IMP Concursos
Concursando: saiba como revisar conteúdos durante a quarentena
Em tempos de distanciamento social, os concursandos de todo o país se vêem em momentos de dúvidas e incertezas. Com os certames suspensos e sem previsão de retorno, muitos ficam com receio de “perder” o conteúdo já estudado.
Diante do cenário, como evitar que todo o material caia no esquecimento? Para o professor do IMP Concursos, Thiago Medeiros, as revisões de conteúdo são essenciais para quem se prepara para uma prova de concurso público. Além disso, é importante que o concursando tenha em mente que, tão logo a situação da pandemia se normalizar, os editais e as provas devem retomar com sua frequência habitual.
Para Thiago o mais importante é manter o foco nos estudos, revisar com qualidade as matérias acumuladas e aproveitar o momento para se dedicar a uma matéria que tenha maior dificuldade.
“A aprendizagem é um processo complexo e a revisão é uma das suas importantes etapas. Existem diversas formas de se fazê-la, sua frequência depende diretamente do tempo de dedicação aos estudos e da data da prova para a qual o concursando se prepara”, explica.
Ainda segundo o professor, não existe uma forma ou frequência ‘certa’ de revisar um conteúdo. Afinal, cada aluno tem um método que melhor se aplica à sua realidade.
“Há diferentes formas: mapas mentais, resumos, mnemônicos, flashcards ou resolução de questões de concursos, o estudante que deve determinar a melhor opção”, aponta Medeiros.
Em relação à frequência ele indica intercalar revisões diárias, semanais e mensais. Confira outras dicas:
- Monte um cronograma. A organização é a base de tudo. Coloque as coisas a fazer em uma lista libera a mente;
- Crie uma rotina diária que se adapte com os afazeres domésticos e com a convivência familiar;
- Defina um ambiente confortável de estudos e crie o próprio ritual de aprendizado.
Siga as três etapas necessárias para criar o próprio ritual de aprendizado:
- Definir um horário para iniciar os estudos e cumprir este tempo;
- Se manter consistente ao usar esse tempo “definido” sem procrastinar ou cair na distração. Fugir das redes sociais durante o tempo de estudo;
- Aumentar os resultados obtidos de cada hora de estudo usando com técnicas que ajudam a lembrar e aplicar o que aprendeu (exercícios, leitura, etc).
Ferramentas de sucesso
Além das dicas do professor, para colaborar com os concursandos que estão em distanciamento social, o IMP Concursos oferece outras possibilidades de ferramentas de estudo, onde o aluno pode continuar se preparando sem prejudicar ou perder o ritmo de estudos, ainda que em casa. Confira algumas delas:
Foram disponibilizadas 50 mil bolsas integrais do Curso Essencial para Concursos com as principais disciplinas cobradas nos últimos certames em todo o Brasil. O curso de preparação inclui 121 horas de videoaulas com materiais de apoio e exercícios e está disponível no aplicativo IMP Online, para o aluno estudar onde e quando quiser. O conteúdo é gratuito e para ter acesso basta clicar aqui.
No IMP Planner, uma plataforma inteligente de gestão de aprendizagem, o aluno consegue organizar seus estudos, tema a tema, com ciclos completos e com base no edital. Ele pratica o conteúdo, resumo, revisão e exercícios, dividido em metas diárias. É possível adquirir esta ferramenta na preparação para o Senado Federal, PCDF, TCDF e outros concursos. Os valores variam de acordo com o curso escolhido e podem ser verificados no site da Instituição.
Já no Coaching 2.0 o aluno terá acesso à um programa totalmente personalizado e eficiente, que potencializa a sua preparação para o certame desejado. O concursando conta com acompanhamento exclusivo e personalizado de coaches especialistas em concurso público, que irão acompanhar o rendimento e performance no plano de estudo do aluno, direcionado de acordo com o concurso a ser realizado. Os valores podem ser consultados no site da Instituição.
Atenção, cidadão!
Indicação de créditos do Nota Legal para IPTU e IPVA termina dia 20/01
Em 2025, a indicação de créditos do programa Nota Legal começaram mais cedo. Os contribuintes já podem acessar o site oficial para consultar o saldo e fazer o apontamento do desconto para os impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A solicitação pode ser feita até o dia 20 de janeiro.
Segundo a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Secretaria de Economia (Seec-DF), Giovanna da Cruz Botelho, o principal motivo para a antecipação da data – antes a indicação dos créditos era entre os dias 4 e 31 de janeiro – foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.
“Era uma demanda dos próprios contribuintes, que reclamavam que o boleto chegava e não estava com o valor do abatimento. Com esse prazo, conseguimos fazer o casamento dos dados, gerar os boletos com os valores corretos e evitar divergência”, comenta. “Havia casos de pessoas que faziam o pagamento do boleto com o valor errado. Agora isso não vai mais acontecer”, complementa.
Garantir o apontamento dos créditos do Nota Legal é uma forma do contribuinte aproveitar os benefícios do programa. Em 2024, 287.532 consumidores efetuaram a indicação. Nestas indicações, foram apontados 205.662 veículos e 78.598 imóveis para abatimento de IPVA e IPTU, respectivamente. O total indicado somou R$ 85.171.363,14.
“Nesta época do ano, ajuda muito abater os créditos no IPVA e no IPTU. É uma ajuda que vem em bom momento. Além disso, ao pedir o CPF na nota, o contribuinte automaticamente está agindo como fiscal e colaborando para que esse tributo seja revertido para a própria população, para colocar em prática os direitos fundamentais. E, para ele, ainda há o bônus de conseguir esse crédito”, analisa a coordenadora.
Para fazer a indicação, o contribuinte deve acessar o Portal do Nota Legal, consultar o saldo de créditos e indicar o veículo ou o imóvel para abatimento do imposto. Para quem ainda não possui cadastro no Nota Legal, basta acessar o mesmo site e realizar a inscrição.
Primeiro semestre
Inscrições para os centros interescolares de línguas vão até 10 de janeiro
As inscrições para os cursos do primeiro semestre de 2025 nos centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal começam neste sábado (4) e seguem até o dia 10, pelo link disponibilizado pela Secretaria de Educação. Serão oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês e japonês.
As vagas são destinadas a estudantes da rede pública do DF, alunos de colégios militares e à comunidade em geral, a partir do 6º ano do ensino fundamental. Os alunos que vão ingressar na rede pública este ano só poderão fazer a inscrição a partir de segunda-feira (6). Ao acessar o portal, os alunos encontrarão diferentes áreas para cada situação (Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, dos Colégios Militares [Colégio Militar de Brasília, Colégio Militar Dom Pedro II, Colégio Militar Tiradentes] e Comunidade em geral) e deverão indicar em qual categoria se encontram.
Diferentemente dos anos anteriores, em 2025 o período de inscrições será único para todos os públicos, com sorteios organizados em etapas, conforme o grupo de pertencimento do candidato.
O processo ocorrerá em três etapas. Primeiramente, serão sorteadas as vagas para estudantes da rede pública; em seguida, para os alunos dos colégios militares de Brasília e Dom Pedro II. Por último, as vagas remanescentes serão destinadas à comunidade.
Segundo a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação (SEEDF), Francis Ferreira, a mudança marca um avanço na gestão dos CILs. “Essa medida reforça o compromisso da Secretaria de Educação com a equidade e a transparência, além de permitir um planejamento mais eficiente das vagas”, afirma.
A unificação do período de inscrição busca também simplificar o processo para estudantes e familiares. “Aprender uma língua estrangeira desenvolve habilidades cognitivas, memória e capacidade de resolução de problemas, além de ser um diferencial no mercado de trabalho e na trajetória acadêmica”, ressalta a subsecretária.
Os 17 CILs do Distrito Federal disponibilizarão vagas, em quantidade ainda a ser especificada. Os resultados do sorteio para estudantes da rede pública (primeira e segunda chamadas) serão divulgados no site oficial nos dias 20 deste mês e 3 de fevereiro, respectivamente. Já as vagas remanescentes para a comunidade serão anunciadas em 19 de fevereiro.
Cronograma de matrículas
⇒ Rede pública (primeira chamada): 20 a 24 deste mês
⇒ Rede pública e colégios militares (segunda chamada): 3 a 10 de fevereiro
⇒ Comunidade: 20 e 21 de fevereiro
Documentos necessários para matrícula
⇒ Original e cópia da certidão de nascimento ou RG do estudante
⇒ CPF do estudante
⇒ RG e CPF do responsável legal (caso o estudante seja menor de idade)
⇒ Duas fotos 3×4
⇒ Comprovante de residência ou declaração, conforme a lei distrital nº 4.225/2008
⇒ Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH (lei distrital nº 4.379/2009)
⇒ Carteira de vacinação atualizada (lei distrital nº 6.345/2019)
⇒ Declaração de escolaridade.
Para mais informações, acesse o site oficial da Secretaria de Educação.
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