Renata Guirau
Frutas em refeições salgadas: combinação saborosa e nutritiva
Ter uma alimentação saudável é mais simples do que se imagina – e bem mais gostoso também! As frutas são alimentos versáteis que podem ser ingeridas em todos os momentos do dia, não apenas nos lanches da tarde e cafés da manhã. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ressalta que acrescentar frutas em refeições salgadas, além de aumentar a possibilidade de receitas, faz muito bem para a saúde e ainda estimula o paladar em diversos receptores ao mesmo tempo. Uma mistura agridoce que pode fazer parte da sua rotina!
Pera, maçã, laranja, limão, manga, morango e figo são algumas opções para quem quer se aventurar nesse novo universo da culinária. E, quando o assunto é saúde, também há ótimos motivos para apostar nas combinações, já que as frutas somam em vitaminas, fibras, sais minerais e antioxidantes.
“A pera, por exemplo, é muito bem aceita pelo paladar em pratos salgados e proporciona inúmeros benefícios para o organismo. É fonte de vitamina C, A e E, que são excelentes antioxidantes. Também contém minerais como o potássio, magnésio e cálcio, importantes para a saúde cardíaca, óssea e muscular”, ressalta Renata.
Vale investir em receitas como saladas, carnes, marinadas, farofas e molhos para salada. “Nas saladas, manga madura e frutas ácidas são ótimas combinações; já na maionese e no salpicão, a combinação certeira é a maçã e a pera”, completa. Para o preparo de carnes, é muito utilizado o abacaxi. Nas marinadas, uma ideia é temperar com suco de frutas, como laranja, limão e maracujá. Nas farofas, pode-se usar banana, maçã e frutas secas. E, quando se trata de molhos, o limão é um dos favoritos. Mas, para quem preferir, laranja e maracujá também são ótimas alternativas.
Pensando em uma alimentação balanceada no dia a dia, a nutricionista do Oba Hortifruti, indicou duas receitas de frutas em refeições salgadas:
Bolo de carne com maçã
- 500g de patinho moído
- 1 cebola picada em cubinhos
- 4 colheres de cheiro verde picado
- 2 colheres de azeite
- 1 ovo
- 2 maçãs picadas em cubinhos
- sal e pimenta do reino a gosto
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes com as mãos – com atenção ao teor de sal. Coloque a mistura em uma forma de pudim untada com azeite e leve para assar em banho maria (você pode colocar a forma de pudim dentro de uma forma maior com água), por cerca de 30 minutos em forno a 180 graus.
Sanduíche de pera com queijo brie
- 1 pão de fermentação natural cortado em fatias
- 1 pera média cortada em fatias finas
- fatias de queijo brie suficientes para rechear as fatias de pão
- 1 colher de sopa de mel
- azeite a gosto
Acomode as fatias de pão em uma forma. Acrescente o azeite e, em seguida, as fatias de pera. Regue a pera com mel e finalize com as fatias de queijo brie por cima. Leve ao forno, em fogo baixo, por cerca de 10 minutos antes de consumir.
Frango em cubos com abacaxi
- 1kg de frango em cubos grandes
- 2 tomates cortados em cubos
- 1 cebola roxa cortada em cubos grandes
- 5 dentes de alho amassados
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto
- 3 xícaras de abacaxi cortado em cubos (não muito maduro)
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente o frango em cubos e o tomate. Acerte o sal e a pimenta. Misture bem e deixe cozinhando em fogo baixo com a panela tampada até que o frango fique quase totalmente cozido. Acrescente o abacaxi e finalize o cozimento do frango, até que a água do cozimento seque na panela. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picado. Sirva em seguida.
Atualizado em 19/01/2021 – 08:50.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Atualizado em 19/11/2024 – 21:20.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
Atualizado em 15/11/2024 – 12:51.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50