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Advogado online: conheça a nova era da advocacia digital

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advogado online
Foto/Imagem: Getty Images
Rafael Paranaguá

Se você está lendo este artigo, provavelmente chegou a pesquisar sobre advogado online na internet. Isso ocorre em virtude do salto tecnológico que a advocacia teve nos últimos anos.

Algumas pessoas chegam a dizer que a revolução tecnológica na área jurídica foi consequência da pandemia de Covid-19.

Entretanto, essa afirmação não é tão verdadeira assim: atuando como advogado em Brasília há mais de nove anos, percebi que o “boom” tecnológico nessa área ocorreu bem antes.

Para ser mais específico, essa evolução começou em 2016, quando o sistema de Processo Eletrônico (PJE) ganhou sua primeira versão.

De lá pra cá, os aparatos tecnológicos do judiciário só aumentaram, com implementação de sistemas processuais eletrônicos próprios de cada tribunal.

Houve também a instalação de softwares de emissão de custas e GRU de forma totalmente automática, sem necessidade de aguardar dias por cálculos demorados.

Esses exemplos demonstram que a advocacia digital vem crescendo a cada dia.

Sistemas de consultas processuais automatizados

Uns dos primeiros marcos na advocacia digital foram os sistemas de consultas processuais de cada tribunal.

Eles reúnem um banco de dados de grande porte, no qual armazena informações como nomes das partes, número processual e andamento dos feitos.

No começo, os sistemas ajudavam na administração física de processos: os autos eram cadastrados no software e a pessoa sabia exatamente em qual escaninho eles estavam.

Posteriormente, esses programas ajudaram na migração do procedimento físico para o virtual.

Nos dias atuais, esses sistemas só estão funcionando em virtude dos pouquíssimos processos físicos que sobreviveram.

Outro fato que sustenta sua utilização é a existência de autos arquivados que ainda não foram incinerados e dependem dele para serem localizados.

Criação de sistemas processuais virtuais pelos tribunais

Com a existência dos sistemas de consultas processuais automatizados, foi possível desenvolver softwares de tramitação e visualização eletrônica de processos.

Vários tribunais, na época, criaram sua própria plataforma de processo eletrônico.

Contudo, faltava algo primordial para o controle processual: a padronização.

Cada sistema é diferente e isso gera dificuldade de utilização aos advogados, partes e até mesmo aos próprios servidores.

Pensando nisso, o CNJ resolveu criar um sistema padrão, denominado PJE.

Utilização do PJE – Processo Judicial Eletrônico

Ao meu ver, o PJE foi o principal pilar para a construção de um mundo digital jurídico. Foi através dele que os tribunais padronizaram os sistemas de visualização de autos.

De acordo com o site do CNJ, a primeira versão do PJE foi a 2.0. De lá pra cá, várias outras surgiram, com aprimoramentos que ajudaram bastante a vida dos usuários.

Atualmente, todos os tribunais estão migrando seus processos físicos para o PJE. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, por exemplo, já está quase com 100% dos processos digitalizados.

De acordo com o site do próprio tribunal, restam menos de 7.700 autos para concluir a migração.

O futuro do direito processual, seja em qualquer área do direito, está totalmente atrelado ao correto funcionamento do PJE. Esse é um dos maiores desafios para os administradores da plataforma.

Imagine um advogado ter que cumprir um prazo e não conseguir realizar tal ação em virtude de erro no sistema.

Apesar de várias inconsistências tecnológicas, o PJE foi a melhor ferramenta já criada, não só para a advocacia digital, como também para todo o sistema judiciário brasileiro.

Outras ferramentas digitais

Apesar da catástrofe sanitária causada pela pandemia de Covid-19, esse acontecimento histórico acelerou em, no mínimo, 5 anos a evolução tecnológica na advocacia.

Era difícil imaginar que uma pessoa poderia participar de uma audiência estando a 1000 quilômetros de distância do fórum. Antes da pandemia, esse pensamento era exceção, hoje, é regra!

Advogado online com WhatsApp

Um dos termos mais buscados no Google hoje é a consulta de advogado online com WhatsApp. Essa estatística demonstra que a tecnologia dominou inclusive o modo de atendimento dos advogados.

Como tirar dúvidas com advogado online

Mas afinal, é possível tirar dúvidas com um advogado online? A resposta é sim! Você pode pagar uma consulta e ter suas dúvidas respondidas pelo próprio aplicativo.

Lembrando que é vedado ao advogado responder suas perguntas de modo gratuito. Nesse sentido, se você está procurando um advogado online gratuito, o ideal é procurar a defensoria pública de sua região.

O Código de Ética da OAB proíbe consultas gratuitas, então é bom não insistir!

Audiências através de videoconferência

Um instrumento tecnológico que cresceu bastante nos últimos dois anos foi a realização de audiências através de videoconferência. Geralmente o juiz marca um dia e horário e já disponibiliza um link de acesso às partes.

As plataformas mais utilizadas pelos tribunais são o Google Meet, Zoom e o Microsoft Teams.

Balcão virtual

Os tribunais de vários estados implementaram o chamado balcão virtual. O usuário entra no link de atendimento da secretaria da vara, espera em uma fila virtual e quando chega o momento de ser atendido, o aplicativo o notifica.

Esse sistema é excelente, pois os servidores conseguem atender partes e advogados de qualquer local do país sem necessitar de um contato físico.

Conclusão

Percebe-se que as ferramentas digitais sempre existiram no mundo jurídico. A pandemia de Covid-19 somente acelerou o processo de informatização do judiciário brasileiro, fato extremamente positivo para todos os cidadãos, servidores e advogados.

A tendência, de agora pra frente, é o Poder Judiciário manter todas essas ferramentas ativas, mesmo posteriormente ao surto pandêmico. Cabem aos advogados e partes acompanharem essa tão esperada revolução tecnológica.

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3.844 bilhetes premiados

Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate

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Ao Vivo de Brasília
indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

Ainda restam 3.844 bilhetes premiados do segundo sorteio de 2024 do Nota Legal cujos contribuintes contemplados não indicaram suas contas bancárias para o recebimento dos prêmios. O valor total a ser resgatado é de R$ 431,2 mil, segundo dados da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF).

A maior quantidade de bilhetes pendentes é de moradores do Plano Piloto, com 770 prêmios, que somam mais de R$ 85,3 mil. Em seguida, está Taguatinga, com 290 tíquetes premiados, totalizando R$ 34,7 mil. Já o Sudoeste/Octogonal concentra 209 bilhetes, correspondentes a R$ 33,3 mil. Há ainda 355 cupons sem região administrativa identificada, que acumulam R$ 36,4 mil em prêmios.

“Estamos reforçando o alerta para que as pessoas verifiquem se foram sorteadas e façam a indicação antes do dia 12 de maio, que é o prazo limite para informar a conta bancária”, alerta o secretário de Economia, Ney Ferraz.

Entre os prêmios não resgatados há premiações de até R$ 10 mil. “Identificamos também contribuintes que não resgataram R$ 5 mil, R$ 1 mil, R$ 200 e R$ 100”, detalha a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Seec, Giovanna Botelho.

“O importante é que façam dentro do prazo porque o contribuinte que não fizer a indicação até lá, está abrindo mão do direito ao prêmio”, complementa. O montante é, assim, recolhido ao Tesouro do DF. Giovanna explica que o segundo sorteio foi realizado em 13 de novembro de 2024, e os bilhetes pendentes de indicação pertencem ao 3º e último lote de contemplados.

Para indicar a conta bancária para recebimento dos valores, o contribuinte deve acessar o site do Nota Legal, fazer login na área restrita e preencher os dados solicitados. A Seec-DF também envia e-mails alertando sobre a necessidade da indicação, e informa que a consulta da premiação pode ser feita diretamente no portal do Nota Legal. Mas, fique atento: a Secretaria não utiliza o WhatsApp para esse tipo de comunicação.

Prêmio de R$ 1 milhão

O primeiro sorteio de 2025 do Nota Legal está previsto para 21 de maio. Serão 12.600 tíquetes premiados, que somarão R$ 3,5 milhões em prêmios. Pela primeira vez, o principal será de R$ 1 milhão — anteriormente, o valor era de R$ 500 mil. Para participar deste sorteio, é necessário estar habilitado conforme as regras do programa.

Os bilhetes do primeiro sorteio do ano estarão disponíveis para consulta a partir do dia 7 de maio. Por meio dessa verificação, os contribuintes poderão conferir quais bilhetes foram gerados a partir de suas notas fiscais.

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Auxílio mensal de R$ 150

Novos beneficiários do DF Social têm até 27 de abril para abrir conta no BRB

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DF Social GDF BRB
Foto/Imagem: Divulgação/Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 1.801 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrir conta no Banco de Brasília (BRB) e ter acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social (não se trata de uma conta bancária comum) aberta até as 18h do próximo domingo (27).

Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação. ‌A abertura da conta social deve ser feita pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo neste link.

Para saber se foi contemplado, o cidadão deve fazer a consulta no site GDF Social e confirmar se está entre os beneficiários. No portal, em Consulta DF Social, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável familiar, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.

“Recebemos muitas mensagens de que as pessoas abriram as contas e não receberam o valor, mas ao investigar caso a caso, geralmente a pessoa não foi contemplada ou abriu a conta errada ou fora do prazo. Então, é importante que, antes de tudo, o cidadão verifique se foi contemplado. Depois disso, abra a conta correta e dentro do prazo”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. A abertura de contas dentro de um prazo específico é necessária para que o BRB confeccione o cartão e encaminhe à agência para busca posterior.

O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único, entre outros critérios. A contemplação é feita por meio de seleção automática, cruzando critérios do programa com os cadastros únicos.

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