Curta nossa página

Ações contra a dengue se multiplicam; casos da doença diminuíram 37,5% em 2015

Publicado

Foto/Imagem:


Com apitos, cartazes e fantasias, estudantes e professores do Centro de Ensino nº 4 do Núcleo Bandeirante fizeram neste sábado uma passeata de conscientização contra a dengue. Reforçada por pais, mães e avós, o movimento percorreu as avenidas da região sensibilizando os moradores para a importância das ações preventivas de combate à doença. Em Planaltina, Sobradinho, Candangolândia e Taguatinga, o dia também foi de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, com panfletagem, visita a residências e aspersão de inseticida — o conhecido fumacê.

“Tem que derramar a água de onde estiver cheio, não pode deixar ela parada”, alerta o pequeno Felipe Richard Alves, de 7 anos, aluno do 2º ano do Centro de Ensino nº 4 e um dos cerca de 150 participantes da mobilização escolar. “A conscientização das crianças é algo que perdura até a vida adulta, o que reforça a importância desta ação. Se estamos reduzindo os índices de dengue, é devido a este tipo de movimento”, observa Roosevelt Vilela, titular da Administração Regional do Núcleo Bandeirante, que prestigiou o evento e cedeu um carro de som para puxar a caminhada.

Entre 1º de janeiro e 20 de abril, foram registrados 2.403 casos de dengue em Brasília, 37,49% a menos do que no mesmo período de 2014. Antes de comemorar os números, os esforços do governo têm se concentrado em evitar que o índice suba, atuando em regiões que apresentam mais casos da doença. Em Planaltina, o foco das ações deste sábado foi o Setor Habitacional Arapoanga. “É lá que está o maior número de pessoas doentes”, explica Marinalva Teles, chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Planaltina, ligado à Secretaria de Saúde.

Marinalva estima que cerca de 4 mil imóveis foram contemplados com as ações de panfletagem, de visita domiciliar e do fumacê, somente neste sábado. “A gente fez o resgate dos imóveis que não conseguimos acessar durante a semana, já que muitas pessoas trabalham. A ida de casa em casa, a conversa com a população, esse esforço de não deixar imóveis sem visitação, é o que faz a diferença”, observa.

Em Sobradinho, uma força-tarefa formada por agentes de saúde e de vigilância ambiental, servidores da administração regional e homens do Corpo de Bombeiros passou pelos condomínios espalhados pela DF-425, como o Fraternidade e o Jardim América. Os moradores receberam orientações sobre como identificar e eliminar focos de reprodução do Aedes aegypti. A soma de esforços entre os agentes de saúde e os bombeiros também gerou mobilização na Candangolândia, onde os moradores foram orientados no combate à doença. Em Taguatinga, as ações se concentraram na QNL 21.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O alerta

PMDF dá dicas de segurança durante festas e viagens de fim de ano

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Segurança Pública DF
Foto/Imagem: André Feitosa/Ascom SSP-DF

Fim de ano é época de descanso e diversão. Muitas pessoas aproveitam o período para ir a festas ou para viajar. Mas é importante ficar alerta para garantir que tudo possa correr em segurança. Por isso, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dá algumas dicas para que a curtição não vire dor de cabeça.

Em eventos, a primeira dica já é um clássico: se beber, não dirija. “Se tiver um ‘amigo da vez’ [aquele que vai ficar sem beber para dirigir], excelente. Se não tiver, a PM sugere o uso de veículos de aplicativo, que aí a pessoa pode se divertir em segurança”, aponta o porta-voz da PMDF, capitão Otávio Munhoz.

Outras orientações dizem respeito ao patrimônio. “Se for frequentar algum bar, algum show, não precisa levar todos os cartões ou dinheiro em espécie. Só com o celular, a pessoa consegue usar o cartão virtual, que é fácil de usar e de bloquear, além de ter uma senha para acessar esse cartão”, sugere Munhoz.

Bolsas e mochilas devem estar sempre na parte da frente, ao alcance da vista. Também é recomendado evitar usar cordões ou outras joias que chamem muito a atenção de possíveis criminosos. Do lado de fora, se estiver de carro, a orientação é não deixar objetos à mostra no interior do veículo. “Tudo isso pode chamar a atenção para o crime de ocasião, que é o furto”, pontua o capitão.

Residência

Para quem vai viajar, há a preocupação com a residência que ficará vazia. O primeiro cuidado deve ser com as fechaduras. Se possível, somada à tradicional, a PMDF recomenda o uso das eletrônicas. “Elas têm uma senha, que é muito difícil de conseguir acertar, e ainda têm uma espessura maior. Então, podem ser um reforço”, explica o porta-voz da corporação. Ele ainda acrescenta que não se deve “jamais colocar chaves em lugares secretos”, a fim de que outras pessoas possam pegar.

Uma outra orientação é tentar manter uma impressão de movimento na casa. Isso pode ser feito com a utilização de lâmpadas com fotocélulas, que acedem diante da ausência de luz e se apagam ao nascer do dia. Também é importante cancelar assinaturas de jornais e revistas, caso as tenha, para que os materiais não se acumulem em frente ao imóvel. Vale ainda pedir a um familiar ou amigo de confiança para fazer visitas periódicas à residência, para conferir se tudo está em ordem.

Por fim, a PMDF também sugere discrição na hora de sair com as malas — para que potenciais criminosos não vejam — e, se possível, a aquisição de alarmes e câmeras de vigilância. “E se a pessoa tiver um pouco mais de condições, vale a pena contratar um seguro contra furto, roubo, dano elétrico, alagamento. Vale a pena investir”, arremata o capitão Munhoz.

CONTINUAR LENDO

1º semestre de 2025

Inscrições para os centros interescolares de línguas começam dia 04/01

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Centros Interescolares de Línguas
Foto/Imagem: Fotomontagem/AVB

Os Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal terão inscrições para o 1º semestre de 2025 no período de 4 a 10 de janeiro, exclusivamente pelo site oficial da Secretaria de Educação do DF. As vagas são destinadas a estudantes da rede pública de ensino do DF, alunos de colégios militares e à comunidade em geral, a partir do 6º ano do ensino fundamental. E, em 2025, haverá um período único de inscrições para todos esses públicos.

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Francis Ferreira, chama a atenção para o período único de inscrições para todos os grupos que podem pleitear uma vaga. “É importante ficar atento, pois no ano que vem, haverá um período único de inscrições para estudantes da rede pública de ensino do DF, Colégio Militar de Brasília, Colégio Dom Pedro II e comunidade em geral”.

Apesar do período único de inscrições, o sorteio das vagas será feito em etapas de acordo com o grupo ao qual o indivíduo inscrito está inserido. Primeiro serão sorteadas as vagas para os estudantes da rede pública. Depois disso será a vez do sorteio para estudantes dos Colégios Militares de Brasília e Dom Pedro II. Só no final, serão ofertadas as vagas remanescentes para a comunidade.

As vagas estarão disponíveis em todos os 17 CILs espalhados pelo Distrito Federal. Serão ofertados cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Japonês. O número total de vagas será divulgado até 2 de janeiro, quando cada CIL informará a disponibilidade.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense