48 anos
Aniversário de Ceilândia terá 5 dias de festa no JK Shopping
No dia 27 de março, a cidade mais populosa do Distrito Federal, com quase meio milhão de habitantes, celebra 48 anos. E como todo aniversário merece uma bela comemoração, o presente do JK Shopping para os moradores da região será em grande estilo e com um importante foco: a responsabilidade socioambiental. A festividade, que foi batizada de Plantar, tem inspiração em um projeto pioneiro iniciado em setembro de 2018 pelo centro comercial, o Nossa Horta.
“Essa ação socioambiental, que foi desenvolvida para fortalecer os laços de solidariedade com a comunidade local, promoveu o plantio de uma horta comunitária localizada na área externa do mall. Lá, nós temos hortaliças, verduras e ervas medicinais, que a cada 15 dias são colhidas e distribuídas gratuitamente para a população em uma banca montada dentro do shopping. Parte da colheita também reforça a merenda dos alunos da Escola Classe 42. São cerca de 200 maços de verduras e hortaliças quinzenalmente”, explica Marcos Atayde, superintendente do shopping.
“O projeto foi abraçado pela comunidade e se tornou um importante laço afetivo com ela. E é por isso que escolhemos essa temática para o evento em comemoração ao aniversário de Ceilândia, vamos levar entretenimento e despertar a consciência das pessoas para temas importantes como agricultura urbana, sustentabilidade, reaproveitamento de alimentos e educação ambiental. Durante a importante ocasião, vamos iniciar o projeto de compostagem natural dos resíduos orgânicos da nossa praça de alimentação, em parceria com a Empresa Jardins. O que for reciclado vai virar adubo para a horta e será distribuído também para a população”, afirma.
Para participar das atividades que serão oferecidas basta se inscrever no balcão de informações do JK Shopping, que fica no piso L1. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, apenas no dia do evento e estão sujeitas a lotação. A palestra da Fazenda Maluga e a aula degustação da Carol Costa, não precisam de inscrição, é só chegar e participar.
E tem mais presente! As compras acima de R$ 300 poderão ser trocadas por um lindo vaso de cerâmica em formato de coração, para você também começar a plantar! Esse brinde estará disponível de 27 a 31 de março ou enquanto durarem os estoques. As trocas das notas serão realizadas no balcão de informações, localizado no piso L1. Confira a programação completa:
Quarta – 27 de março
13h – Do Jardim para o Prato – com Carol Costa, jornalista e apresentadora do A Louca das Plantas, no GNT
Nesta deliciosa aula sensorial, a programação fica por conta de Carol Costa, que irá ensinar diversos truques e macetes do mundo das plantas! Os participantes irão aprender a escolher plantas para cada ambiente, identificar necessidades de água e luz, adubar e regar corretamente. A especialista vai ensinar a montar alguns arranjos de hortas explicando quais plantas podem ficar juntas, as chamadas vizinhas da horta. E ainda uma aula explicativa sobre as PANCS. Para quem estiver participando aprender a reconhecer diversas Plantas Alimentícias não Convencionais, além de conhecer seus inúmeros usos culinários.
Para finalizar a Chef Fernanda Neves da ali.MENTE.se, irá realizar uma deliciosa viagem entre a horta e a cozinha, preparando receitas com alguma das PANCs mostradas por Carol Costa.
Quinta – 28 de março
13h – Distribuição colheita Nossa Horta
Os clientes podem retirar os produtos da horta gratuitamente, para isso basta se cadastrarem no Balcão de Informações e seguir as instruções. A distribuição acontece de acordo com o que for colhido no dia.
Sexta – 29 de março
13h – Palestra Fazenda Malunga
Cada vez mais os brasileiros têm se interessado pelo consumo de alimentos livres de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes. Nesse bate-papo as pessoas vão conhecer um pouco mais sobre a maior produtora de alimentos orgânicos do DF. Referência nacional, a Fazenda Malunga produz cinco toneladas de alimentos por dia, que são distribuídos para 70 pontos entre supermercados, delivery e lojas próprias. O fundador proprietário, Joe Valle, irá falar sobre a trajetória da marca, que foi fundada há 30 anos. Quem participar, além de conhecer um pouco mais sobre o cultivo desses alimentos, vai poder conhecer essa história empreendedora de sucesso.
Sexta 29 a Domingo 31 de março
12h às 20h – Feira Plantar
Quem estiver passando pelo shopping, terá a oportunidade de participar de uma feira que tem a cara do projeto Plantar! Serão 10 barraquinhas com uma grande diversidade de produtos frescos como hortaliças, legumes, frutas, queijos artesanais e laticínios frescos, pimentas em conserva, alimentos integrais, entre outros, com demonstrações e venda de produtos relacionados ao tema do evento.
O mix inclui ainda produtos sem glúten, sem açúcar e zero lactose, entre outras especialidades. Entre os participantes da feira estão: Bio Mundo, O Boticário, Shopping dos Cosméticos, Livraria Leitura, Feira Central de Ceilândia e Jardins.
Sábado 30 de março
11h – Iniciativa Bandoneón – com Sebastian Parasole
A Iniciativa Bandoneón, criada pelo Chef Sebastian Parasole, é um projeto social que envolve educação, comida de rua, solidariedade e empreendedorismo. De forma itinerante, ele atua junto a ONGs, centros comunitários, escolas públicas, orfanatos e abrigos com a proposta de melhorar a educação do país e dar mais oportunidades às pessoas. Neste dia, no JK, Sebastian receberá 50 crianças da Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente, e vai ensinar uma receita de pão com ervas retiradas da horta do JK Shopping. Tudo de maneira lúdica e simples.
13h – Oficina de Horta para pequenos espaços – com a Summá Soluções Sustentáveis
Para quem quer ter uma horta em casa e não sabe por onde começar, ou para quem já tem e quer aprender um pouco mais a respeito, essa é uma ótima oportunidade. O engenheiro ambiental Bruno Macedo vai realizar uma oficina onde os participantes vão aprender, na teoria e na prática, como plantar seu próprio alimento. Serão montadas jardineiras, com mudas de temperos e vegetais, para que os participantes possam levar um pouco da experiência para casa e se apaixonarem ainda mais pela agricultura urbana.
Durante o bate-papo serão abordados temas como: reciclagem, compostagem, e a importância de uma alimentação saudável e orgânica.
Vagas: 20 participantes
16h – Workshop de Ikebana – com o Templo Budista
Que tal aprender a fazer uma linda Ikebana?
Ikebana é uma palavra de origem japonesa, utilizada para nomear a arte de arranjos florais com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Os arranjos são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas. Cada participante vai conhecer o passo a passo e montar seu arranjo, ao final poderá levar sua Ikebana para casa.
Vagas: 30 participantes
Domingo 31 de março
13h – Oficina de Compostagem e Minhocário doméstico – com a Empresa Jardins
A oficina tem como objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos para o meio ambiente, transformando-os em um excelente adubo para as plantas. Além de demonstrar a montagem de um minhocário doméstico utilizando baldes usados.
Vagas: 20 participantes
Atualizado em 26/03/2019 – 16:15.
Entrada gratuita
Edição no Clube do Choro celebra 10 anos do Festival Divas do Samba
Jovelina, Ivone, Leci, Alcione, Beth: é inquestionável a contribuição fundamental das mulheres na construção do gênero musical que é a cara do Brasil. E o samba do DF também é comandado por mulheres, ou melhor, por divas.
Clécia Queiroz, Karynna Spinelli, Karla Sangaleti, Mirian Marques, Fernanda Jacob e Gija Barbieri são os nomes confirmados para a 4ª edição do Festival Divas do Samba, evento gratuito que celebra o protagonismo feminino no samba e dá visibilidade às mulheres que representam a força do gênero musical.
O encontro, com entrada gratuita, está marcado para os dias 6 e 7 de dezembro, no Clube do Choro de Brasília, no Eixo Monumental, e vem para comemorar o Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, e os 10 anos do Divas do Samba, que teve sua primeira edição em 2014.
“O protagonismo feminino no projeto Divas do Samba reafirma a contribuição e a participação das mulheres na história do samba, que no passado cediam suas casas e terreiros e, muitas vezes, deixavam que seus maridos e companheiros assumissem o protagonismo de suas composições, simplesmente para que o samba pudesse existir e prosperar”, lembra Dhi Ribeiro, cantora que é referência do samba brasiliense, e esteve presente em todas as edições do projeto e nesta temporada assina como madrinha do Divas.
A diretora-geral do projeto, Ellen Oliveira, reforça que a missão do projeto é preservar o samba, que é patrimônio imaterial, e enaltecê-lo por meio das interpretações das mulheres que vão subir ao palco do festival.
Segundo a diretora, o objetivo também é mostrar a importância da mulher no samba, seja no palco ou nos bastidores. “A equipe é majoritariamente feminina. Nós temos mulheres na parte técnica como direção de palco, luz e roadies. O festival é idealizado, produzido e apoiado no crescimento feminino, destacando a mulher na cultura”, detalha Ellen.
Referências do samba
A curadoria para a 4ª edição faz jus à grandeza desse ritmo que é patrimônio imaterial da cultura brasileira, enaltece artistas do nosso quadradinho e traz grandes nomes do samba nacional, como a pernambucana Karynna Spinelli e a baiana Clécia Queiroz.
“Traremos para o Divas o espetáculo Cabeça Feita do meu último álbum, lançado este ano. É o terceiro de minha trajetória e traz canções autorais e arranjos feitos por meus músicos e por mim. Então, vamos levar ao palco do Divas o sotaque do samba de pernambuco”, anuncia Karynna.
Ainda segundo a cantora, 10 anos de Divas reflete uma vitória muito grande para o samba. “Eu me sinto extremamente honrada em fazer parte da história do projeto. Cantei no Divas em 2019, após uma pequena pausa no meu trabalho por questões de saúde, então esse palco foi o ninho que me trouxe de volta. É muito importante termos espaços e festivais, feitos por mulheres que movimentam a cadeia da música. O Divas traz isso”, complementa Spinelli.
Sobre o Festival
O Divas do Samba chega a sua quarta edição, sendo que a estreia do festival foi em 2 de dezembro de 2014, na Torre de TV, comemoração que também contou com o talento de Dhi Ribeiro, um dos grandes nomes do samba do DF. A segunda edição foi em 2019, com um tributo inesquecível à matriarca e rainha do samba, Ivone Lara. A última edição, já no Clube do Choro, foi em homenagem à Beth Carvalho, em 2022.
Atualizado em 20/11/2024 – 09:08.
De 21/11 a 15/12
CCBB traz a Brasília obra de Torquato Neto em peça teatral com Tuca Andrada
Neste que marca o retorno do ator ao teatro e à direção, apresenta uma leitura autoral sobre o poeta, escritor e jornalista piauiense Torquato Neto (1944-1972). Um dos mais importantes pensadores, artistas e provocadores da cultura brasileira nos anos 60/70, que se tornou conhecido em todo o país por ter sido uma das principais figuras do Tropicalismo.
Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo cumpre temporada na Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília, de 21 de novembro a 15 de dezembro. Com ingressos a R$ 15 (meia entrada), à venda a partir de 15/11, a peça será apresentada de quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30. A classificação indicativa é não recomendada para menores de 16 anos. Mais informações no site do CCBB Brasília.
Com texto de Tuca Andrada e dirigido pelo mesmo em parceria com sua amiga de adolescência Maria Paula Costa Rêgo, fundadora com Ariano Suassuna do Grupo Grial de Dança, o projeto surgiu a partir da leitura da obra “Torquatália”, uma antologia do Torquato Neto por Paulo Roberto Pires. E se alimentou da leitura de poemas, parcerias musicais, trabalhos jornalísticos, roteiros, correspondências e de um diário escrito de dentro de um hospital psiquiátrico.
Sem quarta parede, cuja encenação se desenvolve numa arena onde o público está dentro da ação, ao longo de 80 minutos o ator costura a dramaturgia fragmentada com canções de autoria de Torquato. Responsável por composições como Louvação e Geleia Geral, com Gilberto Gil; Mamãe Coragem e Nenhuma Dor, com Caetano Veloso; Let’s Play That, com Jards Macalé, e interpretadas em cena pelo ator na companhia dos músicos Caio Cesar Sitônio, que assina a direção musical, e Pierre Leite.
Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo é dividido em duas partes, mas sem intervalo. Na primeira, o ator mostra à assistência sua visão, impressões e marcas que teve ao se envolver com o poeta. Na segunda, o público é convocado a interagir, perguntando, fazendo observações, críticas e tirando dúvidas, o que torna o espetáculo renovado a cada noite.
Atualizado em 13/11/2024 – 10:25.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50