Linhas do entorno
Touring encerrará atividades e ônibus voltarão para Rodoviária
O Governo do Distrito Federal vai desocupar o prédio do Terminal Metropolitano de Brasília (Touring), utilizado pelo Serviço de Transporte Coletivo Semiurbano, as chamadas linhas do entorno. A partir de 5 de janeiro de 2020, o Touring será fechado e os ônibus do entorno irão ocupar dez boxes na Plataforma E (E1 a E10) e os cinco boxes da Plataforma F Superior da Rodoviária do Plano Piloto, onde os passageiros deverão embarcar e desembarcar.
O Touring atende cerca de 200 mil passageiros por dia. Sete empresas irão operar na Rodoviária, num total de 110 linhas que se destinam a 11 cidades do Entorno do Distrito Federal. Com a mudança de local, a maioria dos usuários do transporte do Entorno não precisará mais atravessar o Eixo Monumental. Eles terão acesso direto à Rodoviária, que oferece maior segurança e variedade de serviços, além de facilidade no embarque e desembarque.
Com a operação das linhas do entorno na Rodoviária, haverá alterações também nos locais de embarque e desembarque de algumas linhas do Transporte Coletivo Público do DF. Mas a maioria das linhas não sofrerá nenhuma mudança.
As informações detalhadas estão disponíveis para consultas nos guichês de informações das operadoras, além dos Totens da Rodoviária e cartazes afixados no terminal com o mapa de ocupação das plataformas e dos boxes.
De volta
Há cinco anos, o transporte interestadual semiurbano funcionava na Rodoviária do Plano Piloto. Em março de 2014, houve necessidade de reforma no prédio para receber os ônibus do Expresso DF Sul, o BRT do Gama e de Santa Maria.
De início, os passageiros do Entorno passaram a pegar os ônibus na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, mas logo em seguida, no mês de junho, o GDF providenciou o Touring para receber os ônibus das linhas semiurbanas.
Com área total de 3.908 m², o prédio do Touring foi alugado pelo GDF em 4 de junho de 2014. O contrato se expirou em 8 de dezembro de 2018 e desde então, o GDF ocupava o prédio mediante requisição administrativa.
Táxis e particulares
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e o Detran-DF vão intensificar a fiscalização para impedir o trânsito de veículos não autorizados na Rodoviária. Os veículos particulares estão proibidos de circular no terminal, inclusive na via que fica entre o estacionamento e a Plataforma F Superior. Os ônibus do Entorno terão uma área de espera em frente à Plataforma E, e também na parte superior da Rodoviária, como forma de agilizar a operação de embarque e desembarque.
Todas essas medidas têm objetivo de facilitar a circulação de ônibus e reduzir o tempo de permanência dos coletivos no terminal. O tempo médio de embarque é de 5 minutos. Como 90% do Entorno opera mediante pagamento em dinheiro, o embarque é um pouco mais demorado que nos ônibus do STPC. Por isso a entrada e saída dos veículos deve ser facilitada.
Os táxis também estão proibidos de circular nas vias internas da Rodoviária. Haverá dois pontos de táxis na parte inferior do terminal. Os taxistas terão entrada exclusiva na Ala Norte (via N1), onde poderão ocupar oito vagas próximo à saída da Plataforma E. Haverá outras seis vagas para táxi na ala sul, próximo à entrada da Plataforma D. Já na plataforma superior o ponto de táxi permanecerá inalterado quanto à quantidade de vagas e local.
Os motoristas de veículos por aplicativo devem ficar atentos às alterações para a categoria. Proibidos de circular pelo terminal, eles deverão operar embarque e desembarque na parte superior da Rodoviária. Na parte inferior, esses motoristas só poderão fazer paradas rápidas no recuo da via N1, exclusivas para desembarque.
Atenção, cidadão!
IPVA 2025 começa a vencer em 24 de fevereiro; confira as datas de vencimentos
O IPVA 2025 no DF começa a vencer em 24 de fevereiro, de acordo com a numeração final da placa do veículo, podendo ser pago à vista, com desconto ou em até seis parcelas. O dinheiro arrecadado com o tributo é investido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Em 2024, o montante previsto de arrecadação com o imposto foi de R$ 1,7 bilhão. Neste ano, a expectativa de lançamento é de R$ 2,2 bilhões, enquanto a expectativa de arrecadação do IPVA 2025 é de R$ 1,97 bilhão – são cerca de 1,18 milhão de veículos tributáveis no DF com lançamento de IPVA previsto.
Desconto
Há, ainda, o desconto de 10% que pode ser obtido com o pagamento em cota única, que vence junto com a primeira parcela do IPVA. Para obter esse abatimento, o veículo não pode ter débitos anteriores – que podem ser pagos até o vencimento da primeira parcela do imposto.
O secretário-executivo substituto de Fazenda da Secretaria de Economia, Daniel Carpovicz Botelho, ressaltou a importância da regularização dos débitos e também recordou que o prazo de indicação para a nota legal passou a ser de 2 a 20 de janeiro. A mudança tem por objetivo o envio de boletos em tempo hábil, já com o valor do desconto, que pode ser transformado em créditos para os veículos.
“É importante observar esse calendário com antecedência e organizar para se regularizar diante da composição de um imposto tão importante, que ajuda na realização de políticas públicas do governo”, destacou. Os valores arrecadados também são utilizados para a manutenção de ruas, avenidas e rodovias, além de serviços essenciais para a população, como saúde, educação, segurança e transporte.
Regularização
Para regularizar os débitos, o contribuinte deve acessar o site da Receita do DF ou o aplicativo da Secretaria de Economia e solicitar a emissão das parcelas em atraso.
É importante recordar que o contribuinte inadimplente pode ter o veículo apreendido durante as ações de fiscalização do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Polícia Militar (PMDF).
A primeira medida administrativa do governo é a cobrança feita pela Receita do DF por telefone, e-mail ou aplicativo da Economia do DF sobre o débito. Caso o cidadão continue em débito após a cobrança, ele recebe um comunicado e depois será inscrito na dívida ativa. Se mesmo assim o contribuinte permanecer inadimplente, ele pode ser processado até por fim ter a execução fiscal.
Calendário
Cirium
Aeroporto de Brasília é eleito o segundo mais pontual do mundo
Terceiro terminal aéreo mais movimentado do país e um dos principais centros de conexões de voos do Brasil, o Aeroporto de Brasília foi colocado como o segundo mais pontual do mundo em operações aéreas na categoria de médio porte, em 2024, ficando atrás apenas do aeroporto de Tocumen, no Panamá.
A classificação chegou por meio do levantamento de performance de pontualidade realizado pela Cirium, uma empresa de dados e análises da aviação sediada em Londres, que avalia o desempenho e a confiabilidade de companhias aéreas e aeroportos. Segundo a corporação, o desempenho pontual do aeroporto é medido pelos voos de partida dentro de 15 minutos do horário programado. A pontualidade das operações do terminal brasiliense garantiu também o pódio entre os aeroportos brasileiros, o que torna o Aeroporto JK o mais pontual do Brasil entre todas as categorias.
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, ressaltou que em 2024 houve uma ampliação na malha aérea internacional, o que fortaleceu as atividades e impulsionou o turismo na capital. “Esse reconhecimento reflete o compromisso com a excelência operacional e reforça Brasília como um destino estratégico e bem conectado, tanto para o turismo quanto para os negócios. Vamos trabalhar para alcançar o primeiro lugar neste ano”, determinou o gestor.
Infraestrutura
Em 2023, o Aeroporto JK, administrado pela Inframerica, já havia conquistado o quarto lugar entre os mais pontuais no mundo, que movimentam entre 10 milhões e 15 milhões de passageiros por ano. No ano seguinte, o local se destacou com 88,19% dos voos decolando no horário, mais de 106 mil voos pontuais.
O superintendente de operações da Inframerica, Josmário Brito, afirmou que Brasília conta uma infraestrutura ímpar, com duas pistas que realizam operações simultâneas. Ele também destacou que foi feito um trabalho importante e bem coordenado nas saídas das posições de estacionamento de aeronaves.
“Todos os procedimentos operacionais do nosso aeroporto são feitos de forma muito colaborativa entre todas as equipes. Times de solo, torre de controle, fiscais de pátio, companhias aéreas, profissionais do Centro de Operações, órgãos públicos… Todos trabalham juntos e com um só objetivo: manter o padrão de segurança e a pontualidade. Fazer com que os voos saiam no horário garante uma malha integrada, evitando atrasos em cascata em outros aeroportos”, observou.
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