Londrina, Navegantes e Parauapebas
Aeroporto de Brasília ganha novos voos regionais a partir de outubro

A partir de outubro, a Gol Linhas Aéreas passa a ligar Brasília a Londrina (PR), Navegantes (SC) e Parauapebas (PA).
No dia 8, se iniciam as operações para Navegantes e Londrina, cidades atendidas predominantemente pelos aeroportos do Sudeste do país. A cidade paranaense é a quarta força econômica do Sul do Brasil e um importante centro econômico industrial. Já o destino catarinense é uma privilegiada conexão com a região turística de Balneário Camboriú e zonas industriais.
Em 14 de outubro, a Gol inaugura o voo para Parauapebas, cidade paraense que abriga a Serra dos Carajás, maior província mineral do mundo, e uma crescente zona agropecuária.
Além dos novos voos, a Gol retomará, no dia 19 de outubro, a operação para Cruzeiro do Sul, no Acre, ligando a capital federal com o interior e capital do estado mais extremo do Brasil.
O diretor de planejamento de malha aérea da Gol, Rafael Araújo, destaca o papel de Brasília na expansão nacional planejada pela companhia a curto e médio prazo. “O Aeroporto de Brasília tem um importante papel conectivo e a Gol, com estes novos destinos, passa a voar para 42 cidades brasileiras a partir da capital federal. Isso representa um aumento de 10 cidades em relação ao mesmo período do ano passado”, afirma.
Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o aumento da cartela de voos ligando Brasília a importantes destinos regionais indica perspectiva de crescimento imediato na chegada de turistas. “O Distrito Federal se consolida cada vez mais como protagonista da retomada econômica e se estabelece como ponto estratégico da integração nacional”, afirma. “São regiões com intensa atividade econômica e de grande potencial mercadológico, mas que tinham uma dificuldade logística que obrigava o turista a optar por destinos mais próximos ou mais conhecidos. Agora, com ligação direta, Brasília passa a ter mais destaque na prateleira dos agentes de viagens”, aponta.
Segundo Vanessa, o trabalho de estruturação das atrações turísticas da capital foi feito já pensando nesta expansão das conexões. “Elaboramos nossos roteiros de forma a mostrar uma Brasília plural, que não é apenas um centro administrativo, mas uma cidade capaz de oferecer uma experiência única a todos os brasileiros. Assim, temos desde a rota arquitetônica ao turismo rural e ecológico, passando pela rota cívico-pedagógica e um vigoroso roteiro religioso”, explica.
Reaquecimento
Os novos voos da Gol partindo do Aeroporto de Brasília são importantes para a interligação nacional. A capilaridade que o terminal brasiliense oferece contribui para a unificação de diversas capitais com as mais diversas regiões do país e consolida Brasília como um dos principais centros de conexão do Brasil, já que é a única cidade brasileira ligada a todas as capitais.
Antes da pandemia, a Gol operava com 32 destinos nacionais. Em outubro, a companhia aérea passa a atender 42 destinos nacionais partindo de Brasília, sendo 41 sem escalas e 6 operados em parceria com a Voepass em um acordo iniciado em agosto de Capacity Purchase Agreement (CPA) nos destinos Rondonópolis-MT, Sorriso-MT, Araguaína-TO, Barreiras-BA, São José do Rio Preto-SP e Uberlândia-MG.
Segundo dados da Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, o terminal fechou o mês de agosto com 401.316 passageiros, um crescimento de 54,1% em relação a julho – foram 5.532 pousos e decolagens. Já são quatro meses consecutivos de aumento na movimentação do terminal, que espera uma escalada no movimento para minimizar as perdas consolidadas de 2020. Mesmo com o aumento crescente, o fluxo ainda foi 68,87% menor do que o registrado em agosto de 2019.
Medidas sanitárias
A retomada dos voos e o estabelecimento de novas rotas seguem um protocolo rígido de proteção aos passageiros e trabalhadores contra a Covid-19. Roberto Luiz, head de negócios aéreos da Inframerica, explica que o aumento nos pousos e decolagens exige uma operação cautelosa. “Nós estamos tomando todas as medidas sanitárias para que o passageiro possa voar com tranquilidade. Além da limpeza intensificada, medimos a temperatura de quem embarca e desembarca no Aeroporto de Brasília. O terminal está com sinalização indicando o distanciamento social, além de pontos de álcool em gel. Tudo que é necessário para dar mais segurança aos nossos usuários. Com a retomada dos voos estamos atentos e cautelosos em todas as nossas operações, mas estamos prontos para receber os passageiros de volta”, conta.
Segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, a companhia registrou apenas um tripulante infectado por Covid-19 a cada 1.106 voos. Em debate durante o Abav Collab, o executivo destacou as medidas de segurança da empresa, que garantem a continuidade do serviço e a projeção de expansão da malha. “A indústria é um organismo único que tem que zelar pela segurança independentemente de qualquer estratégia comercial. Fomos testados em como garantir que voar era seguro durante a pandemia. É fundamental enxergar que os principais líderes de companhias aéreas brasileiras vão garantir essa segurança”, afirmou.
Rafael Araújo, diretor de planejamento, aponta que mesmo durante a fase mais grave da pandemia, a empresa já tinha prioridade na proteção de quem necessitava do transporte aéreo e mantém os protocolos internacionais reconhecidos. “A Gol trabalha por todos aqueles que precisam viajar, seja a negócios ou lazer, sempre com toda a segurança, nosso valor número um”, diz.
A organização com que as medidas de segurança estão sendo aplicadas em toda a cadeia do setor turístico é destacada pela secretária Vanessa Mendonça, que lembra os esforços do Governo do Distrito Federal na implantação de um protocolo de proteção a hóspedes e trabalhadores do segmento hoteleiro. “Em junho lançamos o Manual de Boas Práticas no Combate à Covid-19, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF, e priorizamos a segurança de toda a cadeia na retomada das atividades, que contam com um calendário claro e um diálogo aberto junto ao GDF”, recorda Vanessa.
“Hoje, sem sombra de dúvidas, graças ao planejamento feito, Brasília é o destino mais bem preparado para o reinício das atividades. A expansão dos voos regionais e o aumento consecutivo na movimentação do aeroporto e da ocupação hoteleira demonstram isso”, garante a titular do Turismo do DF.

Saúde pública
UPA de Ceilândia conquista certificação inédita de qualidade

Nesta terça-feira, 8 de abril, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia celebra seu 11º aniversário, marcando mais de uma década de serviços prestados à comunidade local. Este ano, a comemoração será ainda mais especial, pois a unidade alcançou um feito histórico: tornou-se a primeira e única UPA do Centro-Oeste a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), um reconhecimento nacional de qualidade com validade internacional.
A ONA é responsável por certificar a capacidade dos serviços de saúde em todo o país, avaliando critérios rigorosos de segurança e excelência no atendimento. Atualmente, das 705 UPAs existentes no Brasil, apenas 17 possuem essa acreditação. A conquista pela UPA de Ceilândia reflete o compromisso contínuo com a melhoria dos serviços prestados à população.
O superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), Clayton Sousa, destaca “Esse processo de auditoria representa um amadurecimento dos processos internos do IGESDF, uma melhoria contínua e uma busca permanente pela excelência no atendimento aos pacientes.”
Clayton também enfatiza o impacto dessa conquista para o fortalecimento da rede de saúde “A certificação da ONA é mais do que um selo de qualidade; ela significa que conseguimos implementar processos mais seguros, eficientes e organizados, garantindo um atendimento cada vez melhor para a população. Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo, reforçando a confiança dos pacientes e dos profissionais de saúde que atuam na unidade.”
Além disso, ele destaca a importância do trabalho em equipe: “Esse resultado só foi possível graças ao empenho de toda a equipe da UPA de Ceilândia, que se dedicou intensamente para alcançar esse padrão de qualidade. Essa certificação não é um ponto final, mas um incentivo para continuarmos avançando, sempre em busca da excelência.”
O presidente do IGESDF, Dr. Cleber Monteiro, complementa: “A certificação da ONA é um marco para o Distrito Federal, evidenciando nosso compromisso em oferecer uma saúde de qualidade, pautada na segurança e na eficiência dos processos. A UPA de Ceilândia e o IGESDF são 100% SUS, garantindo atendimento gratuito para toda a população.”
É importante ressaltar que a certificação não indica a perfeição absoluta dos serviços, mas sim a implementação de processos seguros e estruturados que visam a melhoria contínua. A UPA de Ceilândia continua empenhada em aprimorar seus atendimentos, reconhecendo que ainda há desafios a serem superados para alcançar a excelência desejada.
A obtenção do selo bronze da ONA atesta que a unidade está no caminho certo, implementando práticas que garantem maior qualidade no atendimento, processos mais seguros e uma gestão mais madura, sempre visando o bem-estar dos pacientes.
A celebração do aniversário da UPA de Ceilândia, aliada à conquista da certificação, reforça o compromisso do IGESDF com a saúde pública de qualidade, beneficiando diretamente a comunidade local e servindo de modelo para outras unidades na região.
Segunda, 07 de abril
Semana começa com 342 oportunidades de emprego no Distrito Federal

As agências do trabalhador do DF estão com 342 oportunidades de emprego abertas nesta segunda-feira (7). Os salários variam entre R$ 1.518 e R$ 2,6 mil, com vagas que exigem diferentes níveis de escolaridade e experiência, além de posições exclusivas para pessoas com deficiência (PcD).
Entre as opções com maior salário está a função de operador de guindaste móvel. São duas vagas para a Ponte Alta Norte, no Gama. A remuneração é de R$ 2,6 mil. Para se candidatar, os interessados devem ter experiência e o ensino fundamental completo. Já o cargo com maior número de chances é de consultor de vendas, um total de 70, em Vicente Pires. O salário oferecido é de R$ 1.518. A vaga exige o ensino médio completo.
Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou solicitar atendimento pelo e-mail [email protected]. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2850 pode pagar prêmio de R$ 25 milhões nesta terça-feira (8)
-
Segurança alimentar
Prato Cheio: benefício será ampliado para 18 meses e mais 30 mil famílias
-
Olha a sorte
Mega-Sena 2848 pode pagar prêmio de R$ 51 milhões nesta quinta-feira (3)
-
Trilhando o futuro
Brasília é eleita pela 2ª vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste
-
Lei nº 15.116/2025
Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS
-
Economia
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
-
3º Ciclo 2025
RenovaDF oferece 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional
-
Mobilidade
Vai de Graça: transporte gratuito ganha reforço a partir deste domingo (6)