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Autoatendimento

Banco de Brasília oferece serviço 24h para compra de dólar e euro

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Foto/Imagem: Shutterstock


O Banco de Brasília (BRB) ampliou a rede para venda de dólar e euro nos terminais de autoatendimento (ATMs). A partir de agora, o saque em moeda estrangeira está disponível 24 horas no Aeroporto de Brasília, terceiro maior do País em movimentação de passageiros – são cerca de 18 milhões ao ano – e maior HUB doméstico do Brasil. A máquina do BRB, exclusiva para o serviço, está localizada ao lado do portão de desembarque doméstico.

Além do ATM 24 horas no aeroporto, clientes do BRB podem realizar a compra dessas moedas estrangeiras em outras nove agências, todas com terminal específico para o serviço. As máquinas habilitadas estão localizadas nas agências Parkshopping, Conjunto Nacional, Taguatinga Shopping, Terraço Shopping, JK Shopping, Norte, Central, JK (Setor Comercial Norte) e Lago Sul.

Em linha com a modernização dos processos, a venda de moeda estrangeira no BRB é feita por biometria, o que garante ainda mais segurança e comodidade aos clientes. “O BRB tem trabalhado para melhorar a experiência dos clientes. Um dos nossos objetivos em 2020 é aprimorar os nossos canais de atendimento e oferecer, cada vez mais, um banco moderno, completo, ágil e inovador”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A compra de dólar e euro pode ser feita nos nove ATMs do BRB, das 7h às 22 horas, incluindo feriados e fins de semana. Apenas a agência JK tem sala de autoatendimento com funcionamento até as 19 horas.

O valor máximo a ser transacionado é de três mil dólares ou dois mil euros por dia, limitados a dez mil dólares americanos por mês ou valor equivalente em euros.

A instalação do ATM com o serviço de compra de moeda estrangeira 24 horas ocorre simultaneamente à época das férias, período em que há crescimento na procura por serviços de câmbio no BRB.

Até 17 de fevereiro de 2025

Terracap lança campanha de renegociação de dívidas com até 100% de desconto

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Terracap_sede
Foto/Imagem: Divulgação/Terracap

Clientes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) com débitos em atraso já podem renegociar as dívidas junto à empresa. A iniciativa alcança toda a carteira de vendas e concessão imobiliária da agência que possui alguma pendência e oferece até 100% de descontos sobre multas e juros de mora para as renegociações de débitos em atraso. A adesão à campanha pode ser feita até 17 de fevereiro de 2025, via requerimento físico, no edifício-sede da Terracap, ou requerimento digital, no portal da Terracap.

Todas as renegociações serão feitas observando os vencimentos anteriores a 12 de dezembro de 2024. Os clientes com parcelas em atraso junto à Terracap podem obter até 100% de descontos sobre os valores atualizados de multas e juros de mora – a depender do percentual mínimo de entrada, mantendo a correção monetária da dívida principal. Para fazer jus ao desconto nas penalidades, o mutuário terá que retomar os pagamentos do financiamento.

A fim de dar condições de pagamento e de tornar o cliente adimplente, a Terracap permite o refinanciamento das parcelas vencidas no saldo devedor pelo restante do prazo do contrato. Isso quer dizer que se o mutuário tem R$ 30 mil em dívidas, além de serem perdoados as multas e os juros de mora, o cliente não precisará pagar esse valor à vista, mas pode diluir no saldo devedor pelo tempo que ainda resta para quitar o financiamento junto à Agência.

Além dos clientes que compraram lotes ou obtiveram a concessão em licitações públicas, poderão aderir à campanha aqueles que regularizaram seus imóveis por meio dos programas de venda direta, incluindo as vendas diretas feitas a entidades religiosas e de assistência social que também estão em atraso. Ainda podem participar interessados cujos contratos são oriundos de vendas no âmbito dos programas de desenvolvimento Proin-DF, Prodecon-DF, Pades-DF, Pró-DF e Pró-DF II.

Também poderá haver a migração de juros nas renegociações dos contratos antigos. Neste caso, os clientes cujos contratos tenham taxas de juros de 1% a.m. ou 0,8% a.m. poderão reduzir a taxa de juros para os patamares praticados atualmente, ou seja, 0,5%. A adesão fica condicionada à alienação fiduciária devidamente registrada para os contratos que não possuem garantia.

Como participar

A adesão à campanha de renegociação será feita de forma física, pessoalmente, no atendimento do edifício-sede da Terracap, ou por meio do portal da Terracap.

Ao acessar a página, o usuário deve clicar em “Serviços” e, em seguida, em “Serviços Online”, devendo descrever no requerimento o tipo de adesão, bem como todos os dados do contrato e cópia do RG, CPF ou CNPJ do titular ou do procurador legal. Esses passos devem ser seguidos para aqueles que querem fazer renegociação de dívidas ou a migração de juros.

Mais informações podem ser obtidas por meio do call center da Terracap no número (61) 3350-2222 ou via chat online, disponível no portal da Agência. Já o atendimento presencial é realizado no edifício-sede da Terracap, localizado no Bloco F, Setor de Áreas Municipais (SAM) – atrás do Anexo do Palácio do Buriti, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

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90 novos ônibus

Transporte público do DF se aproxima da renovação total da frota

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Ibaneis renovação frota de ônibus DF
Foto/Imagem: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

O transporte público do Distrito Federal está mais próximo da renovação total da frota com a entrega de 90 novos ônibus. Os veículos zero-quilômetro foram apresentados e entregues pelo governador Ibaneis Rocha na manhã desta segunda-feira (16) no Eixão Sul. As novas unidades, que entrarão em operação ainda neste mês, vão atender as linhas das regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia, beneficiando um total de 141 mil passageiros.

Na cerimônia de entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou o trabalho do GDF nos últimos anos para melhorar o transporte público. “Quando nós decidimos acabar com o DFTrans foi o primeiro passo. Depois fizemos uma parceria com o BRB, implantando tecnologia dentro do sistema e acabando com as fraudes. A partir daí, fizemos um trabalho muito forte na reorganização de todas essas linhas, melhorando o atendimento à população, e fizemos um processo de renovação dos contratos também com o apoio do Tribunal de Contas do Distrito Federal, com mais vantajosidade para o sistema e para o governo”, lembrou.

“Nos contratos nós cobramos das empresas que houvesse a renovação de todos os ônibus. Com isso nós conseguimos atingir hoje a frota mais moderna do Brasil, com ônibus equipados com toda a tecnologia. Temos cobrado também para que venham com ar-condicionado, para dar conforto às pessoas que transitam, e todos esses ônibus hoje têm câmeras internas, que trazem segurança também para a população”, disse. “Isso implica num esforço que nos permite pagar quase R$ 2 bilhões em subsídios para manter o sistema em funcionamento sem penalizar a população. Isso está alinhado às obras que dão mais conforto para a população circular”, complementou o chefe do Executivo.

No Distrito Federal, a passagem de transporte público não sofre reajuste desde 2020, embora nesses últimos dois anos o aumento do preço dos combustíveis e dos insumos impacte diretamente na renda das famílias. O único reajuste, feito no início de 2020, de 10%, é inferior ao aplicado em outras gestões, quando os valores chegaram a subir até 50%.

Durante a solenidade, Ibaneis Rocha também anunciou outros avanços no transporte público do DF, como a expansão do BRT. “Temos o projeto que está sendo tocado pelo DER em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, que é o BRT Norte. Já devemos ter a licitação essa semana, iniciando a estação da Asa Norte e nós vamos até Planaltina. O projeto já tem recursos assegurados através de financiamento”, anunciou.

Mais qualidade

O trabalho de substituição dos ônibus vem sendo feito desde 2019. A renovação contínua é para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons). Atualmente, a média de idade da frota é de menos de quatro anos, a mais nova do país. Com os novos veículos da Marechal, ficam faltando apenas 150 dos 3.049 veículos do sistema público do DF para serem renovados.

“A Marechal continua no processo de renovação dos seus 377 coletivos, faltam apenas 150 ônibus. À medida que estão sendo fabricados, estão sendo entregues. É um processo que não para e a gente conclui ainda nesse primeiro semestre de 2025. Com essa conclusão, nossa média fica abaixo de quatro anos e já temos a frota mais nova do Brasil”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.

Equipados com motores Euro 6, os veículos são mais sustentáveis e emitem menos poluentes. Além disso, oferecem conforto e segurança com ar-condicionado, freios modernos e portas em ambos os lados, otimizando o embarque e desembarque em corredores exclusivos, como os da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e do Boulevard do Túnel Rei Pele. Outro destaque é o sistema de suspensão avançado, que aumenta a acessibilidade para os usuários.

Com a nova entrega, o DF chega à marca de mil coletivos do modelo, um número bastante superior a outras capitais. “Curitiba, por exemplo, tem só 147 veículos com essa tecnologia. O GDF dá um exemplo de sustentabilidade, investimento e de conforto para o usuário em qualidade de vida, respeitando o meio ambiente e acima de tudo, na ousadia de não permitir que esse custo seja repassado ao usuário”, reforçou o titular da pasta.

Para o motorista Eustáquio Mariano de Oliveira, que trabalha na empresa há 11 anos, os novos ônibus vão trazer mais qualidade de vida no trabalho. “O que representa hoje para nós motoristas é a evolução do sistema de transporte público de Brasília. Para desempenhar o nosso serviço de qualidade, nós temos que ter uma boa ferramenta. Estamos todos os colaboradores muito felizes”, afirmou.

Os passageiros das linhas também celebraram a novidade, como é o caso da auxiliar de serviços gerais Tania Macedo. Para ela, a modernização veio em um bom momento: “Essa frota nova vai melhorar bastante. Já passei muita situação com ônibus quebrado, agora vai melhorar com os novos. É o que eu espero”.

A entrega dos novos ônibus acompanha o movimento do Governo do Distrito Federal em investir cada vez mais no conforto e na segurança dos usuários do transporte público. No último dia 11, o DF adotou o pagamento exclusivo das passagens por meio eletrônico, presente nas 931 linhas urbanas do transporte público coletivo da cidade.

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