Curta nossa página

Até 296 cv de potência

Após sete anos, Land Rover lança nova geração do Evoque

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação/Land Rover


Depois de sete anos e meio de vida, o Land Rover Evoque finalmente ganha uma nova geração. Ela claramente não é tão disruptiva quanto a primeira, mas deixa o carro mais moderno a alinhado às formas de outros modelos da marca, em especial o Velar.

Essa equidade começa pelos faróis finos e pela grade frontal estreita. Em certas especificações, o Evoque 2019 também tem entradas de ar frontais praticamente idênticas às de seu irmão mais velho. Novamente, isso não é ruim, mas pode dificultar a diferenciação entre os dois no trânsito. O mesmo pode ser dito da parte traseira. Também é muito semelhante a do Velar graças às lanternas finas.

Surpreendentemente, o novo Evoque não utiliza uma plataforma nova. Em vez disso, usa uma versão atualizada da arquitetura D8 do modelo atual. Como resultado, a gama de motores a gasolina e diesel de quatro cilindros Ingenium da montadora permanece a mesma.

A potência dos motores diesel de 2.0 litros varia entre 148 cv e 237 cv, enquanto que os a gasolina geram de 237 cv a 296 cv. A caixa automática de nove velocidades da ZF será a única opção para a maioria dos motores, mas uma manual de seis velocidades será oferecida em uma única configuração.

Uma boa notícia é que esta nova plataforma atualizada foi desenvolvida para eletrificação. Ou seja, é quase certo que o Evoque ganhará uma versão híbrida de carregar na tomada e com 48 volts. Ele será o primeiro com este tipo de tecnologia da marca.

Por dentro há um novíssimo volante, um conjunto de indicadores digitais, um painel widescreen e uma segunda tela sensível ao toque. O espaço interno foi aumentado, graças ao entre-eixos maior em 2 cm. E o porta-malas está 10% maior, com 591 litros.

Evoque no Brasil

Não há previsão de quando o novo Evoque chegará no Brasil. Mas o comum, nestes casos, é o modelo desembarcar por aqui seis meses após o lançamento na Europa.

Atualizado em 23/11/2018 – 15:15.

Quatro versões

Toyota Corolla e Corolla Cross chegam mais equipados na linha 2023

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Corolla 2023
Foto/Imagem: Divulgação/Toyota

Já chegou ao mercado a linha 2023 do sedã Toyota Corolla e do SUV Corolla Cross, ambos agora com novos itens na lista de equipamentos. Com quatro versões disponíveis, o SUV agora tem preços entre R$ 161.990 e R$ 204.329, enquanto o sedã varia entre R$ 148.290 e R$ 187.190, com seis configurações à venda.

Os dois modelos recebem o sistema de segurança Toyota Safety Sense (TSS), antes disponíveis somente nas versões híbridas. O pacote Toyota Safety Sense inclui equipamentos com Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Assistente de Permanência de Faixa (LTA), Faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

O Corolla ganha ainda carregador de celular por indução nas versões Altis Premium e Altis Premium Hybrid – antes presente apenas na versão GR-S. Já as configurações Altis Hybrid, XEI e GLi passam a trazer sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Por fim, as versões XRE e XR, que já tinham sensores traseiros, agora oferecem também sensores dianteiros na linha 2023.

No SUV Corolla Cross, há mudanças no painel de instrumentos e no computador de bordo das versões XRE e XRV Hybrid, agora com tela digital TFT de 7 polegadas colorida – a mesma que já estava disponível na versão topo de linha XRX Hybrid.

Motorização

O Corolla pode vir com o motor 2.0 16V que entrega 177 cv quando abastecido com etanol ou 169 cv com gasolina. O torque máximo é de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis, disponível a 4.400 rpm. A transmissão é a Direct Shift, com 10 marchas.

Há ainda a configuração híbrida flex, que alia o motor 1.8 16V a gasolina de 101 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. De acordo com os dados do Inmetro, o novo Corolla híbrido faz 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. ou 9,9 km/l e 10,9 km/l, respectivamente, com etanol.

Lançado em março do ano passado, o Corolla Cross também pode trazer o motor 2.0 flex de 177/169 cv (E/G) a 6.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com simulação de 10 marchas, sendo a primeira por engrenagem mecânica. Por conta das diferenças no conjunto roda/pneu, a Toyota alongou a relação do diferencial em 6% na comparação com o sedã (3.788 no Corolla e 4.014 no Corolla Cross).

Há ainda as configurações com motorização híbrida, que combina o motor 1.8 flex de 101/98 cv a 5.200 rpm e 14,5 kgfm a 3.600 rpm a um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. O câmbio é automático do tipo CVT, sem simulação de marchas. Nesta motorização, não houve mudanças na relação do diferencial, mantido em 3.218. O híbrido traz ainda os modos de condução Eco, Normal, Power e EV (100% elétrico).

Mercado

O Corolla fechou o ano de 2021 com um total de 41.891 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave, sendo o 13º automóvel mais vendido no país ao longo de todo o ano passado. Já o Corolla Cross somou 34.249 unidades, sendo o 17º. Em seus respectivos segmentos, o sedã foi líder, superando de longe as 18.949 unidades emplacadas do segundo colocado, o Honda Civic. Entre os SUVs, o Corolla Cross fechou o ano na 9ª posição em seu segmento.

Preços Corolla Cross 2023

  • XR – R$ 161.990,00
  • XRE – R$ 173.690,00
  • XRV Hybrid – R$ 196.390,00
  • XRX Hybrid – R$ 204.329,00

Preços Corolla 2023

  • GLi – R$ 148.290,00
  • XEi – R$ 154.690,00
  • Altis Premium – R$ 177.690,00
  • GR-S – R$ 178.890,00
  • Altis Hybrid – R$ 177.690,00
  • Altis Hybrid Premium – R$ 187.190,00

Atualizado em 12/01/2022 – 08:18.

CONTINUAR LENDO

Consumer Electronics Show

BMW apresenta o iX Flow: o carro que muda de cor com apenas um toque

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
BMW que muda de cor
Foto/Imagem: Divulgação/BMW

A BMW divulgou durante apresentação na Consumer Electronics Show (CES) 2022, em Las Vegas, um modelo que muda de cor com apenas um toque em um dispositivo.

Trata-se do BMW iX Flow, que possui, entre outras características, a tecnologia E Ink, capaz de alterar a cor do veículo em segundos.

“No futuro, os donos de um carro da BMW vão poder mudar a cor de seus veículos apenas pressionando um botão”, disse Stella Clarke, líder do projeto BMW iX.

Tecnologia

Segundo a empresa, a tecnologia é semelhante àquelas utilizadas nas telas de e-Books. A pintura do carro é composta por milhões de microcápsulas, que tem diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo.

A BMW informa que cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.

“Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada”, explicou a fabricante.

Adaptação

Uma das novidades da tecnologia E Ink é que ela pode ser adaptada pelo dono do BMW iX com base nas suas predileções, mas também com base nas condições do tempo e do clima.

Em dias de sol forte, por exemplo, uma tonalidade branca reflete melhor a luz do sol, diminuindo o aquecimento do veículo e do habitáculo causado pela forte luz solar e pelas altas temperaturas.

Já em dias de ambientes mais frios, é recomendada uma superfície externa escura, pois ajudará o veículo a absorver notadamente mais calor do sol.

“Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento necessária do ar-condicionado do veículo”, declarou a BMW.

“Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico do veículo precisa e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a autonomia”.

Segundo o comunicado, a tecnologia E Ink não precisa de energia para manter constante o estado da cor escolhida. A corrente elétrica flui somente durante a curta fase de mudança de cor.

Atualizado em 11/01/2022 – 11:44.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense