Nesta segunda, 28
GDF: veja o que abre e o que fecha no segundo jogo do Brasil na Copa 2022
Após o resultado positivo na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar, os brasilienses já podem preparar a pipoca e a televisão para a segunda partida. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (28), logo, parte dos órgãos públicos terá mudanças no funcionamento. Saiba o que abre e o que fecha no dia do segundo jogo do Brasil.
O time canarinho joga contra a Suíça, às 13h. O terceiro e último jogo da fase de grupos será em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões. À medida em que o Brasil avançar no mundial, serão divulgadas novas informações sobre o funcionamento governamental.
Saúde
Os serviços de emergência e urgência da Secretaria de Saúde funcionarão normalmente durante a Copa do Mundo, inclusive durante as partidas da Seleção Brasileira. O Samu atende 24 horas, pelo telefone 192.
As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, bem como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Os centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma contínua. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão.
Não haverá vacinação no dia 28 de novembro. As unidades básicas de saúde (UBS), as Farmácias de Alto Custo, a Fundação Hemocentro e os ambulatórios e policlínicas estarão fechados.
Forças de segurança
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informa que nos horários dos jogos do Brasil, durante a Copa do Mundo, não haverá redução de efetivo ou ações. Desta forma, os serviços de emergência funcionarão normalmente.
O policiamento e os batalhões da Polícia Militar, assim como as delegacias da Polícia Civil, incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.
A Defesa Civil mantém uma equipe de técnicos plantonistas 24 horas. Já o Corpo de Bombeiros Militar, nos dias dos jogos do Brasil, terá o horário de expediente invertido em relação ao horário do jogo e o serviço de emergência funcionará de forma ininterrupta. Os serviços podem ser acionados pelos telefones 199 ou 193.
Na Hora, Procon e conselhos tutelares
A Secretaria de Justiça e Cidadania comunica que, devido ao ponto facultativo, o Na Hora, conselhos tutelares e o Centro Integrado 18 de Maio estarão fechados no dia 28 de novembro. O Procon-DF funcionará das 8h às 11h.
Demandas urgentes relacionadas aos conselhos tutelares podem ser registradas na Cisdeca, pelo número 125. O Centro Integrado 18 de Maio atende em plantão pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
Os núcleos do Programa Pró-Vítima também atenderão em regime de plantão. Veja os contatos em caso de urgência:
- Ceilândia: (61) 98314-0620
- Guará: (61) 98314-0619
- Paranoá: (61) 98314-0622
- Planaltina: (61) 98314-0611
- Brasília: (61) 98314-0626
- Taguatinga: (61) 98314-0631
- Itapoã: (61) 98314-0632
- Recanto das Emas: (61) 98314-0613
Limpeza urbana
As atividades serão mantidas normalmente na Unidade de Recebimento de Entulho, Aterro Sanitário de Brasília, subcoordenações regionais e núcleos de limpeza, gerência de tratamento, transbordos, instalações de recuperação de recicláveis e papa-entulhos.
Serviço social
Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência estarão fechados. Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente. O Centro Pop abrirá para oferta de alimentação e o de Proteção Social (UPS), para acolhimento.
Educação
Não haverá atividade presencial nas escolas públicas do DF.
Água e luz
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) informa que o funcionamento dos escritórios regionais e dos postos do Na Hora será suspenso nesta segunda-feira (28). As equipes de manutenção atuarão em regime de plantão e o atendimento remoto, agência virtual, app e telefone 115 funcionarão ininterruptamente.
As lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia Brasília funcionarão das 8h às 11h30. Os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da Neoenergia Brasília atuam 24 horas e estão preparados para prestar orientações e para o registro e atendimento relacionados aos serviços da distribuidora.
Transporte público
O Metrô-DF informa que o horário de funcionamento nos dias de jogos será normal: das 5h30 às 23h30. Nesta segunda-feira, haverá aumento de trens entre 11h e 13h para atender a demanda de quem for liberado por empresas privadas ou órgãos governamentais.
Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade comunica que os ônibus circularão conforme a programação de sábado. Na terça-feira (29), os veículos circularão normalmente com tabela de dia útil. Já na quarta (30), feriado distrital, será adotada a tabela horária de sábado, com reforço de viagens nos horários de pico.
Lazer
O Jardim Botânico e o Planetário de Brasília estarão fechados devido ao ponto facultativo. A Fundação Zoológico de Brasília também não atenderá aos visitantes tendo em vista que costumeiramente não abre às segundas-feiras.
Parques
Todos os parques ecológicos administrados pelo órgão Instituto Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente. Veja os horários:
- Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h
- Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h
- Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
- Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h
- Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h
- Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h
- Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
- Parque Ecológico Olhos d’Água: portão principal, das 5h30 às 20h30; portões laterais, das 6h às 18h
- Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
- Parque Ecológico de Águas Claras: das 5h às 22h
- Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
- Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h
- Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h
- Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
- Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h
- Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
- Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h
Cultura
Todos os equipamentos públicos geridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa estarão fechados nesta segunda (28).
Ceasa
O funcionamento da Ceasa será normal. Apenas a área administrativa terá a atividade interrompida, devido ao ponto facultativo.
BRB
Todas as agências e correspondentes bancários abrirão das 8h30 às 11h30. Como a manutenção da Torre de TV é realizada semanalmente, sempre às segundas-feiras, não haverá visitação no dia 28.
Detran-DF
Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran. Em 2 de dezembro, o expediente ocorre das 7h às 14h. Nestes mesmos dias, as unidades do Detran nos postos do Na Hora também terão horário de funcionamento especial: das 8h às 14h.
As equipes de policiamento e fiscalização do Detran atuarão de forma intensiva nos dias dos jogos. Os servidores das diretorias de Educação e Engenharia de Trânsito vão atuar em regime de escala especial. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran, funcionarão de maneira habitual.
DER-DF
O Departamento de Estradas de Rodagem informa que as operações serão mantidas nos horários protocolares, nesta segunda (28), seguindo a programação normal em dias úteis. Ou seja, as operações de fluidez ocorrerão na DF-001, das 6h às 9h e das 17h às 19h45; na DF-070, das 6h às 9h20 e das 17h às 19h45, e na DF-095, das 6h às 9h20 e das 17h30 às 19h45.
Atualizado em 27/11/2022 – 12:39.
Segurança Pública
Sete RAs do Distrito Federal estão há mais de um ano sem registrar homicídios
O Distrito Federal tem reduzido de forma consistente o número de homicídios. Em 2024, alcançou as menores taxas já verificadas em toda a série histórica, chegando à redução de 35% no total de homicídios registrados em outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Como efeito positivo da estabilidade dos dados, algumas regiões administrativas têm se destacado e estão há mais de um ano sem registros desta natureza criminal.
Em novembro, Candangolândia e Sudoeste/Octogonal completaram 12 meses sem registro de homicídios. O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ressalta o esforço das forças de segurança, das demais áreas de governo e da sociedade civil na redução desses crimes: “O planejamento constante de nossas ações, tanto preventivas quanto repressivas, pautadas na integralidade, converge para promover a pacificação das regiões administrativas”.
O monitoramento dos crimes no DF, desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão da Informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), mostra, ainda, que Jardim Botânico, Cruzeiro, Riacho Fundo, Varjão e Arniqueira também integram a lista das cidades sem registro de homicídio em 12 meses.
“Trabalhamos para que todas as regiões administrativas alcancem essas taxas. Reconhecemos que ainda temos a evoluir e estamos constantemente em busca de novas soluções e parcerias com esse foco. No entanto, esses resultados precisam ser evidenciados e demonstram que o programa DF Mais Seguro – Segurança Integral está no caminho certo”, assegura Avelar.
Para a comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Ana Paula Barros Habka, os números refletem as permanentes ações da corporação pautadas em dados e estudos analíticos deste fenômeno criminal. “O policiamento ostensivo do Distrito Federal é permanentemente orientado pelos dados e análises de manchas criminais, sendo determinante para uma maior eficiência das ações de prevenção.”
O delegado-geral da Polícia Civil, José Werick, destaca, ainda, a atuação da instituição na responsabilização dos autores de crimes de homicídio. “Nosso empenho é intenso para que nenhum caso fique sem solução no Distrito Federal. Prova disso é a recente pesquisa divulgada pelo Instituto Sou da Paz, que nos posicionou como a unidade da Federação com a maior taxa de elucidação de homicídios do país”, afirma.
Operações integradas
A Subsecretaria de Operações Integradas da SSP-DF promove sistematicamente reuniões técnicas com as forças de segurança pública e demais agências do Governo do Distrito Federal (GDF) para aprimoramento do planejamento das ações com foco na redução de homicídios. A subsecretária Cintia Queiroz enfatiza que esses encontros são fundamentais para que todos possam atuar com o mesmo foco.
“Reuniões integradas entre diferentes esferas de governo, forças de segurança e sociedade civil são fundamentais para o enfrentamento da violência. Ao promover o compartilhamento de informações, a articulação de estratégias conjuntas e a troca de experiências, essas reuniões contribuem para a aplicação de políticas públicas e planejamento operacional mais eficazes e direcionadas”
Evidências
A Subsecretaria de Gestão da Informação é o setor encarregado da análise de dados e da elaboração de estudos diagnósticos na área de segurança pública. O papel dela é crucial no planejamento tático-operacional, fornecendo informações estratégicas para a execução de ações integradas.
“É imprescindível entender a dinâmica criminal em todo o Distrito Federal, considerando as particularidades regionais e as principais causas dessas ocorrências, para orientar de maneira mais eficaz a atuação conjunta das forças de segurança. Desta forma, estamos sempre em busca de criar ferramentas e análises que possam contribuir com nossas políticas e para servir de base para atuação de nossas forças de segurança”, ressalta o subsecretário de Gestão da Informação, George Couto.
Pesquisas recentes
Segundo o levantamento do Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a capital federal tem a segunda menor taxa de homicídio: 13%. A cidade só perde para Florianópolis (8,9%), capital de Santa Catarina. Os dados se referem ao ano de 2022. Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM) figuram entre as capitais com o maior número de assassinatos.
DF Mais Seguro – Segurança Integral
O programa DF Mais Seguro tem sido fundamental para o fortalecimento das políticas de segurança pública, por meio de uma abordagem inovadora, com base na integralidade, ou seja, com a participação de órgãos governamentais e população. Lançado há um ano, o objetivo da reformulação da política era sustentar a redução histórica da criminalidade no DF. A política, que vinha sendo implementada desde o início de 2023, foi oficialmente lançada em novembro do ano passado.
Atualizado em 22/11/2024 – 06:17.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 22/11/2024 – 06:16.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50
-
Senor Abravanel
Silvio Santos: uma curta história do Homem do Baú, do nascimento à eternidade