Gama e Itapoã
Mais duas cidades podem fechar pistas para lazer aos domingos
Na esteira do Eixão, da W3 Sul e do Paranoá, mais duas cidades planejam transformar suas vias principais em verdadeiras praças de diversão e atividade física ao ar livre, onde as máquinas são presença predominante durante a semana. Já se encontram na Secretaria de Esporte e Lazer os pedidos para que Gama e Itapoã adotem o projeto da Rua de Lazer, ambas as propostas levadas ao exame da secretária Celina Leão. Com parecer favorável, as medidas seguem agora para a análise do gabinete do governador Ibaneis Rocha.
Em seu parecer favorável, Celina Leão apoia não só a criação das duas ruas recreativas como encaminha ofícios ao governador Ibaneis pedindo que um decreto autorizativo seja editado. Ela diz acreditar que a medida é a melhor forma de democratizar o esporte e a diversão em mais espaços públicos, realidade antes restrita ao Eixão do Lazer.
“Depois da W3 Sul, todas as cidades passaram a querer ter sua própria rua do lazer. A ideia nossa é que, até o final do governo, todas tenham a sua”, vislumbra Celina.
A ideia de abrir espaço para a prática de esporte e lazer em área de trânsito de veículos, aliás, foi justamente de Ibaneis. O pontapé inicial foi a W3 Sul. A intenção era revitalizar a região e resgatar a história da principal avenida comercial de Brasília nas décadas de 1970 e 1980. Assim, sempre aos domingos e feriados, das 6h às 17h, a pista é fechada para o trânsito de carros. O resultado é a multiplicação de pedestres, skatistas, patinadores, ciclistas e demais visitantes no local.
Domingo da Gente
Deu certo na W3. Tanto que o exemplo logo foi copiado pelo Paranoá. O local escolhido também é muito movimentado. Uma das mais acessadas da cidade, a avenida que liga a cidade ao programa habitacional Paranoá Parque (com extensão de 1,1 quilômetro) também passou a fechar aos domingos e feriados, das 7h às 17h, para que a população possa fazer caminhadas, corridas ou andar de bicicleta. É quando ela deixa de ser uma via normal e passa a se chamar Domingo da Gente.
No exemplo do Gama, a tarefa é igualmente desafiadora dado o histórico de alto fluxo de veículos na região. Assim como as demais, a pista que sofre mudança de destinação é nada menos que a principal saída da cidade para quem vai ao Plano Piloto.
Situada entre a entrada do Gama e o antigo balão do Periquito, a DF-480 pode se transformar na mais nova rua do lazer. São mais de 4 quilômetros de extensão. A estrada fica ao lado da pista de caminhada. Sempre que fechar aos domingos e feriados, o trânsito na DF-480, sentido Plano Piloto, será desviado para a pista marginal, que passa ao lado dos condomínios.
Entusiasta da iniciativa do governador Ibaneis, a administradora do Gama, Joseane Feitosa, explicou que a escolha da pista foi justamente porque ela é paralela à pista de caminhada. “É natural que as pessoas se encaminhem para lá, pois o calçadão é o local de prática de esporte hoje. Então, é muito bom para a comunidade”, elogiou.
Mesmo nem tendo saído do papel ainda, a proposta já encanta aos moradores da cidade. “Uma boa ideia. Costumo fazer caminhada aqui no calçadão. Vai ser uma boa alternativa, pois não vamos ficar com medo dos ciclistas, que dividem a pista com a gente”, comemorou a autônoma Naiane Larisse Fernandes, 33.
A proposta também foi elogiada pelo policial militar Klênio Lopes Medeiros, 31, morador do Setor Central. “Vai ser ótimo transformar uma pista em área de lazer para a comunidade. Vai trazer as famílias para cá”, aposta Klênio, que integra um grupo de corredores amadores chamado Kaymbras do Cerrado.
Presente do GDF
Vizinho ao Paranoá, o Itapoã também deu sinal verde para o esporte e decidiu que irá transformar a chamada Avenida Brasil na mais nova rua recreativa. Com aproximadamente 460 metros lineares de extensão, dois dois lados, ela fica entre o Fórum e a Quadra 203.
“A ideia de fazer a rua do lazer na Avenida Brasil é porque o lugar foi transformado do dia para a noite neste governo. Era uma região abandonada e feia. Hoje, tem pavimentação e estrutura”, comemorou o administrador Marcus Vinícius Cotrim.
Para o morador do Conjunto 81 Marcelo Santos, 50, a inauguração do espaço vai ser um “presente” para a criançada, que hoje corre risco diário ao passar de bicicleta na avenida e seu fluxo intenso de carros. “Vai ser muito bem-vinda [a rua]. A criançada agradece. Quero agradecer também o governador Ibaneis por essa iniciativa”, destacou.
Atualizado em 01/08/2020 – 12:51.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50