Aumento de 13,3%
BRB tem lucro líquido de R$ 122 milhões no segundo trimestre de 2022
O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido de R$ 122 milhões no segundo trimestre de 2022. O resultado foi 13,3% maior em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 3,6%, o que possibilitou retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio de 23,2%. No primeiro semestre do ano, o lucro acumulado ajustado é de R$ 229 milhões.
No 2T22, o BRB apresentou crescimento em todas as linhas de negócio. Principal produto da carteira PF (pessoa física), o crédito consignado atingiu saldo de R$ 11,9 bilhões e aumento de 31% na carteira na comparação com o 2T21. Já o crédito imobiliário alcançou saldo de R$ 5,4 bilhões, crescimento de 57,4% em 12 meses.
No crédito à pessoa jurídica, o crescimento foi, em 12 meses, de 50,5%, com saldo de R$ 2,5 bilhões. As operações de financiamento rural atingiram R$ 613 milhões, com aumento de 35,6% no mesmo período. Isso permitiu ao BRB manter a liderança no financiamento ao pequeno produtor rural, principalmente nos programas Pronaf e Pronamp. O crescimento das linhas de negócio permitiu que carteira de crédito ampla chegasse ao saldo de R$ 25,5 bilhões, aumento de 36%.
Merece destaque no período, ainda, o aumento da base de clientes em 133%. O BRB fechou o primeiro semestre com 4,7 milhões de clientes e presença em mais de 5 mil municípios brasileiros, 92% do território nacional, 39 países e todos os continentes. O número considera também os clientes do banco digital Nação BRB Fla, parceria inovadora e estratégica do Banco com o Flamengo.
Com o desempenho observado no período, as receitas de intermediação financeira totalizaram cerca de R$ 1,4 bilhão no 2T22, o que resulta em crescimento de 75,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, e 14,6% em relação ao 1T22. Neste montante, R$ 1 bilhão refere-se a receitas de crédito e R$ 377 milhões às operações com títulos de valores mobiliários.
“Os resultados do segundo trimestre do BRB demonstram o esforço da instituição em dar continuidade ao crescimento da carteira de crédito, controlar a inadimplência e manter em bons patamares o retorno aos acionistas. Ao mesmo tempo, obtivemos avanços importantes em uma agenda de transformação digital, melhoria de processos e reestruturação organizacional que têm dado sustentação à estratégia de expansão das atividades do Banco para além do Distrito Federal. O desempenho dos últimos 3 anos permitiu ainda ao BRB buscar novos parceiros para complementar as linhas de negócios, diversificar as fontes de resultado e ampliar a base de clientes, como o caso recém-divulgado de possível parceria com o BANESE”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Captações
As captações líquidas totalizaram R$ 32 bilhões, aumento de 42% no ano. Destaque para os depósitos a prazo que atingiram R$ 20,4 bilhões, crescimento de 45,6% na comparação com o ano anterior. O BRB venceu licitação na Bahia e passou a ser agente exclusivo de depósitos judiciais junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, isso possibilitou que o saldo em depósitos judiciais atingisse R$ 8,6 bilhões e resultasse em crescimento de 214% na comparação com o 2T do ano passado.
Atendimento
Ainda no segmento judiciário, cabe destacar que o BRB se tornou uma referência na gestão dos depósitos judicias. O Banco é a única instituição financeira do País a oferecer o PIX judicial que permite o pagamento de alvarás 24 por 7. O BRB remodelou o atendimento nos segmentos de atacado, governo, agronegócio e imobiliário voltado à produção com o lançamento de plataformas personalizadas.
Com o objetivo de oferecer uma melhor experiência aos clientes, o BRB também seguiu com a implementação do novo modelo de Varejo, nova segmentação e ambiência inovadora nas agências. O novo modelo já rendeu ao BRB um prêmio internacional, o Muse Design Awards 2022.
Agenda digital
O BRB Mobile segue como o principal canal utilizado pelos clientes, com 83% das transações realizadas. No período, foram implementadas novas funcionalidades no app para garantir maior usabilidade. Entre as novas funções, está a autorização de ordem de pagamento estrangeira de até US$ 10 mil.
Em junho de 2022, o BRB inaugurou seu escritório de inovação no Vale do Silício, fruto da parceria com a maior aceleradora de start-ups do mundo, a Plug and Play. O escritório é voltado para a execução de projetos que envolvem a melhoria da experiência do cliente, ganhos de eficiência operacional, melhor análise e processamento de dados (Big Data e Analytics).
Parcerias estratégicas
No ramo da distribuição de títulos e valores mobiliários, a parceria do BRB com a Genial Investimentos, firmada ainda em 2021, tem oferecido ao Banco máxima capilaridade junto ao público investidor. No 2T22, os resultados dessa operação cresceram 104%, tendo chegado aos R$ 3,25 bilhões de patrimônio administrado.
Na operação de corretagem de seguros, a BRB Seguros, empresa fruto da parceria do Banco com a Wiz, permitiu ao BRB aprimorar seus canais de distribuição de produtos de seguridade, garantindo melhores ofertas aos clientes, o que resultou em R$ 159,4 milhões em prêmios, crescimento de 50,2%, na comparação com o trimestre anterior. A receita bruta da nova empresa totalizou R$ 66,3 milhões, aumento de 61% em relação ao 1T de 22.
Outra parceria importante se deu com a telecom paulista AmericaNet. Com o objetivo de oferecer soluções bancárias por meio de plataforma digital própria, foi criada a AmericaBRB. A nova plataforma digital visa fidelizar os clientes da operadora e incrementar o portfólio de produtos e serviços do BRB.
ESG
A agenda de sustentabilidade do BRB, banco público e protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do DF, tem se consolidado como principal operador dos programas sociais do Distrito Federal, atendendo a mais de 146 mil pessoas. Já foram distribuídos R$ 221 milhões de benefícios em 2022. Outro destaque é a gestão do Plano de Saúde dos servidores do GDF, que conta com 57 mil beneficiários e já realizou 34 mil tratamentos, 1,3 milhão de exames realizados, 210 mil consultas e 9 mil internações.
O BRB também movimentou R$ 14,3 bilhões com 3 programas — Supera, Acredita e Avança-DF — para impulsionar a economia do Distrito Federal. Lançados, respectivamente, em 2020, 2021 e 2022, os programas atenderam mais de 304 mil clientes, considerando Pessoas Físicas e Jurídicas. O Avança se estendeu até 31 de agosto, atendendo a uma gama de clientes com alto grau de endividamento.
Através de seu Instituto, o BRB desenvolve iniciativas de apoio à comunidade em diversos campos de atuação. Neste 2T22, a organização fortaleceu sua presença junto à população local, atuou em ações que foram desde projetos educativos ligados ao esporte, até o Projeto de Aceleração do Impacto Social (PAIS), em que o Instituto ajuda a treinar gestores e equipes técnicas de Organizações Sociais, tendo a temática da sustentabilidade econômica como tema gerador.
Nas ações de proteção ambiental, o Banco tem sua própria linha de crédito verde, que oferece tarifas diferenciadas ao produtor rural que observa uma série de normas de preservação ambiental. O fechamento do Ano-Safra 21/22 registrou 20% do volume da carteira de crédito rural do BRB destinado a projetos sustentáveis. Além disso, o Banco tem sua própria linha de crédito especialmente voltada à instalação de painéis fotovoltaicos pelo produtor rural.
Meios de pagamento
As operações de cartão de crédito também foram destaque no 2T22. A base de cartões (crédito, pré-pago e débito) totalizou R$ 1,3 milhão de plásticos ativos, crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Destaque para a base de cartões de crédito que atingiu 614 mil plásticos, aumento de 6,6% em relação ao 2T21.
A carteira de crédito de cartões aumentou 47,5%, chegando ao saldo de R$ 1,4 bilhão na comparação do 2T22 com o mesmo período do ano passado. Os negócios com cartões apresentaram faturamento de R$ 2,4 bilhões no 2T22, crescimento de 30,7% em relação ao 2T21.
Pelo segundo ano consecutivo, o BRB Visa DUX foi eleito o melhor cartão de crédito do País. Atualmente, 90% das vendas de cartões do Banco são realizadas por meio digital.
Inadimplência
A inadimplência encerrou o segundo trimestre de 2022 com 2,16%, o que representa redução de 1,2%, na comparação com o primeiro trimestre de 2022.
Destaque para o crédito recuperado pelo Banco, que aumentou 91,7%, nos últimos 12 meses, superando a marca dos R$ 92 milhões.
Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 95,9% de participação na carteira em junho de 2022.
Atualizado em 02/09/2022 – 20:33.
Será enviado à CLDF
Governador Ibaneis Rocha anuncia projeto de lei para reduzir o ITBI no DF
O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta sexta-feira (22), um projeto de lei para alterar a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), sendo de 1% na primeira transmissão de imóvel novo edificado e de 2% nos demais casos.
A fala ocorreu durante as comemorações dos 60 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Distrito Federal (Sinduscon-DF), onde o chefe do Executivo foi homenageado pelo trabalho em prol do setor.
O projeto de lei será enviado em breve à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para votação e, se aprovado, terá validade a partir de 1º de janeiro de 2025.
No discurso, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a redução do tributo não vai afetar os investimentos no DF, que terá de R$ 8 bilhões a R$ 10 bilhões de investimentos para o próximo ano. “O compromisso no momento que a gente tivesse com as contas ajustadas era fazer essa redução. Ela tem um impacto muito grande, principalmente na vida das pessoas que compram seus imóveis, seja o primeiro imóvel, seja o primeiro imóvel novo. Porque quando você fala de redução de 3% para 2% você está falando de uma redução de quase 50% desse valor do ITBI. Isso faz uma diferença muito grande na vida das pessoas, porque os imóveis no Brasil são muito caros. E a gente, por outro lado, com essa redução para 1% do imóvel novo, aquele primeiro imóvel, aquela primeira escritura, a gente incentiva também a construção civil, porque os empresários vão investir mais. Então nós vamos ter um retorno disso aí na parte do ICMS, porque nós vamos vender mais ferro, cimento, tijolo, e vamos gerar mais emprego nas cidades, porque a cidade precisa de geração de emprego. A construção civil é muito importante para o Distrito Federal”, disse Ibaneis Rocha.
A redução na alíquota do ITBI faz parte do trabalho do GDF para fortalecer setores importantes da economia e colaborar com a geração de emprego e renda.
“Nós vamos ter uma redução na arrecadação em torno de R$ 500 milhões, mas que está perfeitamente acomodada dentro do nosso orçamento. Isso mostra que nós estamos trabalhando no caminho certo, com organização, sem deixar de fazer os investimentos necessários, mas também pensando no lado da geração de emprego na nossa cidade”, acrescentou Ibaneis Rocha.
Em 2015, o ITBI subiu de 2% para 3%. Em 2022, o Governo do Distrito Federal (GDF) reduziu temporariamente para 1% pelo período de três meses como parte do programa Pró-Economia II, criado para recuperar e fortalecer a economia da capital, afetada pela pandemia de covid-19. Agora, a redução virá por meio de lei, conforme explica o secretário de Economia, Ney Ferraz.
“A determinação do governador Ibaneis Rocha é trabalharmos sempre na construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. E a redução do ITBI converge nesse sentido, pois estimula as transações imobiliárias, novas construções, gera emprego e renda. Além disso, estamos estimulando também a arrecadação do ICMS, com a venda de material de construção, por exemplo. Ou seja, a redução é na verdade um estímulo para o crescimento da nossa economia. O melhor é que não se trata de uma medida temporária. A proposta do governo é manter as alíquotas de 2% para transações de imóveis usados e 1%, no caso de novos imóveis”, detalhou Ney Ferraz.
A medida foi bem recebida por diferentes setores. Para o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, a medida mostra uma visão inteligente do governo.
“Cabe a gente ser bastante grato e reconhecer esse esforço que o governador fez. São basicamente três motivos importantes pelo qual isso nos orgulha e nos agrada muito. Primeiro, é uma demonstração de sensibilidade com os pleitos do setor. Segundo, é a correção de um erro histórico, que como eu falei, aconteceu há cerca de 10 anos, quando numa sanha arrecadatória, o governo anterior aumentou o ITBI, prejudicando não só o setor produtivo, mas também boa parte da população. E terceiro, demonstra uma ideologia pouco presente hoje entre os políticos, mas que deveria estar mais presente e que é muito importante, que é compreender que carregar, que colocar peso sobre o empresário, sobre a população, isso só atrasa a vida de todo mundo”, avalia.
Em visão semelhante, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire, comemorou o anúncio. “Há tempos destacamos a necessidade de reduzir a carga tributária como uma medida essencial para impulsionar o investimento, a expansão e a inovação nos negócios. Essa iniciativa do GDF promove benefícios amplos, como a facilitação da regularização de imóveis, a redução de custos operacionais e o estímulo à formalização”, avalia.
Atualizado em 22/11/2024 – 23:37.
Mudança de vida
Ex-moradores de rua do DF ganham oportunidades de emprego na Sejus
O pedreiro Francisco Tavares, 40 anos, pai de três filhos, viveu quase três anos nas ruas, desde que perdeu o seu último emprego. No entanto, há três meses sua vida se transformou. Ele recebeu a abordagem do governo e dias depois foi nomeado para uma oportunidade de trabalho na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). “Já tinha perdido as esperanças e, de repente, as portas do mercado de trabalho voltaram a se abrir para mim. Estou trabalhando com pintura, reforma, o que eu já sei fazer, mas me aprimorando. Essa oportunidade me trouxe condições de sustentar minha família e de sonhar com um futuro melhor”, celebrou.
Francisco é mais um dos beneficiados pelas políticas públicas do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas para à inclusão social de pessoas em situação de rua. Por meio do Decreto 46.250/2024, o Executivo oficializou a criação de 15 cargos dentro da estrutura do GDF destinados exclusivamente para atendimento deste público. A medida estabelece que os postos de trabalho sejam oferecidos nas estruturas administrativas da Sejus e das outras pastas que trabalham com temas relacionados a direitos humanos, qualificação profissional e assistência social.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, define a iniciativa como uma política de inclusão social inovadora. “A contratação de pessoas que já estiveram em situação de rua é uma forma de dignidade, ao oferecer trabalho e possibilidades reais de reintegração à sociedade. Este projeto piloto quebra barreiras e cria pontes para quem mais precisa, pois pessoas em situação de vulnerabilidade terão a chance de recomeçar e contribuir ativamente para o desenvolvimento do Distrito Federal”, afirma.
Mudança de vida
Gilvandro Soares, de 55 anos, foi mais um dos selecionados para fazer parte dessa iniciativa na Sejus. Ele relatou as dificuldades que passou neste período em que viveu nas ruas e como esta oportunidade deve mudar sua vida. “Foi um período difícil e sem privacidade. Esse emprego tem um impacto muito grande na minha vida. Agora tenho renda para adquirir o que eu quero e, mais importante, tenho muitos planos. A gente sonha quando não pode, tendo um salário fixo é outra coisa”.
Os selecionados para trabalhar na Sejus estão lotados no departamento de manutenção e participam das obras de revitalização de equipamentos públicos entregues pela pasta. Tanto Francisco quanto Gilvandro participaram da recente revitalização da sede da Associação Nova Cidadania, uma entidade sem fins lucrativos, que oferece atividades culturais e desportivas para pessoas idosas de Santa Maria.
A reserva de vagas de emprego para pessoas em situação de rua se soma às demais propostas do governo previstas no Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua. Criado em 25 de maio, o documento está dividido em sete eixos, entre os quais está o Eixo de Trabalho e Renda. Nele, o GDF reconhece a importância do trabalho e da geração de renda como meio de inclusão social e dignidade, e oferece estratégias para a consolidação desse objetivo.
Atualizado em 22/11/2024 – 23:45.
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