foi fundada em 2016, em Belo Horizonte, pelos irmãos Ramiro e Augusto Madureira. Cinco anos depois, em 2021, já era o maior anunciante do país, com investimento de R$ 2,37 bilhões na compra de espaço publicitário.

No dia 29 de agosto do ano passado, a 123milhas protocolou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais um pedido de recuperação judicial. No documento, a empresa dizia que o objetivo da medida era assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores.

No dia 31, o pedido de recuperação judicial foi aceito pela 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte. Com dívidas de R$ 2,3 bilhões, a plataforma de turismo solicitou a suspensão, por 180 dias, das ações de credores e consumidores que foram à Justiça após a interrupção de serviços.

Em janeiro de 2024, a juíza Cláudia Helena Barbosa, da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte determinou a suspensão da recuperação judicial da empresa 123Milhas. Segundo a juíza, a recuperação judicial da empresa ficaria suspensa até a nomeação de novos administradores judiciais. Além disso, a 123milhas também teria que detalhar as reais condições da Lance Hotéis e da MaxMilhas, que também foram incluídas na recuperação judicial em outubro do ano passado.

A recuperação judicial da 123Milhas já havia sido suspensa em setembro, processo que foi retomado mais uma vez em dezembro. Na época, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, questionou a agência de viagens on-line sobre os motivos que a levaram a cancelar pacotes e passagens.

Atualizado em 23/11/2024 – 09:43.

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