DiVinho
Curiosidades e costumes: por que o vinho é a bebida preferida no inverno?
Apesar de beber 25 vezes menos vinho do que os beberrões portugueses, o brasileiro não dispensa uma garrafa nos meses mais frios do ano. No inverno, as vendas da bebida aumentam nos supermercados.
Uma pesquisa da Horus, empresa que analisa tendências a partir de notas fiscais emitidas no varejo, identificou que, nos meses de junho e julho de 2021, os consumidores deram preferência ao vinho.
Na alta temporada de vendas, entre aqueles que levaram para casa algum tipo de bebida alcoólica, 18% deles incluiu ao menos uma garrafa de vinho no carrinho.
Para fins de comparação, no pico do verão, entre dezembro e janeiro, a proporção de consumidores que colocaram o vinho na lista de compras variou de 15% a 9%.
O gosto por abrir uma garrafa de vinho no inverno pode ser explicado pelo fato que a bebida dilata os vasos sanguíneos da superfície corporal, proporcionando uma sensação de calor que ajuda a aquecer o corpo.
Os vinhos do inverno
Se no verão os vinhos brancos e rosés são os favoritos, no inverno, é a vez dos tintos. As bebidas encorpadas, amadeiradas, aromáticas e com alto teor alcoólico podem ser consumidas em temperatura ambiente e harmonizadas com pratos típicos da estação.
Nesta época, as bebidas derivadas de uvas como Touriga Nacional, Tempranillo, Pinotage, Malbec e Cabernet Sauvignon são as mais indicadas. Conheça as características de cada uma delas:
Touriga Nacional
Proveniente de Portugal, a uva Touriga Nacional é usada em vinhos de corte. De forma geral, a mistura gera bebidas elegantes, com grande corpo e taninos refinados, aromas de frutas negras, notas florais e nuances de especiarias.
A bebida pode ser harmonizada com pratos à base de carnes vermelhas.
Tempranillo
De origem espanhola, essa casta tinta produz vinhos estruturados, com taninos aveludados. Seus aromas são de frutas vermelhas e negras, notas de especiarias e toques de chocolate, couro e tabaco.
A harmonização é versátil e cai bem principalmente com carnes vermelhas e carnes de caça, como cordeiro e javali.
Pinotage
As castas Pinot Noir e Hermitage (Cinsault) dão origem a esta uva, a mais importante da África do Sul. A partir dela, produz-se vinhos concentrados, de taninos macios, com aromas de frutas vermelhas e negras, notas de especiarias e nuances de alcaçuz.
À mesa, a bebida pode ser consumida acompanhada de carnes vermelhas, massas e risotos.
Malbec
Embora seja uma uva originária da França, a Malbec é a casta mais cultivada da Argentina. O vinho produzido no país vizinho tem bom volume, contando comtaninos refinados e acidez equilibrada. Possui aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias e toques de couro, chocolate e tabaco.
A harmonização do Malbec pode ser feita com carnes vermelhas e carnes de caça.
Cabernet Sauvignon
A casta Cabernet Sauvignon também se originou na França, mas se adaptou ao clima chileno. O resultado é uma bebida com acidez bem integrada, bom corpo e taninos refinados, com aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias e um toque de pimentão verde característico dessa variedade.
Extremamente versátil, o vinho Cabernet Sauvignon, vai bem com carnes vermelhas, carnes de caça, massas, pizzas, risotos e é ideal para ser consumido com queijos.
Como beber vinho no inverno
Se no verão os vinhos estão associados a momentos de descontração ao ar livre, nos dias mais frios eles são ideais para eventos indoor ou para relaxar a sós, pois é uma forma agradável de encerrar o dia.
São comuns na estação refeições mais elaboradas, feitas com ingredientes mais gordurosos, tanto doces quanto salgados, ideais para reunir a família e os amigos ou cozinhar a dois.
Os favoritos são os fondues de queijo e chocolate, mas o período também é ideal para o consumo de carnes, como em um churrasco, e massas. Se a ideia for simplificar, sopas, caldos e queijos são opções mais adequadas.
Os vinhos também podem acompanhar atividades mais introspectivas. Ler um livro, assistir a uma série e até mesmo tomar um banho de banheira enquanto degusta a bebida são experiências que vão esquentar o inverno.
A bebida é, ainda, a estrela de viagens da temporada. Gramado (RS), São Roque (SP), Mendoza (Argentina), Carmelo (Uruguai) e Santiago (Chile) são alguns destinos que combinam experiências turísticas com tours e boas compras etílicas.
Atualizado em 25/03/2022 – 06:30.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Atualizado em 19/11/2024 – 21:20.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
Atualizado em 15/11/2024 – 12:51.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50
-
O alerta
Proteste: mau uso causa 1,2 mil explosões de panelas de pressão por ano no Brasil