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C&M Software

Facilidades do PIX podem ajudar na diminuição de fraudes na Black Friday

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Foto/Imagem: Guilherme Rodrigues/MyPhoto Press


A Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para o comércio eletrônico e muito esperada pelos consumidores se aproximando, que aguardam ansiosamente pelas promoções. Mas neste período de grandes descontos também surgem diversos oportunistas cometendo fraudes no e-commerce. Por isso é necessário atenção redobrada dos varejistas para oferecer um ambiente seguro aos clientes e consumidores que precisam ficar alertas à questão de segurança no momento de realizar uma compra on-line, seja pelas ferramentas tradicionais ou via Pix.

Segundo Orli Machado, CEO da C&M Software, fornecedora de solução do Pix e Antifraude para o Pix homologado pelo BACEN, este ano está sendo um pouco diferente, pois temos uma nova modalidade de pagamento, o Pix. Suas facilidades atraem cada vez mais usuários, mas é preciso ficar atento porque há uma grande possibilidade de um aumento expressivo de fraudes. “Pensando em segurança, o BACEN implementou novas resoluções que chegam junto com a Black Friday para garantir mais segurança aos compradores e vendedores neste período de compras”, destaca o CEO.

O executivo destaca que os mecanismos do Bloqueio Cautelar e devolução de valores em casos de fraudes, criados pelo Banco Central, são alternativas importantes que andam juntas no sentido de aumentar a segurança do meio de pagamento.

Vale ressaltar que o bloqueio cautelar permitirá que no ato do crédito na conta, o banco efetue um bloqueio preventivo dos valores por até 72 horas. A opção vai possibilitar que a instituição realize uma análise mais robusta de eventuais fraudes, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores que sejam vítimas de algum crime e garantindo a liquidez financeira na operação.

Já na devolução de valores, o mecanismo poderá ser ativado nos casos de suspeita de fraude, sejam elas identificadas pelos próprios bancos envolvidos ou quando o usuário faz um Pix, mas logo em seguida se dá conta de que foi vítima de um golpe. Nesse caso, é preciso registrar um boletim de ocorrência e avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria.

Orli Machado salienta ainda, que o Pix é uma plataforma de liquidação infinitamente mais segura que os cartões de crédito, que já acumulam centenas de variações de golpes, e que os problemas encontrados com o Pix está muito mais ligado ao período de adoção inicial e aculturamento dos seus usuários do que propriamente a um problema de segurança intrínseco ao meio de pagamento, o executivo lembra que apesar da antiguidade do Boleto, ele também não teve seus problemas de fraude eliminados, é preciso uso, histórico e hábito para se construir um sistema digital de pagamentos seguro.

Para o executivo é importante lembrar que existem várias outras modalidades de fraudes e os consumidores precisam pesquisar se é uma empresa idônea, se está entrando em um site seguro e conferir todos os detalhes e informações. Mas principalmente, cuidado com e-mails ‘iscas’ com promoções e descontos absurdos, pois pode ser um phishing, golpe no qual os fraudadores simulam sites de compras e enviam ofertas imperdíveis que visam roubar dados pessoais ou financeiros dos consumidores.

Para finalizar, Machado comenta que a confiança e segurança no e-commerce são fundamentais, então vale a pena conferir se não está sendo direcionado a dados falsos de transferência via Pix e aproveite esta Black Friday com cautela.

Sobre a C&M Software

A C&M Software empresa de tecnologia e desenvolvimento de soluções para mercado financeiro, sendo a primeira empresa não financeira a estar presente na rede do sistema financeiro nacional, se destacando hoje como uma das maiores fornecedoras de solução para Pix no mercado nacional.

Com três Centros de Tecnologia, sendo dois em Alphaville e um nos EUA, a C&M Software presta serviço de tecnologia, no desenvolvimento de software para bancos, cooperativas, fintechs, corretora de valores e câmbio, e demais instituições financeiras, entregando para o mercado soluções que proporcionam autonomia, redução de custo e a rápida entrada nos ecossistemas do BACEN.

Atualizado em 28/11/2021 – 17:51.

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Secretaria de Justiça e Cidadania

Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)

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Unidade Móvel Na Hora
Foto/Imagem: Divulgação/Sejus-DF

Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.

A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).

“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.

Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.

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Nesta sexta (22) e sábado (23)

Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto

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Dia do Cidadão Defensoria Pública do DF
Foto/Imagem: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.

O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.

“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.

Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.

Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.

Serviços oferecidos

A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.

Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.

Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.

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