Curta nossa página

Morador do DF usa 84 litros de água a mais por dia do que o recomendado pela OMS

Publicado

Foto/Imagem:


O morador do Distrito Federal (DF) precisaria reduzir o consumo médio de água em 34 litros diários para atingir um patamar de uso sustentável. Atualmente, cada habitante do DF consome, em média, 184 litros diários, de acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

O cidadão contribuiria com o meio ambiente e com a disponibilidade do recurso para gerações futuras se consumisse 150 litros diários, segundo parâmetros da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa). A média recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é ainda menor. Para assegurar as necessidades básicas e minimizar os problemas de saúde, o órgão estipula uma média diária de 100 litros por habitante.

“O uso racional da água pelo cidadão é importante em todo momento, quando está chovendo, na época seca, na época que antecede a seca. O uso racional hoje deve estar incorporado na nossa vida”, explica o diretor da Adasa, Diógenes Mortari.

O DF está entre as regiões que mais consomem água no país. Em 2011, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (Snis) do Ministério das Cidades, o consumo médio chegava a 187 litros de água diários por habitante, média ultrapassada apenas pelo Rio de Janeiro (237,8), pelo Espírito Santo (192) e pelo Amapá (187,5). Desde então, o DF registrou uma redução, mas, segundo a Caesb, a taxa mantém-se praticamente constante.

Para especialistas, a população precisa se conscientizar da necessidade de economizar água, principalmente, os grandes produtores rurais – de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a agricultura é responsável por 70% do consumo de água doce no mundo.

“O papel do homem é fundamental, a gente tem que fazer uma gestão muito séria da demanda, tem que aproveitar períodos como esse para melhorar nosso uso racional da água, seja nas áreas urbanas seja nas agrícolas, pensando nos grandes usuários. É importante que isso seja feito”, ressalta o pesquisador da área de hidrologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados, Jorge Werneck.

O pesquisador destaca ainda que o país passa por mudanças no regime de chuva e economizar pode ajudar a manter uma reserva para o consumo.

“É preciso ter um processo geral de conscientização de todo cidadão. Uma conscientização de que a água não é infinita. Muita gente pensa que a água é infinita e não é. Para se ter ideia, ao jogar um palito de picolé no chão ou qualquer tipo de resíduo, você pode estar contribuindo para a poluição do corpo hídrico [quando levado pela chuva]”, diz o coordenador do curso de engenharia ambiental e sanitária da Universidade Católica de Brasília, Marcelo Gonçalves Resende.

A orientação da Adasa é que os consumidores observem o gasto mensal na conta de água. A medida estará em metros cúbicos. Para saber quantos litros são consumidos, basta multiplicar por mil. Depois, é preciso dividir esse valor pelos dias do mês (consumo diário) e, em seguida, dividir pelo número de pessoas que moram na mesma casa (consumo diário por pessoa).

“Se se gasta 10 metros cúbicos, significa 10 mil litros naquele mês. Dividido por 31 ou 30 dias, têm-se o que é consumido por dia. Dividindo pelos habitantes da residência, chega-se a uma média do que é consumido diariamente. Um consumo considerado consciente, racional é da ordem de 150 litros por habitante por dia”, explica Diógenes Mortari.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Segurança Pública

GDF autoriza a promoção de 287 policiais militares

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
policia militar do DF PMDF
Foto/Imagem: Andre Borges/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha autorizou nesta quinta-feira (19) a redução do interstício para promoção de 220 praças e 67 oficiais da Polícia Militar (PMDF). A medida poderá antecipar em até 50% o tempo que cada policial militar precisa cumprir no posto ou graduação antes de ser promovido. A assinatura ocorreu no gabinete do chefe do Executivo, com a presença do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, da comandante-geral da Polícia Militar, Ana Paula Habka, do secretário de Economia, Ney Ferraz, e do deputado distrital Hermeto.

“Com a assinatura desse ato que faz a quebra de interstício dos oficiais e praças da PMDF, a gente espera que, a partir do dia 26, todos os militares já estejam fazendo uso desse benefício, que nada mais é do que um justo e merecido apoio do nosso governo às forças policiais que tanto nos auxiliam na defesa da sociedade e da população do Distrito Federal”, defendeu o governador Ibaneis Rocha.

Desde 2019, a atual gestão nomeou cerca de 6 mil profissionais para as forças de segurança do DF. A promoção dos militares é um reconhecimento pelo trabalho que eleva a capital entre os melhores índices de segurança pública do país, conforme explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

“O governador, reconhecendo o trabalho feito pelas corporações, também está prestigiando a Polícia Militar, como fez há poucos dias com o Corpo de Bombeiros. É uma justa redução de interstício, atendendo a mais de 200 praças e 40 oficiais. Agora, esses militares terão uma progressão de carreira muito merecida e que, com certeza, vai servir para que trabalhem ainda mais estimulados e continuem produzindo excelentes resultados em prol da nossa população”, defendeu Sandro Avelar.

Ana Paula Habka ressalta que a redução do interstício é importante para os profissionais se sentirem valorizados: “Temos uma legislação interna ainda um pouco arcaica. Então, é importante a assinatura desse decreto para evitar que o militar fique muito tempo no mesmo posto sendo que há vagas para assumir. Esse é mais um reconhecimento do nosso policial do dia a dia, que agora não precisa mais ficar 10 anos ou mais para ser promovido”.

Essa foi a segunda assinatura para promoção de militares feita nesta semana. Na terça-feira (17), Ibaneis Rocha autorizou a redução de interstício a 674 bombeiros, sendo 200 oficiais e 474 praças. Com essa promoção, o GDF superou a marca de 2,8 mil bombeiros beneficiados em 2024, a maior feita em um mesmo ano.

CONTINUAR LENDO

Mercado

Banco BRB e BRM Asset: parceria para o mercado imobiliário brasileiro

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
BRB - nova sede Banco de Brasília
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Banco BRB e a BRM Asset anunciam parceria estratégica para atuação no mercado imobiliário em todo o País. A colaboração permitirá alocar até R$ 1 bilhão em diferentes estratégias de investimentos, entre elas, desenvolvimento, crédito e permuta imobiliária.

Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, esse acordo reforça a visão do Banco BRB em transformar a experiência urbana no Brasil, impulsionando a criação de empreendimentos imobiliários únicos que vão ao encontro do crescimento sustentável e da valorização das regiões onde estão inseridos.

“O Banco BRB tem como propósito oferecer experiências únicas e ser protagonista na vida de seus clientes. Esta parceria com a BRM Asset é um reflexo da nossa visão de banco completo e inovador, que vai além das soluções financeiras para fomentar o desenvolvimento das cidades e elevar a qualidade de vida das comunidades. Estamos confiantes de que estamos no caminho certo para gerar impacto positivo”, afirma Paulo Henrique Costa.

Pedro Fernandes , CEO da BRM Asset, destacou o compromisso da BRM em liderar iniciativas que promovem mudanças positivas para a sociedade.

“A BRM Asset tem o propósito de acelerar o desenvolvimento do mercado imobiliário, e a parceria com o Banco BRB é um marco nessa jornada. Estamos empenhados em acelerar os projetos de empreendedores imobiliários locais e apoiá-los com soluções financeiras e imobiliárias a desenvolver empreendimentos que representem uma oportunidade de investimento e um avanço real na forma como pensamos e vivemos o ambiente urbano. O acordo é a prova do potencial transformador do investimento em soluções que considerem, acima de tudo, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas”, afirma Pedro Fernandes.

Entre as atividades previstas com a parceria, estão análises e avaliações de ativos imobiliários; gestão de carteira de investimentos imobiliários, incluindo monitoramento e implementação de estratégias; identificação e mitigação de riscos relacionados ao mercado; além de atuação conjunta para prospecção de negócios.

O acordo também prevê entregas como a disponibilização de linhas diferenciadas de crédito imobiliário; desenvolvimento de loteamentos residenciais e de incorporações voltadas para programas governamentais de habitações populares.

Sobre o Banco BRB

O Banco BRB é uma instituição financeira que se destaca por seu foco em oferecer soluções completas e inovadoras, gerando experiências únicas para os clientes. Com operações em diversas frentes, o banco está comprometido em impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua, fomentando o crescimento sustentável, e criando valor toda a comunidade. Eleito três vezes o banco de varejo mais inovador do País, pela revista International Banker, o BRB tem, atualmente, mais de 8,1 milhões de clientes e presença em 95% de todo o território nacional.

Sobre a BRM Asset

A BRM Asset é uma gestora de recursos independente especializada em ativos imobiliários. Formada por um time de com histórico de mais de 300 empreendimentos e mais de 40 anos de experiência na gestão de ativos imobiliários, a gestora origina, estrutura e gere investimentos em desenvolvimento e crédito, majoritariamente imobiliário, em diferentes estratégias de investimentos no Brasil e Estados Unidos, dentre elas, desenvolvimento residencial, crédito imobiliário, renda urbana e infraestrutura.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense