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Renata Guirau

Nutricionista dá dicas para manter uma alimentação saudável no inverno

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Foto/Imagem: Divulgação


O mês de junho indica a aproximação do inverno. A estação, que perdura até setembro, costuma diminuir as temperaturas no Brasil. Por conta do frio, muitas pessoas tendem a sentir mais fome nesse período. Isso é explicado fisiologicamente: para manter o funcionamento do organismo, o corpo gasta mais energia para promover o calor interno ideal – que varia de 36,5º a 36,9º.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, informa que nesta estação do ano, é comum a busca por refeições mais quentes, que promovam o conforto térmico. “Muitas vezes, durante esse processo de escolha, há maior busca por opções com elevado teor calórico, como gorduras e carboidratos em excesso”, pontua.

Entretanto, segundo a profissional, é possível fazer escolhas conscientes, utilizando opções mais equilibradas em sabor e nutrientes. Nesse aspecto, uma boa dica é apostar nos vegetais para ajudar a não aumentar a densidade calórica das refeições.

Além disso, vale destacar que é importante estar mais atento à hidratação, pois esta época do ano pode diminuir a ingestão diária de água. “Deve-se lembrar que o corpo não muda sua necessidade e por isso é necessário continuar se hidratando. O consumo adequado de água ajuda a evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação”, destaca Renata.

Aliada à hidratação, a alimentação equilibrada deve estar presente no cardápio do dia a dia. Entretanto, o consumo de alimentos in natura pode ser evitado pois, normalmente, rementem a condicionamentos mais frios – como em geladeiras. Por tal razão, ocorre uma grande redução no consumo de frutas, legumes e verduras.

“Essas escolhas afetam o teor de vitaminas e minerais ingeridos diariamente. Além disso, aumentam o consumo calórico por conta desses alimentos menos ricos em nutrientes e com grandes taxas de gorduras”, contextualiza a nutricionista.

Para ela, uma forma de fugir do consumo exagerado dos industrializados e processados – que podem ser as opções mais procuradas durante o inverno -, Renata aconselha a busca por alimentos da época que possuem maior quantidade de fitoquímicos e nutrientes capazes de oferecer benefícios para o corpo.

Portanto, o abacate, caqui, kiwi, laranja, maracujá, morango e tangerina se destacam como as frutas interessantes para a época. Para as hortaliças, o agrião, brócolis, couve-flor, couve chinesa, cheiro verde, escarola, espinafre, repolho e rúcula podem ser grandes aliados da alimentação para os dias frios.

“É interessante preparar as próprias refeições em casa justamente para driblar os excessos. Há várias receitas práticas e saudáveis para essa estação que entraremos em breve. O preparo de sopas, purês, tortas e refogados sempre é uma boa estratégia para manter uma dieta rica, saborosa e equilibrada”, aconselha.

Para auxiliar no cardápio do inverno, Renata indica quatro caldos para serem incluídos no dia a dia. Confira:

Sopa creme de brócolis e couve-flor

  • 1 brócolis ninja picado
  • 1 couve-flor picada
  • 1 xícara de chá de batata ralada
  • 1 xícara de chá de água
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 3 xícaras chá de leite desnatado
  • 1 pitada de noz-moscada
  • sal e pimenta-do-reino preta moída na hora, a gosto

1) Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo para cozinhar por 30 minutos ou até que os legumes estejam macios.

2) Transfira os legumes e o caldo para um liquidificador. Bata até obter um creme homogêneo.

3) Volte o creme para a panela, ajuste o sal e sirva em seguida.

4) Se desejar, sirva com parmesão ralado ou torradas.

Sopa asiática com frango, curry e gengibre

  • 1 peito de frango picado em cubos pequenos
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 400ml de leite de coco
  • 2 xícaras de chá de cogumelos shitake fatiado
  • 2 xícaras de chá de cogumelo-de-Paris fatiado
  • suco de ½ limão
  • curry e sal a gosto

1) Refogue o frango na manteiga e no azeite com o curry e o alho.

2) Depois, coloque os cogumelos e deixe refogar por 10 minutos.

3) Acrescente o leite de coco, limão, gengibre. Deixe ferver e sirva quente.

Caldo de milho verde com brócolis

  • 1 lata de milho verde escorrido
  • 1 xícara de chá de água
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 xícaras de chá de leite integral
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 maço de brócolis picado
  • sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto

1) No liquidificador, bata o milho, a água e o amido.

2) Coloque o líquido em uma panela, junto com o leite e a manteiga.

3) Após ferver, acrescente o brócolis, cozinhando até que ele fique macio.

4) Acerte o sal, a pimenta e finalize com o cheiro verde, servindo em seguida.

Creme de chuchu

  • 1 cebola ralada
  • 3 chuchus picados
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • ½ xícara de chá de coentro picado
  • 1 pitada de páprica doce
  • sal e noz moscada a gosto

1) Aqueça a manteiga e refogue a cebola. Acrescente os chuchus e cubra com água.

2) Após cozinhar bem, bata no liquidificador ou mixer.

3) Volte para a panela e acerte o sal, a noz moscada e a páprica doce.

4) Finalize com o coentro picado e sirva.

Atualizado em 14/06/2021 – 18:56.

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Açaí do Ninja

De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí

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Ao Vivo de Brasília
Carlos Henrique Açaí do Ninja
Foto/Imagem: Divulgação/Açaí do Ninja

As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.

Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.

Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.

Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.

Atualizado em 19/11/2024 – 21:20.

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Brasília

Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes

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Ao Vivo de Brasília
Yolo Club
Foto/Imagem: DZ6 Foto e Vídeo

O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.

De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.

Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.

Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.

Conheça o Yolo

Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.

Black November

Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.

Atualizado em 15/11/2024 – 12:51.

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