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Chef da Grano & Oliva

Rodrigo Melo explica a diferença entre pizza artesanal e gourmet

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Foto/Imagem: Shutterstock
Ana Lúcia Ferreira

Redonda, quadrada ou em fatias… Seja com recheio doce ou salgado, a verdade é que é quase impossível encontrar alguém que não aprecie uma boa pizza. Democraticamente, há sabor para agradar a todos os paladares, desde aos apaixonados pela alta gastronomia até os indivíduos que preferem as receitas tradicionais ou com o mínimo de produtos industrializados. Mas quando o assunto é pizza artesanal e pizza gourmet muitas dúvidas começam a surgir.

Para explicar melhor o conceito e diferença de cada uma das nomenclaturas, o chef da Grano & Oliva Pizzeria, Rodrigo Melo, explica aos amantes da massa o que determina o batismo de cada pizza.

“As pizzas artesanais, como o próprio nome já diz, são preparadas com a massa aberta na mão, o molho de tomate é fresco produzido pelo restaurante e os demais ingredientes também não passam por qualquer processo industrial. Já as pizzas gourmets são as que levam em suas receitas ingredientes da alta gastronomia e que normalmente são industrializados, contudo, tudo com altíssima qualidade”, pontua o chef.

Ainda segundo o sócio da Grano & Oliva, em seus dois restaurantes, um na 403 Norte e o outro com foco apenas no delivery no Setor de Indústrias Gráficas, o conceito escolhido para definir as operações é o de Pizza Napoletana, mais leve e equilibrada e que remete a receita italiana como é feita em Nápoles, cidade natal da pizza.

“Em nossas unidades há o processo artesanal como por exemplo a massa que produzimos in loco com farinha italiana e tem fermentação de 48h. Toda a maturação acontece em ambiente refrigerado e com temperatura controlada. E também temos a parte gourmet, onde entra o nosso molho de tomate pelati, colhidos em solo vulcânico, região rica em nutrientes o que favorece o cultivo deste fruto, além do azeite, queijo artesanal e toda a charcutaria de primeira linha para garantir a qualidade do produto”, detalha Rodrigo.

De acordo com o especialista, a maturação da massa é o que a torna mais leve no momento da degustação pelo cliente e proporciona uma acidez que realça o sabor do recheio escolhido. Todo o processo de poucos ingredientes e muita técnica resulta em uma massa levemente elástica e aerada, com aroma de pão perfumado que o chef diz ser a base do sucesso.

Além disso, os demais ingredientes artesanais que compõem o cardápio, como o queijo e o bacon, por exemplo, são extraídos de produtores parceiros do DF e GO renomados e reconhecidos pela qualidade do que é entregue.

“O queijo vem da cidade de Cezarina (GO) e ele tem todo um diferencial pois o produto final passa por todo um processo de acompanhamento e testes, desde o leite recebido para a sua confecção”, ressalta. Além dele, o bacon que utilizamos na Grano é do produtor local, Léo Hamu, bastante conhecido pela qualidade de seus produtos”, relata Rodrigo Melo.

Com um cardápio tradicional, porém requintado e o uso de produtos importados na composição dos sabores, a Grano & Oliva Pizzeria mistura os dois tipos de gastronomia, caminha para se tornar a melhor pizzaria da capital e conquista dia a dia o paladar de quem aprecia uma boa pizza.

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Vista panorâmica

Tivoli Mofarrej São Paulo abre café da manhã para não-hóspedes

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Tivoli Mofarrej São Paulo - café da manhã panorâmico
Foto/Imagem: Fred Kendi

Imagine começar o dia com a melhor vista da cidade e saborear um café da manhã de hotel cinco estrelas. No Tivoli Mofarrej São Paulo, isso é possível. Localizado no 23º andar do hotel, o restaurante, que é aberto ao público, oferece um menu repleto de opções deliciosas e sofisticadas, assinado pelo chef executivo Danilo Brasil.

A panificação do hotel é artesanal, com pães frescos preparados diariamente, incluindo o tradicional pão de queijo brasileiro. Os croissants e pain au chocolat são cuidadosamente assados para atingir a textura perfeita – crocantes por fora e macios por dentro. A variedade inclui ainda bolos caseiros, donuts frescos e delicadas tarteletes doces que adicionam um toque especial à experiência.

Dentre os destaques do menu à la carte estão as omeletes personalizadas com diversos recheios, os clássicos ovos beneditinos, ovos pochê, tapioca, waffles e panquecas. Os visitantes também podem se deliciar com salmão defumado, uma refinada seleção de frios importados e queijos especiais.

Para quem tem restrições alimentares, o café da manhã conta com uma estação completa sem glúten com pães especiais, uma variedade de iogurtes, além de uma seleção criteriosa de frutas frescas da estação e um menu dedicado com opções veganas e vegetarianas, incluindo leites vegetais para as bebidas.

Para completar a experiência, o hotel oferece diversas opções de cafés da marca Nespresso, como cappuccino, latte e iced macchiato, além de chás, água aromatizada, sucos naturais, e, aos finais de semana e feriados, espumante para tornar o momento ainda mais especial.

O café da manhã no Tivoli Mofarrej São Paulo é servido diariamente das 6h30 às 10h30, com horário estendido até às 11h nos fins de semana e feriados. Adultos pagam R$ 135 (por pessoa), com taxa de serviço opcional; crianças de 7 a 12 anos, têm 50% de desconto; e crianças com até 6 anos de idade, não pagam. Vale lembrar que, não é necessário reserva prévia e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão.

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Açaí do Ninja

De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí

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Carlos Henrique Açaí do Ninja
Foto/Imagem: Divulgação/Açaí do Ninja

As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.

Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.

Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.

Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.

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