Michelle Cintra
Entenda como o preparo do café pode interferir no sabor da bebida
O café se tornou um dos grandes aliados do dia a dia do brasileiro. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a ingestão da bebida cresceu 1,34%, no Brasil, em 2020. A informação foi apresentada em março deste ano, destacando que o seu consumo foi o segundo maior da série histórica no país.
Seja para acompanhar o lanche da tarde ou para iniciar a manhã com disposição, o café entrou no cardápio como uma bebida indispensável. Entretanto, o grão pode apresentar sabores variados de acordo com a sua preparação. Michelle Cintra, dona da cafeteria FSTA & Coffee, localizada na QI 11 do Lago Sul, explica a importância de apostar na diversidade dos métodos.
“É comum que a gente opte pelo café coado quando estamos em casa. Contudo, hoje em dia, temos outras possibilidades para degustar essa bebida. Existem diferentes técnicas para gerar sabores variados. Dessa forma, a experiência fica ainda mais enriquecedora, afinal, é uma festa de sabores para o nosso paladar”, comenta.
Além do expresso comum, a casa optou por trazer três métodos interessantes para os clientes conhecerem as formas que o café pode assumir com a sua preparação, sendo eles: Hario V60, Prensa Francesa e Chemex.
O primeiro, Hario V60, é conhecido por ser um método japonês bastante utilizado. Por meio de um coador de cerâmica ou vidro, em formato espiral, a temperatura da água se mantém elevada e o fluxo da água se torna mais uniforme. O consumo é indicado para os fãs do café coado que desejam ressaltar notas sensoriais e aromáticas do grão.
Por remeter ao café feito em casa, ele se tornou o método mais pedido na cafeteria. Segundo Michelle, além de valorizar os atributos do café, há uma forte presença de aconchego e acolhimento no momento da degustação, tornando-o o queridinho dos clientes.
“O resultado desse café é uma bebida que traz equilíbrio no corpo, amargor e doçura no ponto ideal. A textura se torna aveludada e harmônica. É um clássico que sempre tem espaço durante ou após uma refeição”, diz.
Já a Prensa Francesa conta com a infusão dos grãos em água quente. A ideia surgiu para manter a bebida com a temperatura elevada por mais tempo. Ao final, o café possui características intensas e densas, pois passa apenas pelo filtro do êmbolo de metal.
“A prensa francesa tem singularidades clássicas que remetem aos métodos mais tradicionais e conhecidos para a extração do café. Há uma maior experiência sensorial dos óleos essenciais, de forma encorpada e adocicada. É um método delicado e muito procurado pela alta concentração de cafeína”, comenta.
Por fim – e não menos procurado -, o Chemex chama atenção pelo seu formato inusitado de ampulheta. Nesta técnica, é utilizado um filtro de papel com ampla ação. Antes de inserir o pó, é necessário colocar uma pequena quantidade de água quente para limpar sabores externos do material.
O método alemão foi desenvolvido em 1941 e mantém a temperatura ideal do café por mais tempo. “Por conta do corpo em jarra de vidro afunilado e o filtro de papel com quatro camadas, a bebida fica livre de oleosidade e apresenta um baixo amargor, com extração limpa e delicada”, pontua Michelle.
Essa característica é decorrente do papel utilizado, visto que uma camada é destinada para a sustentação do pó e, as demais, absorvem os óleos provenientes do café.
“É uma bebida delicada para diferentes tipos de gostos. O resultado deste método é um café sem resíduos e que equilibra acidez, doçura e corpo”, complementa.
Sobre a FSTA & Coffee
Com uma carta de drinks autorais de café pelo Ristretto Café Bar, a FSTA & Coffee, localizada no Lago Sul, conta com um menu repleto de produtos artesanais. O café boutique também conta com um ambiente colaborativo e coworking.
A cafeteria foi idealizada e fundada pela empresária Michelle Cintra, que nasceu para acolher empresas do mercado de eventos e seus clientes. A iniciativa inédita em Brasília, incentiva a união, em um só lugar, de todos os serviços necessários para a realização de uma festa.
Como bons negócios são fechados tomando um bom café, a FSTA & Coffee traz o ambiente perfeito para receber os apaixonados por festas e café! Por isso, foi desenvolvido um cardápio recheado com delícias de empresas locais, cafés especiais, opções fitness e veganas com produtos artesanais de altíssima qualidade. São diversos drinks de cafés e comidas exclusivas, pensadas para deixar o dia a dia corrido de trabalho, mais agradável e acolhedor.
Atualizado em 27/06/2021 – 10:00.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Atualizado em 19/11/2024 – 21:20.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
Atualizado em 15/11/2024 – 12:51.
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