Dias 14, 15 e 16 de maio
BRB convida para a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira
A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa coordenada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), que busca divulgar e promover ações voltadas a todos os cidadãos, ligadas à educação financeira e previdenciária aos cidadãos. Tem como foco, ainda, tratar sobre a importância do planejamento financeiro e de uma relação equilibrada com o dinheiro.
“O BRB vem participando desse evento nos últimos anos. Nós já temos um programa voltado a essa temática. Nós, como instituição financeira, temos total interesse que a população aprenda a administrar o dinheiro de forma equilibrada. Portanto, vemos em ações como essa uma ótima oportunidade de aprendizado e de crescimento”, afirmou a Diretora de Gestão de Pessoas e Administração, Kátia Peixoto.
A ação acontece simultaneamente em todo Brasil e dela podem participar empresas públicas e privadas. Este ano, o BRB promoverá palestras nos dias 14, 15 e 16 de maio. Todas serão realizadas no auditório do Centro de Treinamento do BRB (EQS 410/411 – Sobreloja da Agência L2 Sul).
As palestras são presenciais e necessitam de inscrição prévia. O interessado deverá enviar e-mail para o endereço [email protected] , contendo nome completo e o dia do qual gostaria de participar. A confirmação será feita pelo próprio e-mail. O número de vagas, porém, é limitado a 150 participantes, por palestra.
As palestras – As palestras serão realizadas sempre no período noturno, das 19h às 21h, e tratarão sobre três temas distintos. O palestrante será o educador financeiro do BRB, Manoel Macedo. Aos interessados, ele esclarece quais serão os temas abordados em cada palestra:
Dia 14/05 – Compreendendo a minha situação financeira
- Conhecer os principais motivos que levam ao descontrole financeiro
- Ser capaz de refletir sobre a sua própria situação financeira
- Saber como sair do endividamento
Dia 15/05 – Planejamento Financeiro – Onde quero chegar?
- Ser capaz de criar seu próprio modelo de controle financeiro
- Conhecer as vantagens de se ter uma vida financeira equilibrada
- Identificar técnicas que o ajudem a ter um melhor controle financeiro
- Ser capaz de planejar seus gastos de acordo com suas receitas
Dia 16/05 – Investimento financeiro – Projetando o futuro
- Conhecer as diversas formas de como investir seus recursos
- Saber identificar seu perfil de investidor predominante
- Conhecer alguns dos riscos atrelados de cada opção de investimento
- Determinar o que é curto, médio e longo prazo
- Ter um conhecimento básico do mercado financeiro
- Saber qual a importância de se constituir uma reserva financeira
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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