Emissão da CNH
Detran inicia processo de identificação do usuário por biometria
Com o objetivo de aumentar a segurança no processo de emissão da CNH, agilizar e simplificar o atendimento ao público, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está implantando um novo sistema de atendimento ao cidadão. O processo consiste na identificação do usuário por meio de foto instantânea, da coleta da assinatura em meio virtual e da biometria, quando ele comparecer a algum posto do órgão.
O sistema está sendo implantado gradativamente, começando pela identificação dos servidores do Departamento, dos instrutores, médicos, psicólogos, examinadores e demais colaboradores.
A partir de 4 de agosto, o cidadão que desejar tirar a primeira habilitação deverá primeiro agendar a identificação por meio do aplicativo Detran/DF Biometria, que estará disponível nas lojas Play Store e Apple Store, a partir de 20 de julho. Em seguida, o usuário deverá se dirigir ao local agendado para a coleta da fotografia, assinatura e dados biométricos. O celular também será cadastrado para acompanhar o processo.
O novo sistema moderniza a forma de atendimento ao gerar um processo digital, permitindo a disponibilização de serviços via internet e garantindo a identificação do cidadão, por meio da biometria, nas várias etapas do processo. Isso dificultará as fraudes.
A previsão é de que, a partir de fevereiro de 2019, todos os processos de habilitação, inclusive renovação da CNH, se iniciem com a nova metodologia e, consequentemente, todos os processos sejam digitais. Porém, a identificação do usuário será realizada somente quando ele for ao Departamento solicitar algum tipo de serviço. Assim, a previsão é de que a identificação de todos os condutores do DF seja concluída ao final de cinco anos, quando os últimos habilitados devem renovar a CNH.
Processos de veículos
A identificação biométrica para processos de veículos também será realizada. A partir de fevereiro, o proprietário de veículo apreendido terá que realizar a identificação biométrica e coleta de fotografia para a liberação do bem. Isso evitará que veículos sob a guarda do Detran sejam retirados por pessoas não autorizadas.
Implantado pela Comissão de Modernização do Atendimento do Detran, o novo sistema, além de gerar segurança nos processos abertos, permitirá ao cidadão realizar muitos serviços sem precisar ir a uma unidade do Detran. Por meio do Portal de Serviço, os usuários poderão marcar seus próprios exames, imprimir suas autorizações e receber os resultados de provas por meio virtual. Também podem acompanhar online as alterações no status de seus processos. Ao final da implantação, espera-se reduzir em até 80% o atendimento físico nas unidades do Departamento de Trânsito.
Atualizado em 26/06/2018 – 14:24.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal