15 de fevereiro
Essa Boquinha Eu Já Beijei terá Ellen Oléria e Lan Lan no palco

Pelo sétimo ano, o bloco feminista e LGBTI Essa Boquinha Eu Já Beijei sai às ruas para promover uma festa democrática e de fomento à diversidade, resgatando a linguagem política associada à data – tudo com muita diversão, glitter e música boa, claro. Além de nomes importantes do cenário cultural brasiliense, o bloco convida para o baile oficial de 2020, a cantora Ellen Oléria e a compositora e percussionista Lan Lan. Ambas subirão ao palco no dia 15 de fevereiro, a partir das 11h, no gramado da Funarte, junto às integrantes da Boquinha, para animar o sábado de pré-carnaval.
Nascida e criada em Brasília, Ellen Oléria se formou e Artes Cênicas na UnB, tem mais de 15 anos de trajetória musical, cinco discos lançados e vários prêmios conquistados em festivais brasileiros. A artista conquistou projeção nacional não só pelo voz potente e repertório brasileiríssimo, mas pela representatividade e ativismo político em prol da população negra.
Já Lan Lan é percussionista, cantora e compositora, com mais de 30 anos de carreira e uma indicação recente ao Grammy, em 2018. Aos 50 anos, é referência em representatividade LGBTI na mídia.
As duas vão se unir à banda oficial da Boquinha, composta por Letícia Fialho (voz), Sam Defor (voz), Ju Rodrigues (Voz), Ive Lorena (voz), Larissa Umaytá (percussão), Anne Caroline Vasconcelos (percussão), Pricila Pit (percussão), Fernanda Pinheiro (percussão), Mariana Sardinha (cavaquinho), Irene Egler (violão), Bruna Tassy (contrabaixo e voz) e Thanise Silva (flauta) e Tamara Maravilha (DJ). O show contará, ainda, com a participação de Isadora Pina (saxofone e voz) e Lili Santos (trombone).
Juntas, elas vão comandar um repertório repleto de sonoridades, do samba ao afoxé, da farra à conscientização política e social. Na edição de 2020, o coletivo cria o projeto Sol à Pino, com a intenção de fomentar a curtição durante o dia e apoiar outros projetos da cidade, como fanfarras e DJs.
Feito por mulheres
O protagonismo feminino também prevalece bastidores. Assim, a produção fica a cargo das agitadoras culturais e idealizadoras do bloco, Pati Egito e Mari Mira – que também são DJ e VJ, respectivamente, e animam os intervalos da Boquinha com sets explosivos, resultado de anos de pesquisa e trabalho com música brasileira e cultura queer; Elisa Carneiro na apresentação; e Tava Gomes, que comanda a equipe de comunicação do bloco.
Coletivo de mulheres lésbicas
Com o mote “Machismo, racismo e LGBTIfobia nesse território não se criam”, o Essa Boquinha Eu Já Beijei é liderado por mulheres lésbicas que, para além do carnaval, são figuras ativas na defesa dos espaços reservados à cultura e à diversidade na capital federal.
“A marca do Nosso Bloco tem sido o protagonismo feminino. Então, nada mais natural que transformar esse espaço em um lugar de fala para debatermos assédio, violência contra o público LGBTI e racismo, por exemplo. São reivindicações que estão na letra das músicas, nas fantasias do público e principalmente no diálogo que estabelecemos junto ao poder público para realizar um carnaval mais consciente”, explica Pati Egito.
História
Em sete carnavais, o Essa Boquinha Eu Já Beijei viu seu público crescer de cinco mil pessoas, na primeira edição, para 40 mil pessoas em 2019. Porém, a posição de destaque no cenário alternativo do DF não foi conquistada, apenas, com números.
Com um discurso que ressalta a importância do autocuidado e da ocupação consciente dos espaços públicos, o bloco se orgulha em ser referência em segurança para os brasilienses e de já ter sido eleito por dois anos, um dos mais limpos de Brasília, graças a uma ação conjunta de sua produção com o Serviço de Limpeza Urbana.
Nova marca
Neste ano, para marcar seu amadurecimento no carnaval do DF, o bloco sairá às ruas de cara nova. A icônica boquinha, símbolo da agremiação entre 2014 e 2019, dará lugar a uma nova identidade visual, em que os dentes aparecem em alusão à resistência e à força feminista e LGBTI.
Outra novidade é a integração com vários outros blocos brasilienses por meio de uma iniciativa do deputado distrital Fábio Félix, batizada de Carnaval de Todas as Cores. Para integrá-lo, blocos alternativos e de temáticas ligadas à diversidade assinaram uma carta-compromisso, em que assumem uma série de obrigações com a promoção de um carnaval seguro, pacífico e plural.
Apoio
O pré-carnaval do Essa Boquinha Eu Já Beijei, no dia 15 de fevereiro, também tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Esplanada dos Ministérios
Menos É Mais, Léo Santana e outras atrações agitam os 65 anos de Brasília

A celebração dos 65 anos de Brasília terá shows de atrações nacionais de renome na Esplanada dos Ministérios. Serão três dias de programação gratuita, entre 19 e 21 de abril, com artistas do axé, forró, frevo, pagode, piseiro, sertanejo e gospel. A festa na área central integra a série de ações comemorativas promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), sob o tema “O melhor tempo é agora”.
Os shows começam no sábado (19), tendo como atrações principais os cantores Wesley Safadão – que já gravou dois DVDs da carreira na cidade – e Léo Santana. No domingo (20), subirão ao palco o cantor Fagner – que, na juventude, cursou Arquitetura na Universidade de Brasília (UnB) –, o projeto musical O Grande Encontro e a cantora Mari Fernandez. Já na segunda-feira (21), os destaques são o cantor gospel Eli Soares – que se apresentará no período da manhã –, a banda brasiliense de pagode Menos É Mais e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, que fará a gravação de um novo conteúdo audiovisual da carreira.
As apresentações musicais ocorrerão em um megapalco com telões e passarela a ser montado na Esplanada dos Ministérios. A estrutura terá camarotes, área kids e pet, roda gigante, tirolesa e praça de alimentação.
Ao longo da festividade, a população poderá contar com o programa Vai de Graça, que oferece transporte público de graça ao cidadão. De forma estendida, a gratuidade estará disponível deste a Quinta-feira Santa (17) até o dia do aniversário de Brasília, segunda-feira (21). Além disso, o GDF anunciou também o programa Lazer Para Todos durante os cinco dias de feriado, permitindo o acesso livre ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília.
Diversidade
Os 65 anos de Brasília incluem ainda os eventos religiosos da Semana Santa. Este ano, a Via Sacra na sexta-feira (18), no Morro da Capelinha, terá participação efetiva dos órgãos do GDF. A missa em ação de graças a Brasília será celebrada na segunda-feira, às 10h, pelo arcebispo Dom Paulo Cezar na Catedral Metropolitana de Brasília. A expectativa é receber 3 mil fiéis.
O setor produtivo também estará mobilizado no aniversário da capital. A rede hoteleira anunciou que alguns hotéis terão 35% de descontos nas hospedagens. A área gastronômica terá dois festivais em curso: Restaurant Week, entre 14 e 27 de abril, e Comida di Buteco, entre 11 de abril e 4 de maio.
A corrida de rua também faz parte das atrações. Nos dias 20 e 21, ocorre mais uma edição da Maratona Brasília. Além da principal modalidade de 42.195 km, os atletas e amadores poderão participar de percursos de 3 km (caminhada), 5 km, 10 km e 21 km, na Esplanada dos Ministérios, com largada em frente ao Museu Nacional da República.
Os principais equipamentos públicos do Distrito Federal vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) estarão com programações especiais gratuitas durante o aniversário. A Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, recebe no dia 19 atrações teatrais, no dia 20 um espetáculo de mágica, e no dia 21 a Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Neste sábado (12)
Alameda Shopping comemora 35 anos com programação especial

Em abril, o Alameda Shopping celebra seus 35 anos de história e, para marcar esta data tão especial, preparou uma programação cheia de atrações para os seus clientes. Serão diversas ações para engajar os frequentadores e transformar esta festa em um momento inesquecível para todos. O empreendimento espera a participação de todos para tornar esse aniversário ainda mais especial!
Alameda Day
Neste sábado, 12 de abril, o Alameda Shopping realiza o Alameda Day, um evento repleto de atrações para todos os gostos:
Apresentação da Orquestra – Concerto exclusivo da Orquestra Agnus Dei, na Praça Central, das 15h às 16h;
Música na Praça – Programação especial com apresentações musicais, das 12h às 15h e das 16h às 17h;
Pipoca & Algodão Doce – Distribuição gratuita das 14h às 18h;
Câmera 360º – Para estimular a interação e criar conteúdos para as redes sociais, a Câmera 360º estará disponível das 14h às 18h.
Mês de ofertas
Durante todo o mês de abril, o Alameda Shopping terá uma página especial no seu site com ofertas e descontos exclusivos.
Estácio Brasília
No mesmo dia, das 13h30 às 18h, também terá uma programação especial de serviços gratuitos e orientações para o público. A parceria com a Estácio oferece diversas atividades de apoio à saúde e bem-estar:
Direito – Orientação Jurídica com Rodrigo;
Arquitetura – Escritório Modelo com Gustavo;
Contábeis – Orientação sobre Imposto de Renda;
Biomedicina – Auriculoterapia;
Radiologia e Pedagogia – Orientações sobre Radiologia e o tema Imagens que Conectam e Cuidam (relacionado ao Dia Mundial e Nacional da Conscientização do Autismo);
Enfermagem – Aferição de pressão e prevenção de câncer de mama, útero e próstata;
PP e JOR – Orientações sobre gestão de mídias sociais e produções audiovisuais para web;
Farmácia – Aferição de pressão, uso racional de medicamentos, descarte de medicamentos, e extração de dia caseiro;
Odontologia – Instrução de higiene oral, escovação supervisionada, aplicação de flúor tópico e prevenção do câncer bucal;
Nutrição – Avaliação de bioimpedância e orientações nutricionais;
Fisioterapia – Orientação postural e outros serviços;
Educação Física – Avaliação de força de membros superiores e inferiores, além de exercícios de coordenação e cognição.
O aniversário é do shopping, mas a festa é totalmente prepara para os clientes do shopping pioneiro de Taguatinga com todas as atividades e descontos exclusivos para comemorar os 35 anos do Alameda Shopping.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2850 pode pagar prêmio de R$ 25 milhões nesta terça-feira (8)
-
Fazenda da Matta
Empreendimento de luxo promete aquecer mercado imobiliário de Pirenópolis
-
Sabin Diagnóstico e Saúde
Hemocromatose: como diagnosticar o excesso de ferro no sangue
-
Saúde pública
UPA de Ceilândia conquista certificação inédita de qualidade
-
Segunda, 07 de abril
Semana começa com 342 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Xô, Aedes!
Casos de dengue no Distrito Federal caem 97% em relação ao ano passado
-
Para toda a família
Confira a programação de Páscoa do Royal Tulip Brasília Alvorada
-
Acumulou!
Mega-Sena 2851 pode pagar prêmio de R$ 31 milhões nesta quinta (10)