De 6 a 23 de fevereiro
10ª edição do Panelas da Casa celebra os 60 anos de Brasília
Que Brasília é a terra da diversidade ninguém pode negar. A mistura de sotaques e de naturalidades é o que compõe e torna a capital federal a mais eclética do país. E a gastronomia segue o mesmo ritmo.
Nesse sentido, o Festival Panelas da Casa chega para reunir o que há de melhor na cidade e oferecer ao público brasiliense a possibilidade de experimentar essa diversidade. Com a temática Novos Candangos, a 10ª edição do evento faz uma homenagem a todos aqueles que se colaboraram para tornar a capital federal no terceiro polo gastronômico do Brasil ficando atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
“Temos restaurantes que abriram suas portas quando a cidade ainda estava em construção e também casas que escolheram a capital para arriscar suas novas operações. A gastronomia é um ponto forte de Brasília e nesta edição, nossa ideia é apresentar sabores variados com excelência em qualidade para todo mundo que, de alguma forma, fez e faz parte da cidade, e assim ajuda a construir esse novo polo gastronômico do país”, destaca Andrei Prates, empresário e um dos organizadores do festival.
Comida e bebida
De 6 a 23 de fevereiro de 2020, onze restaurantes renomados da capital federal irão participar do evento. Nesta edição, além do time de peso composto por destaques como Belini Café, Bhumi – Cozinha Orgânica e Saudável, Cantucci Bistrô, Carpe Diem, El Paso, Nossa Cozinha Bistrô, Reverso, Kojima e The Plant haverá ainda a participação de dois estreantes: Le Parisien Bistrot e Grano & Oliva.
Os restaurantes oferecerão menus individuais completos, exclusivos e de dar água na boca, com entrada, prato principal e sobremesa pelo valor de R$ 55 (cinquenta e cinco reais), que poderão ser consumidos no almoço ou jantar (de acordo com o regulamento de cada casa). Para acompanhar a degustação dos cardápios, o Festival Panelas da Casa renovou a parceria da edição anterior com a Cerveja Colombina.
Além disso outra novidade para esta edição é a parceria com a marca Kalvelage, fabricante de gin e vodka. As bebidas que caíram no gosto popular e ganharam diversas versões estarão presentes como opção em todas as casas participantes. Funcionará da seguinte forma: o comensal poderá optar em trocar a entrada ou sobremesa do menu Panelas por um drinque elaborado com as bebidas. (consultar a oferta de cada restaurante) sem nenhum ônus por isso. Caso não queria fazer a troca, o drinque também estará disponível para venda em todos os restaurantes. (consultar valor no local).
Sobre a Kalvelage
A Kalvelage é uma microdestilaria focada em gin e vodka e bastante premiada no Brasil. A marca, de Blumenau (SC), desembarcou em Brasília e participa de seu primeiro grande evento: o Festival Panelas da Casa.
Elaborado a partir do destilado premiado mundialmente, o Kalvelage London DrY Gin, combina ervas aromáticas com a riqueza de sabores brasileiros. A receita é composta por zimbro, coentro, cardamomo, casca de laranja, rosas, melissa, cidrão, angélica e tem 43% de teor alcoólico. Já a Vodka Kalvelage possui aroma único e sabor marcante, porque sua essência é pura e, seus ingredientes, especialmente selecionados.
Sobre a Colombina
A Colombina existe há 14 anos e é a primeira marca de cerveja artesanal do Centro-Oeste. As cervejas são elaboradas com insumos de alta qualidade e processos modernos que misturam sabores do cerrado em cada etapa da produção das bebidas.
Responsabilidade Social
A responsabilidade social também é prioridade no Festival Panelas da Casa. E neste ano, uma parceria com a Instituição Atados promoverá uma ação social ao fim do evento.
Os chefs de cozinha dos restaurantes participantes irão elaborar um menu completo (entrada + prato principal + sobremesa) para oferecer a duas Instituições que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social. As casas que receberão as ações serão definidas pela Atados após análise interna.
De acordo com a organização do evento, o objetivo do Festival Panelas da Casa é oferecer àqueles mais necessitados uma experiência a qual não teriam acesso. Para isso, o compromisso afirmado é de que, a mesma quantidade de menus vendidos durante os 18 dias de festival será distribuída às Instituições.
O início do Festival
O Panelas da Casa é um festival que nasceu da confraria de amigos no ano de 2015. Criada pelo empresário Andrei Prates e pelos chefs Mateus Takano e Alexandre Albanese, o grupo se reunia todos os meses para trocar ideias, experiências e, é claro, um bom bate-papo. Dos encontros surgiu uma vontade comum que foi movimentar a gastronomia de Brasília e levar ao público da cidade algo diferente, e assim mostrar que a capital federal é um grande polo de comida deliciosa de alta qualidade e feita por pessoas que são movidas pela paixão.
Ano a ano, novas casas são convidadas a participar e assim como os outros restaurantes mostrar um pouco da gastronomia oferecida. Cada festival se tornou um momento de união entre chefs, cozinheiros e restaurateurs, que colocam em prática toda a sua criatividade na elaboração de pratos saborosos com qualidade gourmet. Eles valorizam os ingredientes locais, que ao serem manuseados pelos chefs se transformam em pratos saborosos e propiciam aos amantes da gastronomia uma experiência prazerosa, dentro de uma faixa de preço acessível.
Confira os menus completos dos restaurantes participantes:
Bellini Café (Almoço e Jantar)
- Entrada: focaccia feita na casa de alecrim e sal grosso regada no azeite com lascas de queijo da região do Serro e tomatinhos cereja;
- Prato Principal: Paillard de Contra-filé acompanhado de Tagliatelle al Pomodoro;
- Sobremesa: Affogato da Casa: espresso curto, gelato de Fior di Latte, doce de leite Viçosa e crocante de castanhas;
- Drinque: Cold Brew G&T – água tônica, cold brew, gin Kalvelage, xarope de tangerina e gel.
Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável (Almoço e Jantar)
- Entrada: dadinhos de tapioca caseiro com requeijão, chia e ghee;
- Prato Principal: sobrecoxa de frango recheada cuidadosamente com farofinha de castanhas e sementes acompanhada de gnocchi de batata doce com molho pomodoro;
- Sobremesa: Torta vegana de cacau e banana com sorvete artesanal de pasta de amendoim;
- Drinque: CitricBerry – suco de limão, gin Kalvelage, xarope de cereja e gelo.
Cantucci (Almoço)
- Entrada: pães do chef com queijo mozarela, ragout de carne, coleslaw;
- Prato Principal: Angus de sol com manteiga de garrafa feita na casa, baião de dois cremoso (feijão fradinho, arroz, linguiça, bacon, cebolinha e cebola caramelizada) e mandioca palha artesanal;
- Sobremesa: Banoffee de doce de leite;
- Drinque: GT Cants – gin Kalvelage, limoncello, citricos desidratados, pepino, alecrim, citrus e água tônica.
Carpe Diem (Almoço e Jantar)
- Entrada: salada de bacalhau e batata melhores do mundo;
- Prato Principal: medalhão de filé ao molho de mostarda l’ancienne e batatas rústicas;
- Sobremesa: morangos e hortelã flambados com sorvete de creme e menta;
- Drinque: Gim & Juice – Gin Kalvelage, suco de laranja e suco de abacaxi
El Paso (Almoço e Jantar)
- Entrada: Tacos!: taco crocante de milho com salmão selado ao estilo chifa, guacamole e sour cream.
- Prato Principal: Camarones Cartagena: camarões crocantes de coco acompanhados de arroz cremoso de queijo e Aji Amarillo e chips de banana.
- Sobremesa: Tres Leches de Melocotón: bolo de pão de ló com calda de três leites e coberto com pêssego em calda e chantilly.
- Drinque: Gin Margarita – gin Kalvelage, tequila reposado e limão. Servido on the rocks.
Grano & Oliva (Jantar)
- Entrada: Mini straciatella com tomatinhos defumados – recheio da burrata (straciatella), tomatinhos defumados, rúcula, crema de balsâmico e azeitona azapa;
- Prato Principal: Pizza Domenica: massa de fermentação 48h, pomodoro italiano, muçarela casarão, pepperoni e straciatella ou Versão vegana: Pizza funghi I zucchini: massa de fermentação 48h, ragout de cogumelos, muçarela de mandioca, abobrinhas ao forno e castanha do Pará;
- Sobremesa: Mini katchapuri de doce de leite – receita tradicional da Geórgia, feita com massa 48h, doce de leite argentino e castanha do Pará;
- Drinque: GT Alegro – gin Kalvelage, morango, limão siciliano, lima desidratada, xarope de hibisco, laranja, hortelã e água tônica.
Kojima (Almoço)
- Entrada: saladinha japonesa com molho especial;
- Prato Principal: tataki de salmão;
- Sobremesa: harumaki duas cores;
- Drinque: Caipirosca de lichia e manjericão com vodka Kalvelage.
Le Parisien Bistrot (Almoço e Jantar)
- Entrada: tian provençal com piperade e mix de folhas;
- Prato Principal: moelleux de acém com batata hasselback;
- Sobremesa: mini crème brûlée e brochette de frutas;
- Drinque: Miss Pat – limão cortado em pedacinhos com gengibre gin Kalvelage, xarope de framboesa, água com gás e cereja.
Nossa Cozinha Bistrô (Almoço e Jantar)
- Entrada: pastel de rabada com relish de pimenta biquinho e couve fininha;
- Prato Principal: Costelinha de porco flambada com cachaça, barbecue de goiaba, arroz do Chef e farofinha crocante;
- Sobremesa: Cobler de banana com doce de leite e sorvete de creme;
- Drinque: Caipiroska do sítio – limão selvagem, xarope de jamelão, alecrim e vodka Kalvelage.
Reverso (Almoço e Jantar)
- Entrada: bun de costelinha suína crocante com aioli de mel e tempurá de milho;
- Prato Principal: carne de sol feita na casa com baião de dois cremoso e tartar de banana;
- Sobremesa: bombom de goiabada com mousse de queijo e paçoca de amêndoas;
- Drinque: Moscow Mule Lago – gin Kalvelage, xarope de açúcar, sumo de limão e angostura.
The Plant (Jantar)
- Entrada: Ceviche de Caju – Caju em cubos, picles de cebola roxa, pimenta dedo de moça e limão siciliano;
- Prato Principal: Pescada amarela ao creme de coco, espaguete de cenoura e chibé (vinagrete com farinha de puba);
- Sobremesa: creme de abacaxi com hortelã, farofa crocante de grão de bico, abacaxi caramelizado no açúcar de coco e raspas de limão siciliano;
- Drinque: Passion Kombucha-Gin -gin Kalvelage, kombucha de maracujá, manjericão, sumo de maracujá com semente e água tônica.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
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