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Queens´s University

Estudo aponta que cães identificam estresse do dono pelo cheiro

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cães cheiro
Foto/Imagem: Pixabay


Uma pesquisa da Queens´s University, do Reino Unido, indica que os cães podem perceber o estresse dos tutores pelo olfato. Segundo a análise, a precisão é de 93,7%. Ainda de acordo com o estudo, “o cheiro do estresse” é reconhecido pelo suor e pela respiração dos humanos.

No total, dos 700 testes realizados pelos estudiosos, em mais 650 os cães identificaram pelo suor e pela saliva que a pessoa estava estressada. A médica veterinária Joana Barros, da Gaia Medicina Veterinária Integrativa, conta que os cachorros têm 220 milhões de receptores olfativos em comparação com os 50 milhões dos humanos, o que os torna mais eficazes na diferenciação e identificação de odores.

Joana conta que esses animais têm o olfato muito aguçado e que em alguns casos, como os cães dos Batalhões de Polícia, são utilizados para identificar algo suspeito. Ela explica que o focinho do cachorro é tão poderoso que pode até mesmo identificar as emoções de seu dono e perceber coisas que vão além da compreensão humana.

“Um outro estudo mostrou para nós que os cães não só farejam o nosso estresse, mas também sentem o efeito dele e de outras emoções como medo e felicidade. Às vezes o animal pode ficar mais agitado e estressado se o dono também estiver. Como esses bichinhos tem uma capacidade olfativa aguçada, é preciso prestar atenção ao que vamos passar para eles para uma boa relação”, destaca a especialista.

Cães de serviço que ajudam pessoas com problemas de saúde mental, como ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático, podem se beneficiar dessas descobertas. A pesquisa também abre as portas para investigar se os cães podem diferenciar emoções, além de saber por quanto tempo o animal pode detectar os odores.

Joana dá algumas dicas de atitudes que o tutor pode ter para aliviar essa carga de estresse e não transferir essas emoções para o pet. “Tomar um bom banho quando chegar em casa para tirar o suor de estresse ou até mesmo trocar de roupa são atitudes que ajudam o seu cãozinho não ficar estressado e que vocês possam passar mais tempo de qualidade juntos.”

Estacionamento da Administração Regional

GDF Mais Perto do Cidadão estará no Paranoá nesta sexta (29) e sábado (30)

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GDF Mais Perto do Cidadão - Marcela Passamani - Sejus-DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Paranoá receberá a 42ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), nesta sexta-feira (29), das 9h às 16h, e no sábado (30), das 9h às 12h. A ação será realizada no estacionamento da Administração Regional do Paranoá.

O evento contará com mais um curso destinado às grávidas e mães de recém-nascidos no projeto Nasce uma Estrela. A iniciativa leva às futuras mães informações sobre os cuidados que devem ter com os bebês, sobre como tratar as cólicas, como fazer o aleitamento correto e como as mães podem preservar a qualidade de vida no pós-parto.

Durante a ação, os visitantes terão acesso aos atendimentos do Na Hora, da Sejus e da Polícia Civil, além de serviços ofertados por outros órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). Também serão oferecidos serviços para os pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e ações voltadas para beleza e bem-estar. Ainda na programação voltada às mulheres, o evento terá um espaço exclusivo ao Direito Delas, programa da Sejus-DF que dá orientações para a prevenção de violência contra as mulheres.

“Mais de 280 mil atendimentos já foram realizados por meio desse programa da Sejus. Muitas pessoas aproveitam o evento não só para tirar uma certidão ou renegociar uma dívida. Oferecemos um espaço de beleza que é muito procurado. A pessoa resolve o problema e sai de lá com um visual impecável”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

Casamento Comunitário

Assim como ocorreu na edição de São Sebastião, o GDF Mais Perto do Cidadão levará o programa Casamento Comunitário ao Paranoá. Num espaço específico, os casais que pretendem formalizar o matrimônio poderão fazer as inscrições. Para 2025, essa iniciativa da Sejus-DF promoverá a união de papel passado para 600 casais. Serão realizadas quatro edições de casamento comunitário, cada uma com 150 casais.

Quem mora no Paranoá e quer aproveitar a primeira edição do casamento comunitário de 2025, em março, deve comparecer neste fim de semana para fazer a inscrição, num procedimento bem rápido. O programa arca com todas as despesas cartoriais envolvidas, o que é motivo de muita procura pelos casais que já vivem juntos, mas sem a formalização da união estável. A certidão de casamento é fundamental para que os casais tenham acesso a diversos serviços, como financiamentos imobiliários.

Criado no início de 2023 pelo decreto 44.213, o programa liderado pela Sejus-DF segue para atingir a marca de 300 mil atendimentos realizados. A última edição aconteceu em São Sebastião nos dias 15 e 16 deste mês. Agora, chegou a vez de os moradores do Paranoá, pela segunda vez desde a criação do programa, receberem praticamente todos os serviços do GDF num único lugar, nessa ação democrática, inclusiva e cidadã.

As regiões administrativas que já receberam o programa foram as seguintes: Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão, Vicente Pires e Gama.

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Saúde e bem-estar

Geração wellness: o que a Geração Z busca em uma vida equilibrada?

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Geração wellness - Geração Z
Foto/Imagem: Freepik

A Geração Z, nascida entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010, redefine os conceitos de saúde e bem-estar. Ao contrário das gerações anteriores, que frequentemente priorizavam a estética, os jovens demonstram um profundo interesse em cuidar da saúde integralmente. A preocupação com o bem-estar físico e mental tornou-se uma das principais pautas desse grupo, que busca uma vida mais equilibrada.

Para entender melhor como esse público lida com hábitos e preferências, a pesquisa “Saudabilidade na Geração Z 2023”, realizada pela SaudaBe, aponta que a alimentação é a principal área em que os Zoomers investem dinheiro; em seguida, estão os gastos com moradia, transporte e saúde. O estudo ainda revela que uma grande parcela da juventude (37%) busca ativamente por hábitos mais saudáveis, mesmo enfrentando obstáculos.

Outros 24% estão iniciando essa jornada e 20% já possuem uma rotina. No entanto, a vida moderna, marcada por atividades sedentárias como o uso excessivo de telas e a falta de tempo, representa um desafio significativo. Apesar disso, a maioria dos jovens (89%) se preocupa com a saúde, seja física ou mental. A caminhada destaca-se como a atividade física mais popular, seguida pela academia e por esportes como futebol, ciclismo e corrida.

Uma ferramenta que tem ganhado destaque nesse contexto é o cálculo de creatina por peso, por ajustar a dosagem de acordo com necessidades individuais, potencializando os benefícios desse suplemento, com aumento de força, e melhorando o desempenho durante os exercícios físicos, sem comprometer a saúde. Essa prática se mostra bastante eficaz para quem busca resultados mais duradouros.

Quais são os produtos mais buscados para a alimentação da Geração Z?

Os produtos naturais e orgânicos são uma das principais prioridades, com 56% dos entrevistados optando por esses alimentos; vale ressaltar que os benefícios para o corpo e o bem-estar geral também são fatores importantes na escolha dos alimentos. Restrições alimentares fazem parte da rotina de 71% dos jovens, e momentos como o lanche da tarde e o jantar são os mais difíceis para manter as refeições de forma saudável.

Para superar esses desafios, os jovens buscam alimentos específicos, como aqueles sem conservantes (37%) e ricos em proteínas (37%). A pesquisa revela um perfil de consumidor mais consciente e exigente, que busca alimentos nutritivos e que promovam o bem-estar. O preço, sabor e funcionalidade são os principais critérios na hora de selecionar produtos.

Mercados e supermercados lideram a preferência, com 54% dos jovens optando por esses locais. Hortifrútis e sacolões vêm em seguida, com 33% das escolhas, enquanto atacadistas e atacarejos também são bastante procurados, com 28% do grupo os incluindo na rota de compras.

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