1º trimestre de 2020
Banco de Brasília (BRB) registra lucro líquido de R$ 107,6 milhões
O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido de R$ 107,6 milhões no primeiro trimestre de 2020. O número representa crescimento de 64% em relação ao mesmo período de 2019.
O retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio foi de 28,9%.
O crescimento no lucro líquido do BRB foi gerado pelo aumento da margem financeira, avanço das receitas com tarifas e prestação de serviços, redução das despesas com devedores duvidosos e controle de gastos das despesas com pessoal e administrativas.
Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, “os resultados alcançados no primeiro trimestre evidenciam as ações adotadas pelo Banco frente ao cenário desafiador para o período e para os próximos meses, sobretudo por conta da pandemia da Covid-19”.
A carteira de crédito ampla chegou a R$ 12,1 bilhões, com crescimento de 31,2% em 12 meses e de 9,8% no trimestre. Os principais destaques foram o crédito consignado, cujo saldo alcançou R$ 6,7 bilhões com evolução de 35,7% em 12 meses e de 10,2% no trimestre, e o crédito imobiliário, com saldo de R$ 1,1 bilhão e crescimento de 38,8% no ano e 21,6% em três meses.
As despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa foram de R$ 39 milhões no primeiro trimestre de 2020, uma redução de 29% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A redução na despesa decorreu da queda da inadimplência e das características da carteira, marcada pela concentração de 80,6% do saldo em operações de baixo risco, como crédito consignado, imobiliário e crédito parcelado para o servidor público.
Inadimplência
A inadimplência encerrou o primeiro trimestre de 2020 em 1,6%, redução de 1,0 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2019, permanecendo abaixo da média de mercado, de 3,2%. Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 94,9% de participação na carteira em março de 2020, crescimento de 2,2% na comparação com o primeiro de 2019.
Receitas
As receitas com prestação de serviços e tarifas alcançaram um total de R$ 132 milhões no trimestre, crescimento de 47,1% em 12 meses.
Controle de despesas
O controle das despesas contribuiu para a evolução do lucro líquido do BRB. Os gastos com pessoal e despesas administrativas têm apresentado uma tendência de desaceleração no ano. As despesas de pessoal tiveram aumento de 0,7% no trimestre quanto comparadas ao trimestre anterior. Já as despesas administrativas apresentaram redução de 7,9% em 2020, frente ao final do ano anterior.
Basileia
O BRB encerrou o primeiro trimestre com índice de Basileia de 15,3%, dos quais 13,8% no capital nível I, acima do marco regulatório de 10,5%, e 1,5% no capital nível II.
Covid-19
Em face ao cenário da pandemia da Covid-19, as ações de isolamento e o impacto na economia do DF, o BRB promoveu uma série de medidas de estimulo à economia. Elas integraram o Supera-DF, programa lançado em março para minimizar os impactos financeiros para pessoas físicas e jurídicas.
Supera-DF
Por meio do programa de redução dos impactos financeiros, o BRB aprovou cerca de R$ 2 bilhões, o dobro do volume previsto inicialmente. A aprovação dos recursos está relacionada à novas operações e à repactuação, ou seja, suspensão de parcelas de diferentes linhas de crédito por até 90 dias.
O BRB também tem atuado junto ao GDF, seu principal acionista, na operacionalização de importantes políticas públicas. No período, atuou em cinco programas sociais: bolsas alimentação (escolar e creche), pequenos reparos, farmácia de alto custo, renda emergencial e prato cheio.
Clientes e Canais
Em março, o BRB possuía um total de 667 mil clientes ativos, crescimento de 4,4% em relação ao trimestre anterior.
Os clientes pessoa física (PF) representam um total 638 mil, crescimento de 4,4% no trimestre. Já os clientes pessoa jurídica (PJ) somam 27 mil, incremento de 11,5% na comparação com o quarto trimestre de 2019.
O BRB conta com 134 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, além de presença nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins.
Ao número de agências, somam-se 134 correspondentes bancários (BRB Conveniência) e 590 ATM próprios, complementados por mais de 40 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.
Essas e outras informações você também encontra em ri.brb.com.br.
Atualizado em 11/07/2020 – 15:17.
Segurança Pública
Sete RAs do Distrito Federal estão há mais de um ano sem registrar homicídios
O Distrito Federal tem reduzido de forma consistente o número de homicídios. Em 2024, alcançou as menores taxas já verificadas em toda a série histórica, chegando à redução de 35% no total de homicídios registrados em outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Como efeito positivo da estabilidade dos dados, algumas regiões administrativas têm se destacado e estão há mais de um ano sem registros desta natureza criminal.
Em novembro, Candangolândia e Sudoeste/Octogonal completaram 12 meses sem registro de homicídios. O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ressalta o esforço das forças de segurança, das demais áreas de governo e da sociedade civil na redução desses crimes: “O planejamento constante de nossas ações, tanto preventivas quanto repressivas, pautadas na integralidade, converge para promover a pacificação das regiões administrativas”.
O monitoramento dos crimes no DF, desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão da Informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), mostra, ainda, que Jardim Botânico, Cruzeiro, Riacho Fundo, Varjão e Arniqueira também integram a lista das cidades sem registro de homicídio em 12 meses.
“Trabalhamos para que todas as regiões administrativas alcancem essas taxas. Reconhecemos que ainda temos a evoluir e estamos constantemente em busca de novas soluções e parcerias com esse foco. No entanto, esses resultados precisam ser evidenciados e demonstram que o programa DF Mais Seguro – Segurança Integral está no caminho certo”, assegura Avelar.
Para a comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Ana Paula Barros Habka, os números refletem as permanentes ações da corporação pautadas em dados e estudos analíticos deste fenômeno criminal. “O policiamento ostensivo do Distrito Federal é permanentemente orientado pelos dados e análises de manchas criminais, sendo determinante para uma maior eficiência das ações de prevenção.”
O delegado-geral da Polícia Civil, José Werick, destaca, ainda, a atuação da instituição na responsabilização dos autores de crimes de homicídio. “Nosso empenho é intenso para que nenhum caso fique sem solução no Distrito Federal. Prova disso é a recente pesquisa divulgada pelo Instituto Sou da Paz, que nos posicionou como a unidade da Federação com a maior taxa de elucidação de homicídios do país”, afirma.
Operações integradas
A Subsecretaria de Operações Integradas da SSP-DF promove sistematicamente reuniões técnicas com as forças de segurança pública e demais agências do Governo do Distrito Federal (GDF) para aprimoramento do planejamento das ações com foco na redução de homicídios. A subsecretária Cintia Queiroz enfatiza que esses encontros são fundamentais para que todos possam atuar com o mesmo foco.
“Reuniões integradas entre diferentes esferas de governo, forças de segurança e sociedade civil são fundamentais para o enfrentamento da violência. Ao promover o compartilhamento de informações, a articulação de estratégias conjuntas e a troca de experiências, essas reuniões contribuem para a aplicação de políticas públicas e planejamento operacional mais eficazes e direcionadas”
Evidências
A Subsecretaria de Gestão da Informação é o setor encarregado da análise de dados e da elaboração de estudos diagnósticos na área de segurança pública. O papel dela é crucial no planejamento tático-operacional, fornecendo informações estratégicas para a execução de ações integradas.
“É imprescindível entender a dinâmica criminal em todo o Distrito Federal, considerando as particularidades regionais e as principais causas dessas ocorrências, para orientar de maneira mais eficaz a atuação conjunta das forças de segurança. Desta forma, estamos sempre em busca de criar ferramentas e análises que possam contribuir com nossas políticas e para servir de base para atuação de nossas forças de segurança”, ressalta o subsecretário de Gestão da Informação, George Couto.
Pesquisas recentes
Segundo o levantamento do Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a capital federal tem a segunda menor taxa de homicídio: 13%. A cidade só perde para Florianópolis (8,9%), capital de Santa Catarina. Os dados se referem ao ano de 2022. Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM) figuram entre as capitais com o maior número de assassinatos.
DF Mais Seguro – Segurança Integral
O programa DF Mais Seguro tem sido fundamental para o fortalecimento das políticas de segurança pública, por meio de uma abordagem inovadora, com base na integralidade, ou seja, com a participação de órgãos governamentais e população. Lançado há um ano, o objetivo da reformulação da política era sustentar a redução histórica da criminalidade no DF. A política, que vinha sendo implementada desde o início de 2023, foi oficialmente lançada em novembro do ano passado.
Atualizado em 22/11/2024 – 06:17.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 22/11/2024 – 06:16.
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