Emerson Douglas
Especialista do IMP dá dicas para o concurso do Senado Federal
Boa notícia! Foi divulgado na terça-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU), o edital para o concurso do Senado Federal. O certame vai ofertar 22 vagas imediatas, além de outras 992 em cadastro reserva. As carreiras exigem formação de nível superior e as oportunidades são para os cargos de Técnico Legislativo, Analista Legislativo, Consultor Legislativo e Advogado.
Os salários iniciais variam entre 19 e 34 mil reais. Quem for participar da seleção tem até o dia 21 de setembro para realizar a inscrição, no site da banca organizadora do certame, a FGV.
Se você é um dos candidatos que está de olho em uma das vagas, o especialista do IMP Concursos, Emerson Douglas, separou dicas preciosas para organizar e otimizar a preparação.
“O concurso deve chamar mais candidatos do que o número de vagas que estão previstas. A questão aqui é que existe um entendimento do STF, de que se você colocar um número de vagas grande, o órgão obrigatoriamente tem que chamar aqueles que ficaram dentro das vagas. Por isso, os órgãos acabam colocando no edital menos vagas do que eles realmente esperam, então existe uma expectativa boa de chamarem muita gente do cadastro reserva em algumas áreas, talvez até todo mundo”, explica o professor Emerson Douglas.
Confira o bate papo
Dá para começar a estudar agora e ser aprovado?
Isso é totalmente subjetivo. Depende da bagagem do candidato, da sua história de vida, do jeito como ele encarou as disciplinas ao longo de toda uma vida, isso faz diferença na hora de estudar. É óbvio que uma pessoa mais bem preparada, mais sabida dos conteúdos, já larga um pouquinho à frente. Mas dá para dizer, também, que dá sim para estudar para esse concurso e tentar ser aprovado. Tem como se tornar competitivo.
Como montar um bom cronograma de estudo?
Para começar, o candidato tem que customizar o próprio horário, então ele deve dar mais tempo para o que sabe menos e pouco tempo para o que sabe mais, porque aí você vai basicamente revisar, responder exercícios. Um cursinho ajuda muito a organizar o estudo. Eu digo: você tem uma aula por dia. Cada dia que você tiver uma aula, você estuda aquela aula ou no mesmo ou no dia seguinte, no fim de semana. Tem que arrochar. Mas o segredo é: estudar menos os materiais que sabe mais e mais as matérias que sabe menos, começando pelas que não sabe nada.
Deixe um conselho ou dica para quem está se preparando para o Concurso Senado 2022.
Eu acho que não é bem um conselho. O que eu posso dizer pra quem sonha, para quem almeja esse concurso do Senado, é que você tem de fazer sua parte, tem que parar de buscar desculpas e explicações para tentar justificar a impossibilidade, né?
O conselho que eu daria para o candidato não fazer é: não ficar se escondendo nas dificuldades do concurso para não estudar. Então, o melhor conselho do mundo que alguém pode receber, é estudar! Eu nunca vi ninguém se arrepender de ter estudado?
Digamos que a pessoa estude muito, chegue a um bom nível, consiga competir pelas vagas do Senado, mas, por um motivo por outro, um lance de sorte, você ficou entre duas alternativas e escolheu a errada e não acerta. Toda sua bagagem construída, ela vai continuar com você principalmente você estudou do jeito certo, que é estudar entendendo, compreendendo buscando a lógica, o sentido das coisas. A época da mera memorização já se foi, e isso tende a ficar cada vez mais forte nos concursos.
Atualizado em 28/08/2022 – 20:04.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50