Índice Geral de Cursos
Univates tem o melhor conceito de graduação entre 91 universidades

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 23, o Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia a qualidade das Instituições de Educação Superior no país e que aponta a Universidade do Vale do Taquari – Univates como a Universidade privada com o melhor conceito de graduação do Brasil entre as 91 universidades não públicas avaliadas. Na região Sul e no Rio Grande do Sul, a Univates ficou classificada como a terceira melhor universidade privada, em relação ao IGC.
No país, a Universidade figura como a sexta melhor universidade não pública. No IGC, a Instituição manteve a nota 4, considerada de excelência pelo MEC (numa escala de 1 a 5). Pouco mais de 20% das instituições do País alcançaram este índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (63%) com conceito satisfatório (nota 3).
Para a reitora da Univates, professora Evania Schneider, o resultado é um reconhecimento ao trabalho conjunto de professores, estudantes e da Instituição na construção do conhecimento e na formação não apenas de profissionais, mas de cidadãos. “Neste último ciclo avaliativo, a Univates alcançou o melhor índice desde o início da avaliação em 2007 e esse desempenho vem sendo crescente nos últimos anos. Isso reforça que temos desenvolvido um excelente trabalho que integra o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e impacta na qualidade das comunidades nas quais estamos inseridas”, avalia ela.
A vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Pinheiro destaca que o resultado alcançado chancela a qualidade dos cursos de graduação da Univates, a partir de critérios oficiais estabelecidos pelo Ministério da Educação. “Para quem busca um curso superior, é um indicativo importante na escolha da instituição de ensino. Se a Univates tem o melhor conceito de graduação entre as universidades privadas do país, se nossos cursos estão entre os melhores do Estado e do país, é porque currículo, aulas, professores, estrutura e experiências que são realizadas durante o percurso formativo de nossos estudantes contribuem de diferentes formas e em diferentes momentos para isso”, afirma Fernanda.
Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições públicas e privadas do Brasil. Os dados do IGC divulgados nesta sexta-feira são referentes aos cursos avaliados no triênio 2017 a 2019. Também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, acrescenta que a avaliação reitera o compromisso da Universidade com a pesquisa de qualidade que é difundida por todo o Brasil.
Melhores cursos do país
Além do IGC, que é o indicador de qualidade do Ministério da Educação para as instituições de Ensino Superior, o MEC também divulga o resultado por curso por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC apresenta dados de abrangência nacional, de forma que é possível estabelecer análises segmentadas. Os dados mais recentes são de dezembro de 2020 e também referentes aos cursos avaliados em 2019. Eles indicam que, entre as universidades avaliadas, os cursos de Educação Física (bacharelado), Farmácia e Nutrição da Univates foram considerados pelo CPC como os melhores cursos de todo o Brasil nas suas áreas.
Entre todos os cursos avaliados no Rio Grande do Sul, dos dez melhores cursos de instituições privadas, quatro são da Univates: Educação Física, Engenharia de Produção, Farmácia e Nutrição.
Foram mais de oito mil cursos avaliados no Brasil, e o bacharelado em Educação Física está entre o seleto grupo dos 10 cursos com nota mais alta no País. Já o curso de Farmácia figura entre os 10 cursos que alcançaram a nota mais alta no Estado.
Os cursos de Engenharia de Produção e Nutrição também figuram entre os 10 cursos com notas mais altas entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul.
Todos os cursos da Univates avaliados em 2019 tiveram Conceito CPC 4 ou 5, que em uma escala de 1 a 5, indica conceito de excelência.
Cursos avaliados (todos presenciais) e conceitos:
- Educação Física (bacharelado) – 5
- Farmácia – 5
- Nutrição – 5
- Engenharia de Produção – 5
- Engenharia de Controle e Automação – 5
- Enfermagem – 4
- Estética e Cosmética – 4
- Biomedicina – 4
- Fisioterapia – 4
- Engenharia Mecânica – 4
- Medicina – 4
- Odontologia – 4
- Engenharia Química – 4
- Engenharia Civil – 4
- Engenharia Ambiental – 4
- Engenharia de Alimentos – 4
- Engenharia Elétrica – 4
- Arquitetura e Urbanismo – 4
- Engenharia da Computação – 4
Saiba mais
O Índice Geral de Cursos (IGC) é o indicador de qualidade do MEC que avalia a qualidade das Instituições Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No cálculo do IGC 2019, além do CPC, também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Lei nº 15.116/2025
Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.
Estão incluídos procedimentos de:
- Reconstrução;
- Próteses;
- Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.
O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.
A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.
O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.
“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.
Economia
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

O Banco Central (BC) divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas, o Pix. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas:
- Pix parcelado: setembro deste ano;
- Pix em garantia: 2026;
- Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.
Pix parcelado
O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.
Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.
Pix em garantia
Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.
A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.
Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.
Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).
Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.
Diferenciação de comprovantes
Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.
Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.
-
Fim dos alagamentos
Drenar DF: inaugurado o maior sistema de drenagem do Distrito Federal
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2847 pode pagar prêmio de R$ 45 milhões nesta terça (1º/04)
-
Conta de luz
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril de 2025
-
Dra. Loren Nobre
Veja dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância
-
Lazer Para Todos
Dia 17 terá gratuidade no transporte, Zoológico e Jardim Botânico
-
Segurança alimentar
Prato Cheio: benefício será ampliado para 18 meses e mais 30 mil famílias
-
Jovens de 14 a 22 anos
Caesb abre 80 vagas para empregados aprendizes edição 2025
-
Brainn
Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo