Curta nossa página

Campus Party Brasília

Campus Party Brasília: confira os destaques da área gratuita

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação


Para não deixar ninguém de fora da maior experiência tecnológica do mundo, a Campus Party Brasília oferece um espaço gratuito e aberto ao público com inúmeras atividades. Esse ano, além de ter um espaço maior, a Open Campus terá um dia a mais para que o público tenha mais tempo para curtir a intensa programação. O espaço funcionará entre hoje, 28 de junho, e sábado, 30 de junho, das 10h às 20h, com circulação permitida até às 21h, e no dia 1º de julho das 10h às 16h, com circulação até às 17h no estádio Mané Garrincha.

Quem passar pelo local poderá interagir com potentes simuladores de realidade virtual e aumentada, participar de eletrizantes batalhas de drones, presenciar mostras de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras, além de integrar oficinas de robótica e linguagem de programação. Além disso, o evento irá disponibilizar um telão com transmissão ao vivo dos jogos, próximo à praça de alimentação.

“Além do telão para acompanhar todos os jogos da seleção, quem passar pela Open Campus não encontrará apenas atividades para se divertir. Também teremos como novidade o espaço Educação do Futuro no qual fechamos uma parceria com a UNICEF e juntos pretendemos trabalhar para que haja acesso universal à educação de qualidade, assegurando a permanência com aprendizagem e a conclusão da educação básica na idade certa para cada criança e adolescente brasileiro”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Confira abaixo as principais atividades da área:

Educação do Futuro

Tem como objetivo debater as transformações atuais e tendências propondo melhorias e soluções para as universidades brasileiras. Nele estarão presentes reitores e diretores de grandes instituições de ensino de todo o país, além de outros atores representativos das instituições de ensino como empresários, professores e os próprios alunos. O espaço, uma parceria da UNICEF, do Lifelong Kindergarden Group e do MIT Media Lab, e entre as atividades de destaque estão:

Aprendizagem Criativa – A palestra irá demonstrar na prática como pessoas de qualquer idade podem aprender a partir da sua interação com o mundo, enfatizando o uso da tecnologia para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e de outros aspectos humanos tão importantes na sociedade moderna.

Scratch com Turma da Mônica – Ensinar linguagem de programação para crianças e jovens é um desafio que com o Scratch pode ser feito de maneira intuitiva e muito divertida. O Scratch é um software livre desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, com fins educacionais, apresentando possibilidades de aprendizagem, sendo um propulsor a criações através da linguagem de programação, criação de jogos e animações, despertando o raciocínio lógico, resoluções de problemas, colaboração e a criatividade, inovando a aprendizagem, através da combinação de fotos, desenhos, sons e muita Animação. E tudo isso integrando as atividades ao contexto que o professor desejar e agora com os sprites da Turma da Mônica, ficou ainda mais divertido.

Desvendando o Cubo Mágico – O participante irá aprender a resolver o cubo mágico pelo método das camadas.

Oficina de Construção e Lançamento de Foguetes – Utilizando materiais reciclados, os participantes irão aprender sobre o funcionamento e estrutura de um foguete e construir o seu próprio. Depois da construção, será realizado o lançamento e descobriremos qual foguete viajará para mais longe!

AÇÃO MCTIC: Troque seu equipamento por um ingresso

Em parceria com a Campus Party, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), está com um estande exclusivo na Open Campus oferecendo 200 ingressos por dia para quem entregar o seu equipamento antigo: seja um notebook, CPU ou monitor (o ingresso dá ao campuseiro o direito de entrar e credenciar um computador na Arena, para usar a Internet nas bancadas). O transporte de todo o material recolhido é de responsabilidade do próprio Centro de Recondicionamento de Computadores.

ARENA DE DRONES

Demonstração de Drones ao Público: Voos de drones de diversos tipos, pilotados pela equipe do Mirante Lab e colaboradores, demonstrando as possibilidades e atividades que seguem ao longo do dia (Warm-up).

Batalha de Drones: Uma competição aberta a qualquer pessoa com 10 anos ou mais de idade, selecionados de acordo com gincanas promovidas no local. Os participantes são submetidos a diversos desafios e os melhores se enfrentam no final. Ganha aquele que derrubar o drone do adversário primeiro (“Dois drones entram, um drone sai”).

SIMULADORES

Todos os anos os simuladores são uma atração à parte dentro da Campus. Entre os destaques desse ano está o Cockpit Extreme e Premium, o mais realista simulador de corrida do mercado. Nele, os participantes poderão acelerar supercarros esportivos a mais de 300km/h e sentir todas as sensações de uma corrida real.

STARTUP & MAKERS

O programa de incentivo ao empreendedorismo da Campus Party que já ajudou mais de mil startups, se tornou uma verdadeira plataforma para empresas com potencial de crescimento. Com um modelo único que reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores, o programa selecionou para essa edição 40 startups em dois estágios: Early Stage (embrionária) e Growth Stage (mais avançada). Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer as ideias e tecnologias que podem muito em breve fazer parte do nosso dia a dia.

CAMPUS FUTURE

Mostra de projetos acadêmicos desenvolvidos em salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e em centros de pesquisas de todo o Brasil. De forma interativa, os visitantes se divertem com as “engenhocas” e podem experimentar os protótipos criados pelos estudantes.

Atualizado em 29/06/2018 – 08:31.

Segurança Pública

Sete RAs do Distrito Federal estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PCDF
Foto/Imagem: Divulgação/Sinpol-DF

O Distrito Federal tem reduzido de forma consistente o número de homicídios. Em 2024, alcançou as menores taxas já verificadas em toda a série histórica, chegando à redução de 35% no total de homicídios registrados em outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Como efeito positivo da estabilidade dos dados, algumas regiões administrativas têm se destacado e estão há mais de um ano sem registros desta natureza criminal.

Em novembro, Candangolândia e Sudoeste/Octogonal completaram 12 meses sem registro de homicídios. O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ressalta o esforço das forças de segurança, das demais áreas de governo e da sociedade civil na redução desses crimes: “O planejamento constante de nossas ações, tanto preventivas quanto repressivas, pautadas na integralidade, converge para promover a pacificação das regiões administrativas”.

O monitoramento dos crimes no DF, desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão da Informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), mostra, ainda, que Jardim Botânico, Cruzeiro, Riacho Fundo, Varjão e Arniqueira também integram a lista das cidades sem registro de homicídio em 12 meses.

“Trabalhamos para que todas as regiões administrativas alcancem essas taxas. Reconhecemos que ainda temos a evoluir e estamos constantemente em busca de novas soluções e parcerias com esse foco. No entanto, esses resultados precisam ser evidenciados e demonstram que o programa DF Mais Seguro – Segurança Integral está no caminho certo”, assegura Avelar.

Para a comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Ana Paula Barros Habka, os números refletem as permanentes ações da corporação pautadas em dados e estudos analíticos deste fenômeno criminal. “O policiamento ostensivo do Distrito Federal é permanentemente orientado pelos dados e análises de manchas criminais, sendo determinante para uma maior eficiência das ações de prevenção.”

O delegado-geral da Polícia Civil, José Werick, destaca, ainda, a atuação da instituição na responsabilização dos autores de crimes de homicídio. “Nosso empenho é intenso para que nenhum caso fique sem solução no Distrito Federal. Prova disso é a recente pesquisa divulgada pelo Instituto Sou da Paz, que nos posicionou como a unidade da Federação com a maior taxa de elucidação de homicídios do país”, afirma.

Operações integradas

A Subsecretaria de Operações Integradas da SSP-DF promove sistematicamente reuniões técnicas com as forças de segurança pública e demais agências do Governo do Distrito Federal (GDF) para aprimoramento do planejamento das ações com foco na redução de homicídios. A subsecretária Cintia Queiroz enfatiza que esses encontros são fundamentais para que todos possam atuar com o mesmo foco.

“Reuniões integradas entre diferentes esferas de governo, forças de segurança e sociedade civil são fundamentais para o enfrentamento da violência. Ao promover o compartilhamento de informações, a articulação de estratégias conjuntas e a troca de experiências, essas reuniões contribuem para a aplicação de políticas públicas e planejamento operacional mais eficazes e direcionadas”

Evidências

A Subsecretaria de Gestão da Informação é o setor encarregado da análise de dados e da elaboração de estudos diagnósticos na área de segurança pública. O papel dela é crucial no planejamento tático-operacional, fornecendo informações estratégicas para a execução de ações integradas.

“É imprescindível entender a dinâmica criminal em todo o Distrito Federal, considerando as particularidades regionais e as principais causas dessas ocorrências, para orientar de maneira mais eficaz a atuação conjunta das forças de segurança. Desta forma, estamos sempre em busca de criar ferramentas e análises que possam contribuir com nossas políticas e para servir de base para atuação de nossas forças de segurança”, ressalta o subsecretário de Gestão da Informação, George Couto.

Pesquisas recentes

Segundo o levantamento do Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a capital federal tem a segunda menor taxa de homicídio: 13%. A cidade só perde para Florianópolis (8,9%), capital de Santa Catarina. Os dados se referem ao ano de 2022. Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM) figuram entre as capitais com o maior número de assassinatos.

DF Mais Seguro – Segurança Integral

O programa DF Mais Seguro tem sido fundamental para o fortalecimento das políticas de segurança pública, por meio de uma abordagem inovadora, com base na integralidade, ou seja, com a participação de órgãos governamentais e população. Lançado há um ano, o objetivo da reformulação da política era sustentar a redução histórica da criminalidade no DF. A política, que vinha sendo implementada desde o início de 2023, foi oficialmente lançada em novembro do ano passado.

Atualizado em 22/11/2024 – 06:17.

CONTINUAR LENDO

Secretaria de Justiça e Cidadania

Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Unidade Móvel Na Hora
Foto/Imagem: Divulgação/Sejus-DF

Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.

A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).

“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.

Atualizado em 22/11/2024 – 06:16.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense